Leitores, hoje faremos algo diferente do habitual. Faz algum tempo que venho pensando em fazer uma resenha sobre essa coleção, mas por ser ...

Coleção "Descobrindo a Filosofia " - Vale a pena?

/
0 Comments
Leitores, hoje faremos algo diferente do habitual. Faz algum tempo que venho pensando em fazer uma resenha sobre essa coleção, mas por ser algo fora da curva, diferente do foco do blog, achei melhor evitar em terrenos [que aparentemente são] espinhosos. Contudo depois de um tempo fora estou sem conteúdo para comentar, exceto por essa coleção, então foi o que consegui.

O título da coleção diz muito, "Descobrindo a Filosofia" busca apresentar a Filosofia para o público geral de forma simples e didática; diferente do que foi feito com a clássica coleção "Os Pensadores" da Abril Cultural, na qual eramos apresentados às obras dos filósofos - e essa coleção eu recomendo muito! Consegue ser facilmente encontrada na internet para baixar por completo - essa coleção "Descobrindo a Filosofia", da editora Salvat (conhecida por seu trabalho nos quadrinhos de Graphic Novels da Marvel, que temos algumas reviews aqui no blog já), apresenta os filósofos como "gente como a gente".

Como ela funciona?

A coleção que apresenta-se com 40 volumes (e com promessas de mais edições futuramente), cada qual abordando um filósofo específico, nos conta as doutrinas filosóficas, a vida do autor e críticas ao pensamento do filósofo. O texto é simples e didático, somos introduzidos aos filósofos e à sua filosofia - parcialmente ou completamente, nos são contadas algumas curiosidades, ordem cronológica de momentos marcantes de suas vidas, publicação de suas obras, etc. O texto tem alguns "anexos" que merecem um destaque em especial, e portanto serão abordados no próximo tópico. O preço é de 10 reais para o primeiro volume (Platão), 20 reais na segunda edição (Nietzsche) e a partir da terceira (Kant) se mantem o preço de 32 reais - ainda sujeito à alteração (e sempre será alteração para mais caro, ein!)



Os Anexos

Você, caro leitor que está lendo essa postagem, provavelmente é da geração Millenium, tal como eu. É dito que nós temos um problema, um ponto curioso, por nossa formação e crescimento ser acompanhado de alta tecnologia e, também, pelas mídias sociais. Com isso as pesquisas dizem que gostamos de textos curtos, ou que lemos alguns parágrafos e nos desinteressamos rapidamente com o tema se ficarmos insistindo no mesmo; a partir desse fato surgiram os anexos, que servem para "impulsionar" a nossa leitura. Vou citar um caso: ao ler a primeira edição dessa coleção, o volume que trata do clássico filósofo grego Platão, estava empenhado em estudar mais sua filosofia, lendo horas seguidas, até que, em dado momento, é abordada a cidade de Atlântida - cidade mítica que teria sido submersa, este mito aparece pela primeira vez na história humana nos escritos de Platão; eu já conhecia o mito de Atlântida, mas caso não soubesse, eu poderia ler o anexo presente no parágrafo para saber dessa história; isso serve como um empurrãozinho muitas vezes, pois torna a leitura ainda mais clara e dinâmica, saindo da filosofia platônica para o mito da cidade submersa com apenas algumas linhas e, ao finalizar a leitura do mito, volto ao tema central.
O Anexo é, contudo, um recurso quase que exclusivo aos leitores da geração Millenium, por isso pode incomodar os leitores da velha-guarda. Além disso, eu apresento uma crítica a esse recurso, pois a forma como é feita na coleção é um pouco prejudicial, o motivo está no distanciamento do tema central; o que a princípio era para ser o ponto forte do anexo acaba por ser mal executado nos livros, para explicar melhor vamos retornar ao exemplo do Platão: estava lendo sobre a filosofia platônica quando o parágrafo cita o mito de Atlântida; o anexo já estava pronto para ser lido, ele já estava lá, mas eu nem havia concluído o parágrafo! Era necessário pular todo o anexo para concluir o parágrafo e retornar ao anexo para lê-lo, entendem como isso é chato e interrompe drasticamente o ritmo de leitura?
O recurso dos Anexos é um ponto bom e ruim da coleção, cabe ao leitor decidir, eu mesmo não consigo dizer se é um ônus ou bônus, pois há anexos bem colocados, outros nem tanto…

A escrita em si

Falar de Filosofia é complicado, disso, acredito, quase ninguém discorda, então a proposta da coleção é apresentar grandes nomes da Filosofia de forma acessível, clara e direta. É perceptível o esforço dos  escritores ao tratar de algumas doutrinas filosóficas. Falar de um Kant (que estou lendo no momento), um Hegel, Wittgenstein etc para qualquer um (que se concentrar um pouco mais, claro) consiga entender é um trabalho árduo. É louvável por parte da coleção trabalhar com escritores tão bons, eles realmente conseguem te fazer aprender as coisas. Também é válido falar que nem tudo é sempre dito, por exemplo, na edição do Kant não trabalha-se as ideias de estética e teologia kantiana, apenas a ética e a epistemologia, pois foram os pontos mais marcantes do filósofo.

Num geral, vale a pena?

Sou estudante de Filosofia, achei uma boa coleção, pois tem vezes que mesmo lendo e relendo o material original, não entra essas ideias em nossas mentes, usar a coleção pode facilitar - mas busquem sempre ler as obras originais! Fora os estudantes do assunto, qualquer um pode aprender
filosofias que podem te dar um rumo na vida, ainda mais agora com uma escrita acessível.  O ponto ruim é o preço. Pelo que conheço da Salvat, o preço vai aumentar e sendo esta uma coleção semanal, é um investimento grande no final do mês. Em tempos de crise acaba sendo um gasto grande, mas se tiver uma boa renda e quiser conhecer os filósofos e suas ideias, pode se jogar!


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.