Olá, pessoal! Hoje falarei de uma série que me surpreendeu muito e que se encontra na minha lista de séries favoritas, Narcos. Vou falar ...

Narcos: Plata o Plomo

/
0 Comments
Olá, pessoal!
Hoje falarei de uma série que me surpreendeu muito e que se encontra na minha lista de séries favoritas, Narcos. Vou falar das duas temporadas, para poder abordar mais detalhes da série e para fazer uma comparação das duas. 



Sinopse
Resultado de imagem para narcos intro gifs tumblrA série conta a história verdadeira da propagação da cocaína nos Estados Unidos e na Europa, graças à droga do Cartel de Medellín, liderado por Pablo Escobar. A história é narrada por um dos agentes norte-americanos da DEA, Steve Murphy, que foi enviado dos Estados Unidos para a Colômbia para capturar a Escobar. Murphy trabalha com o agente Javier Peña também enviados dos Estados Unidos para capturar o líder do Cartel de Medellín.

1ª temporada
Este temporada é composta de 10 episódios, que buscam retratar o começo da "carreira" do líder do Cartel de Medellín, mostra a ascensão de Pablo Escobar, como se tornou o maior narcotraficante da América Latina (e acredito que do mundo), como era temido e poderoso. Narcos embute, nesta 1ª temporada, 15 anos da caçada de Escobar. 

Wagner Moura
Resultado de imagem para wagner moura coma mierda gifFalando um pouco do Wagner nas duas temporadas vemos que é um ator de respeito, a forma como interpretou Escobar foi esplendida. Se na primeira temporada ele era o chefão todo poderoso que matava ou subornava a qualquer um que estivesse em seu caminho, com várias frases marcantes, na segunda temporada Wagner nos entrega um Pablo Escobar mais expressivo, as expressões faciais dele nos trazem muito mais do que as falas.
Agora, no referente ao espanhol, eu sei que é complicado e que Wagner Moura realmente se esforçou para interpretar o personagem, porém dava para perceber um sotaque no espanhol dele, que ele tentava falar mais devagar para conseguir pronunciar melhor as palavras, mas eu não vim julgar o espanhol de Moura,na verdade eu gostaria de elogiar, pois é perceptível a melhora no espanhol na primeira temporada e na segunda ele volta com um espanhol melhor ainda, o que denota o esforço do ator para interpretar bem este personagem. 

Gringo Hijueputas 
A maioria de nós sabe que  séries/filmes norte-americanos tem a tendência de, sempre que há um personagem de outra nacionalidade fazer com que ele fale inglês, mesmo que não seja o idioma falado no país onde esse personagem mora. A maravilha que a Netflix fez foi de colocar em Narcos, grande parte dos diálogos (eu diria em torno de 80-85%) em espanhol, nada mais justo, afinal a trama de passa (principalmente, mas não apenas) na Colômbia!

História impactantes (e reais)

Vale lembrar que nem todas a s histórias que foram contadas na série ocorreram exatamente como foi mostrado, tanto que no início de todos os episódios aparece "Série inspirada em fatos reais. Porém, certas cenas, personagens, nomes, incidentes, localizações e eventos foram modificados para fins dramáticos"

M-19 e Escobar
De fato o Palácio da Justiça foi tomado pelos guerrilheiros do M-19 (Movimento 19 de abril). Na série é mostrado que Pablo Escobar teria se aliado aos guerrilheiros e financiado toda a tomada, que teria como principal objetivo destruir qualquer evidência de Escobar que o associasse a homicídio, tráfico de drogas ou outros. Porém esta versão nunca foi comprovada. 
O tribunal que investigou o caso chegou à conclusão que o M-19 agiu sozinho, a intenção oficial do grupo era castiga o então presidente Belisario Belancur, pois havia traído as negociações de paz e além disso, outro aspecto que parece falho na conexão do M-19 com Escobar, é que existiam outras evidências contra Escobar em outros tribunais. 

Hacienda Nápoles
Resultado de imagem para hacienda napoles tumblr
Esta fazenda ainda existe e está aberta para visitas. Assim como hoje, abria as portas para o pessoal mais pobres,para que tivessem a oportunidade de visitar o zoológico, que tinha animais de 5 continentes. Estima-se que Escobar tenha gasto mais de 2 milhões de dólares com os animais.
Na intro de Narcos vemos a entrada da Hacienda Nápoles, onde há uma replica da avioneta que Escobar sou na sua primeira viagem aos Estados Unidos levando cocaína, a original caiu no mar com 75kg de cocaína.

