Olá, pessoal!!! O post de hoje é sobre uma animação muito maravilhosa, apesar de ser considerado infantil e por sua protagonista ter apen...

A Viagem de Chihiro: Metáforas e Críticas Sociais

/
0 Comments
Olá, pessoal!!!
O post de hoje é sobre uma animação muito maravilhosa, apesar de ser considerado infantil e por sua protagonista ter apenas 10 anos, este filme esta cheio de simbolismos, metáfora e principalmente crítica social. Hoje irei falar sobre "A Viagem de Chihiro" ou se preferirem "Sen to Chihiro no Kamikakushi".



Sinopse:
Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos, é meio que uma criança "moderna" e muito mimada, ela fica muito chateada quando descobre que vai se mudar e ter que deixar todas as suas lembranças e amigos de infância para trás. 

Na viagem, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel e Chihiro vai com eles, afinal ela não queria ficar sozinha. Chegam numa cidade sem nenhum habitante e os pais de Chihiro decidem comer a comida de uma das casas, enquanto a menina passeia. 
Depois de andar um pouco os pais de Chihiro avistam um suculento banquete e começam a devorá-lo, ela se recusa a comer e deixa os pais por um instante, para conhecer o local, e chega a uma ponte. 
De repente, aparece Haku, um jovem que fica preocupado com o fato de Chihiro estar lá, ele diz a ela para buscar seus pais e sair dali antes que o sol se ponha. Ela corre, assustada, para encontrar seus pais, mas, quando chega perto deles, vê que os dois se transformam em porcos, e fica apavorada.
Perdida e sozinha, a pequena Chihiro se vê diante de um mundo repleto de espíritos, monstros e deuses. Para sua sorte, Haku vai a seu encontro novamente para ajudá-la. Ele ensina a Chihiro o melhor caminho para se chegar até a bruxa Yubaba, a dona da casa de banhos, e sugere que ela peça para trabalhar lá. 
Quando encontra Yubaba, esta lhe revela que os humanos que entram em seus domínios são transformados em animais, antes de serem devorados, como os pais de Chihiro que se transformaram em porcos. Aqueles que não têm o triste destino precisam provar seu valor no trabalho, ou são condenados à morte. Sem alternativa, Chihiro faz um trato com a feiticeira Yubaba para trabalhar na casa de banhos, renunciando à sua humanidade e mudando de nome, que passa a ser Sen, mas seu nome é uma representação de sua identidade, portanto, quando ela volta a se encontrar com Haku, este lhe avisa que aconteça o que acontecer ela não poderia se esquecer do seu verdadeiro nome, senão ficaria ali para sempre. 


Uma animação para crianças?
O filme, apesar de ser uma animação e o próprio Hayao Miyazaki ter dito que era um filme dedicado às meninas de uns 10 anos (já que ele se inspirou na filha de um amigo para fazer a Chihiro),quem mais vai pegar este filme é o público adulto, não que tinham cena que façam este filme "não ser de crianças", mas pelo fato de que o público mais adulto talvez consiga pegar a trama do filme de uma maneira e vai aproveitar muito mais o filme, por exemplo, uma criança não entenderia a critica que é feita no filme, a do trabalho infantil, pois Chihiro tem que trabalhar se quiser sobreviver, eu mesma quando vi este filme era uma criança e portanto não tinha percebido que havia uma crítica tão forte neste filme. 
Algo que inclusive alguns adultos talvez não percebam é que há uma crítica ao mercado sexual no Japão e como as crianças são expostas a isto. Chihiro vai trabalhar numa "Casa de Banho" e estas eram usadas por homens, para serem lavados e atendidos por mulheres, que também tinham em troca serviços sexuais, este lugares se chamaram "yuna baro", já as atendentes eram chamadas de "yuna". Agora vem uma parte que me chocou bastante, se você já viu este filme com certeza vai se lembrar do "sem rosto", o fantasma preto de mascara, durante o filme, nas parte que ele aparece, ele fica oferecendo ouro a Chihiro e seguindo-a, bom, o sem rosto oferecia ouro a ela porque ele "a quer".


As metáfora por trás da história:
O próprio Miyazaki já disse que este filme está cheio de metáforas, encontrei várias, mas acredito que estas são as principais:

🐽Os pais de Chihiro se transformam em porcos, esta é uma metáfora e uma grande representação da ânsia de consumo do ser humano.

🌸Ao passo que Chihiro vai superando os obstáculos apresentados a ela neste mundo paralelo e a experiência que ela adquire com eles, representam a maturidade que ela esta "ganhando".


🌸Haku representa um rio, já todos os dragões representam rios. Mas ele também representa a voz da razão, que faz Chihiro amadurecer e enfrentar algum obstáculo, um amigo, sendo otimista e também representa a sabedoria.

🌸O filme tem como foco principal o "encontrar seu verdadeiro eu", por isso que Chihiro era a única que sabia a sua real identidade e também o motivo dela ter salvo seus pais.

🌸Esta "metáfora", não é uma das que não foi colocada por Miyazaki. Assim como Chihiro, que foi parar num mundo de fantasias através de um túnel, Alice foi para o País das Maravilhas ao cair num buraco, portanto muito consideram "A Viagem de Chihiro" uma releitura de "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll


Prêmios:
Claro que não vai dar para colocar todos os prêmios que o filme ganhou, então vou colocar apenas os principais:
✱O principal de todos foi o Oscar de 2003, onde o filme conseguiu o prêmio de "Melhor Animação", ganhando de "Spirit: O Corcel Indomável", "Planeta do Tesouro",  "A Era do Gelo" e de "Lilo & Stitch".

✱Este também é super importante, pois é um dos mais importantes e prestigiados prêmios de cinema, o Urso de Ouro, entregue no Festival de Berlim para a melhor obra do ano, escolhida por um júri internacional. 

✱BAFTA Awards, com "Melhor Filme em Língua Estrangeira"

✱Awards of the Japanese Academy, com "Melhor Filme" e "Melhor Trilha Sonora"

✱Annie Awards, pela Animação, Direção e Roteiro (ambos para Hayao Miyazaki) e Trilha Sonora (Joe Hisaishi)


Curiosidades:
A menina que dubla a Chihiro em inglês é a mesma que dubla a Lilo de "Lilo & Stitch, e se você apenas viu "Lilo & Stitch" em português e não iria reconhecer a voz  da menina, saiba que ela aparece também num filme muito conhecido: "O Chamado", onde ela faz o papel de Samara Morgan.

A principio o filme não tinha roteiro. Hayao estava criando os Story Boards, que são tipo roteiro de filmagens em só que em quadrinhos e foi criando a história a partir dos desenhos, portanto, a medida que ia desenhando ia criando a história. Miyazaki <3



Por hoje é tudo, esta é uma das três animações do Miyazaki que eu mais gosto, pretendo ainda falar das outras duas, mas até lá pode comentar qual é a sua animação favorita do Hayao Miyaziki!!


L Quinn


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.