Olá Iniciantes, tudo bem? Já voltaram às aulas? Como passaram as férias? Nós do Iniciativa passamos esse tempo todo em Cancún, apreciando a...

Merlí (2ª e 3ª temporada): a saga dos peripatéticos

/
0 Comments
Olá Iniciantes, tudo bem? Já voltaram às aulas? Como passaram as férias? Nós do Iniciativa passamos esse tempo todo em Cancún, apreciando a vista... Ah, deixa, era apenas um sonho.. Enfim, vamos falar hoje da concluída série "Merlí". Já fizemos um post da primeira temporada e pensei que a série se encerraria por ali - não por desejo meu, mas por ser desconhecida; para minha felicidade estava errado, a série não só continuou como manteve a qualidade e foi concluída. Vamos comentar mais sobre essa série qua cativa os peripatéticos de plantão.

Para começar, queria deixar 2 links do jornal Folha recomendando a série em questão: 



A premissa aqui da série já foi bem explicada: Merlí, professor de Filosofia dos mais alternativos possíveis, leciona no Ensino Médio para um grupo de jovens catalães; suas aulas apresentam não só a filosofia e um pouco de sua história passando por grandes nomes do pensamento ocidental (e oriental também), mas como um "saber inútil" filosófico pode ser muito importante na vida prática - e esse certamente é o ponto alto da série. 

Se já sabemos a trama, conhecemos os personagens - quem viu a primeira resenha e assistiu um pouco da série - qual a necessidade de um post? Bem, há séries que nos decepcionam em suas temporadas seguintes, é o caso da 3ª temp. de Flash que foi bem sofrida de ver; pensei então em fazer esse post para comentar sobre as outras temporadas e outros pontos a mais. Já estava elaborando o post da 2ª temp. mas em questão de semanas a Netflix lançou a 3ª, ficaria no mínimo estúpido comentar sobre uma temporada que já passou, não? Então aqui estamos.

Resultado de imagem para merli série 

 O que podemos dizer? A série, graças a Deus, se manteve em qualidade, acrescentando mais personagens na 2ª temporada, enquanto os desenvolve na 3ª, é o caso da Oksana, jovem que chega de repente em terras "merlinianas" e apresenta um fato social comum em meninas adolescentes - não direi o que é por motivos de spoiler. Cada personagem se desenvolve com as diversas situações que ocorrem dentro do microcosmos de cada um, por assim dizer; Joan deve lidar com os pais e o relacionamento complexo, Marc com seu irmão e seu rendimento escolar, Bruno com seus amores etc. 

O outro ponto que adorei na série foi o fato de ela estar completamente inserida em seu tempo; as críticas aos políticos, incluindo o Donald Trump (realmente ele está em todas!), o movimento separatista da Catalunha, eleições, crítica ao ensino, apontando a instabilidade da profissão de professor e muito mais. Acredito que o fato da série estar inserida nesse momento é o que nos aproxima do universo dela - e pode ser muito interessante assisti-la algumas décadas depois, podendo pensar no contexto da Catalunha e suas propostas de independência, que podem ou não vir a se concretizar.

É isso pessoal, uma recomendação completinha agora para que possamos curtir a série sem medo de ser feliz! Um abraço da equipe e até mais!




You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.