Avianca
A história do avião que explodiu, apresentada na série, é bem fiel ao que aconteceu na vida real. A bomba no Boeing 727 da Avianca matou 107 passageiros, 6 tripulantes e 3 pessoas que estavam no solo e , assim como foi mostrado no episódio 7 da 1ª temporada "Chorarás lágrimas de sangue", o homem que detonou a bomba provavelmente não sabia que iria explodir o avião.

Sequestros
Em 1988 começaram os sequestro de pessoas influentes na Colômbia, como filhos de jornalistas, atores, políticos, esta era a forma de pressionar o presidente Gaviria para que acabasse com a lei de extradição. De fato, o mais chocante e aterrorizador sequestro foi a da apresentadora Diana Turbay, filha do ex-presidente colombiano Julio César Turbay. Gaviria, sentindo a pressão, começou as negociações para alterações na lei de extradição, a ideia era que os traficantes que se entregassem e confessassem não seriam extraditados, porém Pablo Escobar não se contentou muito com as alterações e continuou os sequestros. Diana Turbay realmente morreu numa tentativa de resgate após 6 meses em cativeiro. 


2ª temporada
Esta temporada trata da decadência de Pablo Emílio Escobar Gaviria, de como vai, aos poucos, perdendo aliados, de como as pessoas que já não o apoiam se voltam contra ele e que apesar de todo seu poder a sua decadência é iminente. Se a primeira temporada tratou de 15 anos da vida de Escobar, a segunda traz os 18 meses que se seguiram após a fuga de la Catedral.

Trailer
"4 mil soldados, 10.000 disparos, 4 helicópteros, não tinha como Pablo Escobar escapar desta vez...não é?"
A segunda temporada começa na sequência exata da última cena do episódio 10 da 1ª temporada "Decolando", e impressiona ao mostrar como Pablo Escobar, apesar de todos os soldados, as armas e o preparo militar, conseguiu escapar de la Catedral, e mais impactante, andando, apenas pedindo um "Con su permiso" à guarda nacional. 

Como os personagens se afetam 
Podemos perceber que a forma como Escobar sempre consegue escapar da polícia, não está mexendo apenas com o chefão do tráfico, que se sente mal de ter que fugir com sua família a todo momentos, sente que não consegue protegê-los e que está mantendo-os presos, mas também está afetando aos agente Murphy e Peña. Murphy, em especial, que viu Escobar entrar numa prisão de luxo que ele mesmo mandou construir  e não pôde fazer nada para impedi-lo, viu escapar da fortaleza que chamaram de prisão e ainda teve que lider com a sua mulher ir embora da Colômbia com sua filha. Para Peña, as constantes fugas de Escobar o fazem questionar se seguindo as "regras" conseguiriam algum dia pegar o chefão do tráfico.

The good guys and the bad guys?
Algo que Narcos aborda de uma maneira magnífica, mais na segunda temporada que na primeira, é que não existe o lado bom e o lado ruim, a polícia, apesar de estar perseguindo um narcotraficante e assassino para acabar com esta guerra na Colômbia, também tem seu lado turbulento e obscuro, já Pablo, apesar de ter fama de ser impiedoso e cruel e de ter mandado assassinar a aproximadamente 6 mil pessoas, é bom com sua família e se preocupa bastante com eles. 
Vemos que um série de eventos podem abalar uma pessoa ao ponto que ela não irá mais medir as consequências de seus atos, é o que ocorre com Murphy, no início da temporada, com Peña da metade da temporada até um pouco antes do final, onde ele se alia a "Los Pepes" e como o coronel Carrillo que volta nesta temporada mais violento do que na primeira, disposto a fazer qualquer coisa para matar Escobar (e é qualquer coisa mesmo, chegando até a matar um adolescente, na frente de outros que mais eram crianças).
No que diz respeito a Pablo, podemos notar, nos últimos episódios , que realmente não existe o lado bom e o lado ruim, e seus pais são os que mais deixam isso perceptível. Enquanto a mãe de Escobar não acredita nas coisas ruins que associam seu filho, e pede quem vejam as coisas boas que ele fez (mostrando até uma gravação real da mãe de Escobar dizendo isso), seu pai, Abel Jesús Escobar, tinha vergonha de seu filho, do que ele havia se tornado, do que ele representava e de como seu sobrenome fora manchado e era reconhecido pelas coisas horríveis que Pablo havia feito. 

