Demoraram 10 anos. Foram 10 anos desde a criação do extenso Marvel Cinematic Universe (MCU para os íntimos), e, desde 2011, com o primeiro V...

Vingadores: Guerra Infinita - Opinião sincera

/
0 Comments
Demoraram 10 anos. Foram 10 anos desde a criação do extenso Marvel Cinematic Universe (MCU para os íntimos), e, desde 2011, com o primeiro Vingadores, temos leves citações aqui e ali do grande Thanos, o Titã Louco. Após todos esses anos de espera, valeu a pena? A resposta, ao menos de minha parte é: sim, valeu a pena. Hoje comentarei com muita satisfação sobre esse filme, não como alguém completamente empolgado - e explicarei isso no final do post, onde colocarei uma sessão de spoilers, porque existe muito a ser comentado, ok? Leia a secção quem quiser e puder. Vamos para o post!

Resultado de imagem para avengers infinity war

Vingadores: Guerra Infinita - sem spoilers

É um bom filme sim! Nessa parte parte do post eu farei um esforço de, sem spoilers, contar minha experiência com o filme, seus pontos altos e baixos.

O filme, personagens e coesão

O filme é, definitivamente, uma porradaria sem igual; durante duas horas e meia somos expostos a diversas cenas de ação, o filme não enrola nesse ponto, tanto é que antes de aparecer o logo do filme você já vê o Thanos em ação, e naquele momento soltamos um "eita" bem grande, os momentos de desenvolvimento da trama são aqueles que se referem ao Thanos.

Como todos os demais personagens foram desenvolvidos nesses anos, ora em filmes próprios, ora em aparições pontuais - como o Clint Barton (Gavião Arqueiro) em Thor: Deus do Trovão - o filme foca toda sua atenção para um ponto: o vilão; é nesse momento que vemos um vilão digno de causar terror nos Vingadores; Loki, Ultron, Hydra, Mandarim, Hela.. Nada é igual ao Thanos. Essa sacada de focar no vilão foi brilhante, pois assim o público se identifica com ele, compreende seus ideais e podemos, em certos momentos, torcer pelo vilão, o que demonstra o excelente trabalho do ator Josh Brolin que, mesmo sob toneladas de computação gráfica, ainda passa muito bem a expressão do vilão, o que ele sente, daí uma captura de movimentos admirável. 

Fora dessa contextualização, apresentação e identificação do Thanos, existem as cenas de luta. A coreografia do filme está ótima, vemos a identidade de cada personagem, de cada grupo, em suas falas e suas ações; quando vemos o Drax agir, sentimos um Drax que nos foi mostrado lá em Guardiões da Galaxia, não alguém que foi lançado no novo filme, existe uma coesão grande em todo o MCU, ou seja, outro ponto forte. Toda a forma como os núcleos narrativos se conectam é extremamente orgânica, desde a queda do Hulk no Sanctorum do Dr. Estranho até o Thor encontrando com os Guardiões (isso já estava nos trailers, sem reclamações!).

O ponto mais fraco talvez seja o tempo de tela de alguns personagens e o mau-uso de alguns. Compreensivo, afinal trata-se de mais de 20 personagens, ainda que tenham muitos secundários, é muita gente para administrar e estar muito presente ao longo do filme. Portanto, o menor dos defeitos. Outro ponto que alguém pode reclamar é do típico "humor Marvel", nesse quesito eu achei o humor na medida certa; Peter Parker, Starlord, Drax fazem o humor florescer em momentos-chave que, ao menos para mim, não atrapalham e não nos "distancia" do filme. Aliás, essas piadas e interações entre personagens são incríveis! Ver um adolescente nerd do Queens (ele mesmo, Spiderman) conversando com um adolescente num corpo de adulto que viveu nos anos 70/80 na Terra (a saber, Starlord) gera momentos incríveis de comédia, um choque de gerações literal.

Veredicto e mais alguns detalhes:

Resultado de imagem para avengers infinity war

Um ponto a ser reparado, e isso só fui perceber de fato ao ver comentários de youtubers, é o figurino dos personagens. A Marvel parece que usou esses 10 anos de cinema como um aulão incrível de caracterização e de efeitos especiais, que estão sem iguais! Num filme desses, com uma penca de ator, muitas explosões e afins, uma produção dessas é exemplar. Vale notar também os sons e músicas tema de cada grupo, novamente caindo na questão da identidade, por exemplo quando ouvimos músicas dos anos 80 já sabemos que os Guardiões vão aparecer. 
Levando tudo isso em conta é óbvio que o filme vale a pena. Procure assistir legendado, existem piadas ótimas que, penso, só entenderemos em inglês; se possível, um 3D deve deixar tudo melhor - lembrando que o filme foi rodado em IMAX, quem tiver a sorte de assistir com esse recurso, diga como foi a experiência, eu só vi legendado mesmo [risos]. Leve as amizades e amores, sente na poltrona e se divirta, o filme é extenso então procure assistir descansado! Uma ótima sessão!

Agora...

...SPOILERS!

Resultado de imagem para avengers infinity war


Daqui em diante usaremos spoilers para comentar sobre alguns pontos do filme, afinal quem já viu sabe que é possível ficar horas comentando sobre o assunto. Vocês foram avisados!

Ok, existem cenas de nos tirar o folego, certo? Certo. Mas para não fazer do post uma bíblia elogiando o filme, vamos direto aos pontos centrais do filme que podemos interagir nos comentários do blogger.

- Caveira Vermelha

Na hora que o personagem foi apresentado no filme eu tomei um susto e realmente fiquei confuso, minha memória não permitiu minha lembrança da cena dele sumindo em Capitão América: Primeiro Vingador, contudo existe a internet e logo que saí da sessão do cinema fui atrás de explicação. Opinião minha: a volta do personagem foi incrível! Ele não poderia aparecer em melhor hora e nem com melhor papel - o de guia para aqueles que desejam possuir a Joia da Alma. 

-Mortes de personagens

Morreu gente a rodo no filme! Embora saibamos que muitos retornarão, espero, de verdade, que mortes como as do Hemdall, Loki sejam definitivas. Os contratos da Marvel com os atores Chris Evans e Robert Downey Jr. só valem para mais um filme, então espero que em Vingadores 4, Homem de Ferro e Capitão América realmente morram - aliás, a cena que Stark beira a morte contra o Thanos era o momento ideal, que só não foi concretizado por causa do (supremo) mago Doutor Estranho.

-Futuro

Penso que esse filme vai redefinir as bases dos filmes de heróis no cinema ao longo dos próximos 5 anos (talvez mais!). É a primeira vez que saí de uma sessão, com filme da MARVEL, em choque, triste e até meio sem fala. Os heróis foram derrotados, Thanos ganhou, o que fazer? Teremos que esperar, mas gostaria que algumas mortes não fossem em vão, que a Marvel tenha mais culhões em deixar alguns personagens mortos mesmo. 

Sabemos que os filmes da Capitã Marvel se passarão nos anos 90, e, artes conceituais revelam que, os Skrulls estarão envolvidos, muito provavelmente contra os Kree, ou seja, Guerra Kree-Skrull, uma mega saga pra lá de importante dos quadrinhos, deve ser adaptada. Como será isso só o tempo dirá. E o mais importante: como Carol Danvers, a Capitã Marvel, vai ser convocada pelo Nick Fury (dados os pós-créditos de Avengers 3).

Existe muito assunto para se comentar, portanto me ajudem nessa, caros leitores! Digam o que acharam do filme, teorias, expectativas e tudo mais para trocarmos experiência! Até mais!



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.