Saudações leitores! Como vão? Tranquilo? Espero que sim! Estou num momento de muita correria por conta de vários fatores e tenho aqui um ma...

O psicodelismo de Dr. Estranho!

/
0 Comments
Saudações leitores! Como vão? Tranquilo? Espero que sim!
Estou num momento de muita correria por conta de vários fatores e tenho aqui um material muito interessante que vale a lida!
Publicado pela Salvat na coleção de Graphic Novels Marvel (clássicos), trouxe para vocês a edição "Doutor Estranho: uma terra sem nome, um tempo sem fim"! [vai falar que não é um nome daora?]
Para falar deste material eu tenho que citar um nome por trás de tudo isso: Steve Ditko - até porquê todo mundo sabe que o Stan Lee está no roteiro já que é uma fase clássica de personagens da Marvel e o Stan Lee aparece em quase todas edições clássicas!
Steve Ditko, o desenhista responsável pelo título do Homem-Aranha, fez um bom papel ao trazer um traço mais humano para retratar a vida pacata de Peter Parker e seu alter-ego escalador de paredes defensor dos inocentes. Porém existe um trabalho que marcou mesmo o desenhista e segundo muitos, foi o trabalho no Dr Estranho que ele chegou em seu auge!

Deixarei aqui as palavras que o próprio Marco M. Lupoi [ diretor de Publicações da Panini da Europa e da América Latina] que disse exatamente assim na introdução da publicação da Salvat :

"[...] Kirby era mais dramático, exagerado e cheio de energia, enquanto Ditko era tão emocionante quanto, porém, com um qualidade mais profunda e impactante, quase extraterrena. (...) o trabalho de Ditko era introspectivo, levando o leitor a examinar a si mesmo, ao seu próximo, entrando em territórios misteriosos e inexplorados: a psique humana."

Exemplo da arte que se aprofunda na psique humana



E tudo isso que Marco falou é verdade! Se parar para pensar que estamos falando dos anos 60 e num momento em que a psicodelia não chegara ao mainstream ainda, podemos considerar um baita salto nesse estilo artístico. Ditko trouxe cenário hipnotizantes, mesmo pros dias atuais, no qual temos estrelas derretidas, uma forte mistura de cores e distorção de objetos que transitam pelos planos dimensionais das histórias de Doutor Estranho. 
Essa é considerada, pelo própio Marco Lupoi, a primeira verdadeira graphic novel  da Marvel, tendo uma trama amarrada e completinha; e novamente estou eu concordando com o que o cara diz, só que para entenderem isso vocês, leitores, precisam saber do que se trata certo? Então vamos enfim falar sobre a trama dessa edição!

O inimigo da vez é Barão Mordor, o grande inimigo do Dr Estranho, que se conheceram logo que Stephen Strange aprende a controlar a magia negra; mas Mordor está mais forte que antes! Strange não tem forças para superá-lo! Então Estranho viaja pelo mundo - enquanto é caçado por Mordor e seu misterioso aliado, para descobrir a fonte dos poderes de seu arqui-inimigo! 
A trama pode parecer besta, e em alguns momentos ela é mais infantilizada mesmo para se adaptar ao público, porém é interessantíssima e bem construída. Devo confessar que tive lá meus momentos de sono enquanto lia, mas é muito mais pela narrativa gráfica (aqueles balões enormes dizendo o que o personagem irá fazer , por exemplo) do que pela história em si! 

Como fica o veredito então?
Para quem quer conhecer o personagem (que terá filme próprio ainda nesse ano de 2016) e quer ir atrás de material dele, pode ir correndo atrás desse, até porque  não se tem muito material dele atualmente mesmo...
Agora se não pretende conhecer, pode dormir tranquilo, pois o quadradinho não tem peso ao longo da cronologia do universo da Marv-- pera! Tem sim! Nessa HQ somos introduzidos, pela primeira vez, a ideia de Entidades Cósmicas da Marvel, quem lê HQ sabe do que estou falando, quem não lê vai ai um resumão: "para cada elemento do universo existe uma personificação do mesmo, exemplo: Morte, Caos, Ordem, Infinito etc" são representações de cada um desses elementos que existem no universo da Marvel, e são entidades extremamente interessantes. Nesta HQ em especial somos apresentados a Eternidade! 



"Estranho encontro com a Eternidade!" 

Agora vocês têm mais um motivo para comprar a história, mas lembrem-se que são datadas! Tem uma narrativa completamente diferente dos dias de hoje! Então com isso em mente, não me crucifiquem se acharem ela muito lenta! 
Nota: 8,5




You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.