Coisas que chocaram bastante nesta temporada

Limón e Maritza
Jhon (Limón) e Maritza são amigos desde crianças e um se preocupa muito com o outro, especialmente Limón com Maritza, já que ela tem uma filha. Já no primeiro episódio da segunda temporada um dos homens que trabalham para Escobar, "La Quica", oferece ao Limón um trabalho, ele teria que ser o motorista de Escobar, levando-o para onde ele necessitasse sem fazer perguntas, para Limón seria muito suspeito ter um táxi andando por ai sem nenhum passageiro, portanto ele pede para a sua amiga, Maritza, para que se fizesse de passageira, ela aceita devido ao dinheiro, coisa que ela precisava muito para cuidar da sua filha. 
As coisas acabam indo mal, quando alguém delata a localização de la Quica, o que faz como que este fique muito bravo e mate a todos que estavam no plano ou que possam tê-lo denunciado, isto inclui Maritza, que consegue fugir para bem longe de Medellín. O interessante nisto é que Limón continuou a trabalhar para Escobar, e com o tempo foi um dos "seguranças" que Pablo mais confiava, até ser o único que ficou com ele até o final. 
Há um momento que Pablo diz a Limón que precisa que ele busque dinheiro enterrado, porém esta dinheiro já estava pobre, pois havia sido enterrado a muito tempo. A solução que Limón encontrou, pegar o dinheiro que seu patrón deu a Maritza, mas numa briga entre os que antes eram grandes amigos, Limón matou a Maritza. O mesmo homem que no início da temporada faria de tudo para protegê-la, deixou que toda sua fidelidade ao Pablo, o levasse a matar a sua grande amiga, e ele sem sequer parece arrependido com isso, ele faz uma expressão do tipo "se a morte dela é o que deve ser feito para proteger Escobar, que seja".

A morte de Carrillo
No episódio 3 da 2ª temporada, "Parceiro de Madrid", o coronel Carrillo, que havia sido transferido para a Espanha, volta para liderar novamente o Bloco de Busca, que havia trazido ótimos resultados na caçada dos narcos.
Vale lembrar que Carrillo matou (ou ajudou) Gustavo, primo de Pablo Escobar, algo que abalou profundamente o chefão dos narcotraficantes, além disso Carrillo voltava para Colômbia com um objetivo, matar  Pablo Escobar.
Apesar de seus meus controversos de conseguir a colaboração de alguém, o coronel era o que mais havia tido progresso, o que mais havia chegado perto dos traficantes mais poderosos e o que mais havia se aproximados capturar Escobar, portanto a sua volta significava esperança para Colômbia que já não asi acreditavam no conto do "Robin Hood paisa" e queria a paz no país.  
Este coronel é claro tinha tudo para capturar Escobar: coragem, ousadia, meios e acima de tudo era incorruptível, este é o homem que vai capturar e matar Escobar, certo? Bom, seria certo que não tivessem caído numa cilada montada por Escobar, que acabou na morte do coronel. Para a DEA, a polícia e especialmente para a população, a morte de Carrillo foi uma grande choque e uma enorme perda, para Escobar, a morte de Carrillo significava a vingança pela morte de seu primo e um grande alívio, pois Carrillo era provavelmente p homem que mais aterrorizava Escobar. 


Opinião
A primeira temporada é muito boa, apesar de comprimir 15 anos em 10 episódios, o que infelizmente faz com que muita coisa fique para fora da história, conseguiu trazer uma ótima caracterização dos personagens e um roteiro intrigante que faz com que ao final de cada episódio fiquemos desesperados por saber o que vai acontecer a seguir, a segunda temporada segue a mesma pegada, a diferença é que enquanto a primeira trata da ascensão es Escobar em 15 anos, a segunda trata da decadência do mesmo em 18 meses (após a fuga de la Catedral), isto nos leva a um andamento diferente entre as temporadas. 
Resultado de imagem para narcos final tumblr gifsA série contou a história muito bem, pois muitas pessoas que viram a séria já sabem a história, "ah, é um narcotraficante colombiano, que ganhava mais dinheiro do que ele conseguia ter e que no final morre", mas você não sabe o que conecta, o que estava acontecendo por dentro, pois vendo notícias e pesquisando, temos uma visão exterior do assunto, agora Narcos, conseguiu envolver o espectador na trama. 
E uma terceira temporada? Eu estava vendo alguns vídeos e um deles menciona que no último episódio de Narcos a série inteira é desconstruída, pois ficamos duas temporadas acreditando que esta era uma série sobre Pablo Escobar, porém o final deixa uma ponta solta, o pessoal de operações da DEA pergunta a Peña quanto ele conhece do "Cartel de Cali", que poderia sugerir uma terceira temporada. 

Por hoje é tudo pessoal! Espero que tenham gostado do post!


L Quinn



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.