Olá O post de hoje vai em homenagem a um comentário de um amigo meu: "Nunca entendi a do jato, mas ok". Eis a do jato: ...

Mulher-Maravilha: a história do jato invisível

/
0 Comments
Olá
O post de hoje vai em homenagem a um comentário de um amigo meu: "Nunca entendi a do jato, mas ok". Eis a do jato:


Logo no início de sua criação em 1941, a Mulher-Maravilha ganhou um jato invisível, já que inicialmente ela não voava. Apesar de muitas especulações, a origem do veículo nunca foi explicada nem nos quadrinhos e nem pelo criador da personagem, William Moulton Marston. Entretanto, sabemos que ele serviu como alegoria e um símbolo do poder e da importância das mulheres durante a Grande Depressão, na qual o mercado era composto majoritariamente por homens. 

Também não se sabe realmente do que é feito o jato, sendo que ele já foi apresentado como uma tecnologia exclusiva da Ilha Paraíso (lugar isolado onde vivem as Amazonas), feito de um metal encontrado apenas lá, o Amazonium. Foi brevemente considerado que o jato invisível tivesse sido criado a partir do cavalo alado proveniente da mitologia grega, Pégaso. Porém, atualmente aceita-se que ele é feito de um metal chamado "morphing crystal", sendo este um presente uma raça alienígena. O metal permite que o jato mude de forma.

Em algumas versões, o jato da Mulher Maravilha podia ser guiado pela tiara que ela usava, o transporte não passava pelos radares e conseguia atingir uma velocidade maior do que qualquer outro veículo da época. 

Durante a sua existência, o jato foi motivo de muita chacota, e como consequência ele foi sendo retirado aos poucos das histórias até que a super-heroína finalmente ganhou o poder de voar e o transporte invisível não mais existia. Entretanto, no desenho das décadas de 70/80 Super Amigos, o jato foi constantemente utilizado e criou a sua fama a partir daí. Na famosa série de TV dos anos 70, estrelado por Lynda Carter, o jato não teve tanta aparição, apenas em dois episódios e era feito de plástico e acrílico para simular a invisibilidade do transporte. 



Curiosidades: 
  • Em um filme animado da Liga da Justiça (Crise em Duas Terras), o Flash realmente chega a perguntar à Diana porque ela usa o jato, uma vez que voava. A resposta dela foi: "Então porque você dirige um carro?".


  • Recentemente, a Mattel e a Funko anunciaram versões em miniatura da super-heroína na qual inclui o jato invisível. Sendo que a primeira foi criada especialmente para a Comic Con de San Diego.



Até a próxima!


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.