Saudações Inciantes - sejam humanos ou macacos! Hoje falaremos do livro do Planeta dos Macacos (que inspirou o filme de mesmo nome e hoje é...

Planeta dos Macacos (livro) - o que é ser a espécie dominante?

/
0 Comments
Saudações Inciantes - sejam humanos ou macacos! Hoje falaremos do livro do Planeta dos Macacos (que inspirou o filme de mesmo nome e hoje é mais famoso que o próprio livro, triste realidade). Enfim, espero que essa recomendação desse humilde bloggeiro sirva para mostrar ao grande público um pouco dessa obra! Vamos para a indicação do dia!
Dados: livro foi publicado em 2015 pela Editora Aleph e esta versão está incrível e foi usada para essa postagem. (Patrocina a gente Aleph!)

Resultado de imagem para planeta dos macacos livro

Já faz um tempo que tenho carregado a pergunta do título do post em meus pensamentos: o que é ser a espécie dominante? Recentemente vi um TEDx do escritor Yuval Noah Harari (autor do best-seller Sapiens: uma breve história da humanidade e de Homo Deus lançados aqui no Brasil pela LPM Editora e Cia. das Letras, respectivamente); o autor de Sapiens falava nessa palestra (que pode ser encontrada no YouTube facilmente, com ou sem legenda em português) como o Homo Sapiens Sapiens - que era um ser vivo que tinha relevância minúscula na natureza, sendo comparado a um peixe, uma lagartixa ou iguana -; se sobressaiu às demais espécies e hoje poderia extinguir a própria vida na Terra se bem quiséssemos? De lá para cá tenho me questionado os rumos que a humanidade tem levado e os seus resultados são catastróficos. E então li um livro que estava na minha estante faz um tempo: Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle; e é mais ou menos nessa linha de questionamento que faço o post para vocês - e confesso estar bem contente por usar esse espaço virtual para isso, reflexões se mostram cada vez mais necessárias em tempos obscuros como o nosso.

Sinopse:

Ulysse Mérou, jornalista francês, viajava para o espaço acompanhado de seus colegas, o genial professor Antelle e Arthur Levain, jovem físico com futuro promissor; quando havista um planeta tão semelhante à Terra, seu planeta natal, que seria chamado de Soror (que significa irmã). O espírito aventureiro dos amantes da ciência não poderia deixar a descoberta do planeta passar despercebido. Ao entrarem no planeta eles encontram uma civilização parecida com a que eles conheciam, mas agora os macacos eram os governantes do mundo e os seres racionais, ao passo que os humanos eram criaturas bestiais.

Resultado de imagem para planeta dos macacos livro

A experiência de ler o livro:

O livro tem uma narrativa convidativa, que te prende à história pela sua leveza; é um livro recomendável e acessível para quem é iniciante nas leituras. Os capítulos são rápidos e diretos, não há devaneios por parte do autor nem do personagem, o que torna o livro muito dinâmico - creio que seja possível lê-lo em um dia, ainda que eu tenha prolongado por quase uma semana e meia a leitura; ao meu ver ele é aquele tipo de leitura para se fazer no ônibus, indo para a escola ou faculdade - precisamente o que eu fiz [risos].
O livro tem um início um tanto quanto estranho, esperava por começar minha experiência literária já inserido no planeta Soror, mas para minha surpresa o livro começa no espaço e com um casal se divertindo aproveitando a bela vista das estrelas, quando encontram uma mensagem na garrafa que é o relato do jovem Ulysse, então começa mesmo o livro. Se me incomodou? Não, achei uma forma interessante de apresentar a trama central.

Apesar de ser um livro simples (tanto em personagens quanto em enredo), Planeta dos Macacos nos levanta alguns questionamentos sobre a espécie humana, como por exemplo, o que nos faz humanos? Como surge (e acaba) uma civilização? A evolução das espécies legitima usar os "seres inferiores" como experimentos de laboratório? Quando paramos para pensar nesses pontos o livro ganha um outro olhar, um olhar antropológico, um olhar em defesa dos animais e um aviso importante: a humanidade pode acabar. Viver na bestialidade, consumindo besteiras que não nos fazem questionar, "por o cérebro para trabalhar", vai gerar mais bestialidade, e se não tomarmos cuidado poderemos acabar sendo os responsáveis por nossa degradação.

É isso pessoal, obrigado pela leitura! Gostou do que leu? Compartilhe com amigos e colegas e diga nos comentários o que achou! Abraços e até a próxima!



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.