Hoje vamos elevar um pouco o repertório literário de nossos seguidores, hoje traremos um clássico da literatura russa: Fiódor Dostoievski. ...

"O sonho de um homem ridículo" de Fiódor Dostoievski

/
0 Comments
Hoje vamos elevar um pouco o repertório literário de nossos seguidores, hoje traremos um clássico da literatura russa: Fiódor Dostoievski. Dostoievski - ao lado de Liev Tolstói - é conhecido mundialmente como um dos grandes escritores da Rússia do século XIX (Era de Ouro da literatura russa); escreveu grandes clássicos da literatura mundial como "O Idiota", "Crime e Castigo", "Os Irmãos Karamazov" e "Memórias do Subsolo" que são livros densos, abordam dilemas morais, se aprofundam no psicológico de um assassino - especialmente em "Crime e Castigo". É claro que Dostoievski merecia um especial, um podcast e muitas postagens focadas unicamente em suas obras devido a sua complexidade, porém não temos recursos financeiros para comprar todos seus livros (sério, são caros) e nem temos um microfone bom o suficiente para gravarmos podcasts (que adoraríamos ter)! Resta-nos falar sobre um conto que pode ser achado facilmente na internet e é um bom começo para conhecer mais de Dostoievski - aliás é válido falar que o post contém spoiler pois é um conto do século retrasado! Procurem ler o livro e voltem para cá para comentar ou leiam todo o post para se empolgar para ler o livro. Enfim, vamos ao post!



(Resumo da obra)

O Conto fala sobre um homem que não vê sentido na vida, que não se anima para nada, que acha que tudo ao seu redor é indiferente, como se toda discussão fosse inútil e toda pessoa fosse indiferente para ele. Este homem decide então que se mataria numa noite, mas na mesma noite a personagem encontra uma criança que mudaria sua forma de entender a vida.


(A narrativa)

Resumir a história desse jeito faz parecer que ela é bem idiota, mas acredite, não é. Dostoievski é brilhante, nunca havia lido algo dele e começar por este conto é uma boa recomendação. A forma que o escritor aborda o tema do suicídio, do nilismo (a falta de sentido na vida), o quão pequena e vazia é a nossa existência, tudo isso é abordado de forma direta, no melhor estilo "curto e grosso". Quando a personagem conhece a criança ele percebe um sentimento de pena, de dó, o que lhe incomoda, afinal se tudo lhe era indiferente, por quê se procupar com uma garotinha? Aqui Dostoievski faz uma reviravolta incrível no conto.

Quando a personagem se prepara para se matar, ela acaba dormindo e aqui entra o sonho presente no título da obra. Nesse sonho o protagonista é levado à um novo mundo, onde as pessoas que ali viviam eram livres, felizes, amigas, sem discussões, todos alegres uns com outros - verdadeiramente alegres; o protagonista passa a se alegrar por elas, mas com a chegada dele veio a dor, mentira, tristeza, a separação e o paraíso que ali existia se tornou um inferno num piscar de olhos. O protagonista sofre com isso e acorda do sonho, agora ele busca mostrar ao mundo que é possível ter uma vida melhor, mas agora ele é chamado pelos seus colegas de ridículo. Lembramos da abertura do conto que diz…



Ao final da leitura pensei um pouco sobre a experiência, e pelo que entendi e refleti, parece que a mensagem por trás do conto é que é muito mais ridículo acreditar num mundo melhor, numa humanidade unida, do que perceber que a vida não faz sentido algum. É uma baita carga de pessimismo. Tentar achar o melhor do ser humano parece um sonho ridículo e utópico... Será? Este certamente é um tema para ser debatido e mostra o quão complexo os textos de Dostoievski podem ser.

Por hoje é só pessoal! Gostaram da postagem? O que acham sobre essa minha interpretação? Concorda? Teve outra interpretação? Diga nos comentários!
Compartilhem a postagem, siga-nos nas redes sociais e até mais!




You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.