Olá iniciantes! Após algum tempo sem postar decidi que devia falar sobre outra das minha animações favoritas de Hayao Miyazaki, que é &quo...

O Castelo Animado: "O coração é um fardo pesado"

/
2 Comments
Olá iniciantes!
Após algum tempo sem postar decidi que devia falar sobre outra das minha animações favoritas de Hayao Miyazaki, que é "O Castelo Animado" ou "Hauru no Ugoku Shiro".

Sinopse: 
Sophie é a mais velha de três irmãs que vivem na terra de Ingary, ela acha que seu destino é continuar com a chapelaria da família e não tem ambições. 
Em uma das raras vezes que saiu para a cidade, quando foi visitar sua irmã Lettie, ela é importunada por alguns oficiais do exército mas é salva por um jovem, Howl. Depois desse dia ela vai para casa e é aí que começa a ficar mais estranho: uma bruxa, chamada pelas pessoas de lá de Bruxa do Nada (ou no Brasil: Bruxa das terras abandonadas) aparece na loja de chapéus e, ao confundir a relação de Sophie e Howl, a transforma numa velha. Fica irreconhecível e para ela fica claro que não poderia ficar ali, teria que sair em busca de algo que quebrasse a maldição, mas o problema é que ela não faz ideia de para onde ir, então se dirige ao Nada (terras abandonadas). 
Na sua caminhada em busca da "cura", ela encontra um espantalho com cabeça de Nabo preso entre umas pedras, após ser libertado, a guia até um castelo que além de ser bastante peculiar é andante. Lá ela encontra o demônio de fogo Calcifer e descobre que, além de ficar presa ao corpo de uma senhora, o feitiço impede que Sophie revele que está sob uma maldição, Calcifer percebe isso e propõe quebrar seu feitiço desde que ela quebre o contrato que o prende ao mago que vive no castelo.
Pela manhã ela descobre que o metre do castelo era o mesmo jovem que a havia ajudado, Howl e, quando este pergunta-lhe quem ela é, Sophie diz que é a nova faxineira, pois o castelo é o lugar mais sujo em que já esteve! O aprendiz Markl até achou isso tudo meio suspeito, mas Howl não diz nada contra.
A situação piora pois com o desaparecimento do príncipe do reino vizinho os reinos entram em guerra e Howl é convocado para lutar por seu rei e por sua antiga mestra Madame Suliman. Mas Howl não é alguém que aceita ordens facilmente.


Arte e Animação
É uma animação bem típica de Miyazaki e do estúdio Ghibli, começa "normal" e aos poucos vai entrando toda aquela magia e fantasia e, como outros filmes dele, parece algo infantil, todavia a sua história não se mostra diretamente para esse público, mas novamente, isto não faz este filme "não ser para crianças",  pois pode ser apreciado por qualquer um, mas dependendo se um adulto ou uma criança vê este filme, as visões do mesmo serão diferentes. 
A arte é belíssima e é possível, só de observá-la, que foi muito bem feita e que exigiu dedicação para fazer toda a natureza, máquina, cidade e personagens com extrema atenção aos detalhes, olhem este gif e tirem suas conclusões sobre os detalhes e a beleza e dedicação com que foi feita a animação!


Contexto de guerra
O filme mostra um cenário do século XX, porém em alguns aspectos tem coisas algo surreal até para os dias de hoje, citarei com exemplo as aeronaves.
O reino de Sophie está em guerra com o reino vizinho e apesar disto ser apenas o "plano de fundo": entre o reino que Sophie mora e o reino vizinho, Howl que é uma mago formado na academia de mágica, é chamado para convocado para lutar, porém ele fica constantemente recusando, pois não vê motivo nesse guerra e detalhe, o castelo é mágico e tem quatro "saídas", na mesma porta, girando algo parecido com uma roleta ele pode sair em 4 lugares, dois deles são os reinos que estão em guerra, portanto seus dois endereços "oficiais" são nos dois reinos e ele é convocado a lutar por ambos lados, além de tudo isso se ele não lutar do lado da sua antiga mestra, perde seus poderes. Um fato importante no filme: Howl não tem coração, literalmente, porém este  mistério só será revelado no final.


SPOILERS!

Pessoal, se vocês ainda não viram o filme por favor não leiam esta parte, uma vez que estrei contanto grande parte do final, mas que ao mesmo tempo é essencial para o post, agora se você já viu ou não tem problema com spoilers, siga em frente!

Howl e Calcifer
Sophie acaba voltando para o passado de Howl e descobre qual é a conexão que tem entre Howl e Calcifer. Quando criança, Howl (que era até então aprendiz da Suliman) teve um contato com o demônio Calcifer, que estava cainda na terra, para que este não moresse, Howl lhe deu seu coração. Depois disso o feiticeiro "cria" o castelo e se distancia de sua mestra. 


E o príncipe?
Como já coloquei na sinopse, o "motivo" (coloquei entre aspas, pois uma guerra não começa assim do nada, sempre há diversos fatores que antecedem uma guerra, neste caso o motivo estaria mais para estopim) desta guerra foi o desaparecimento do príncipe do reino vizinho, no final mostra o que havia acontecido com ele, e para ser bem sincera foi um dos maiores plot twits que eu já vi, pois é alguém, na verdade algo, que você nem relacionaria. O Príncipe havia sido enfeitiçado e havia se transformado no Cabeça de Nabo, exatamente, o espantalho que ajudou Sophie. 


Coração
Howl e Sophie vão desenvolvendo ao longo da trama um romance, assim como "desenvolvem" individualmente, e quando ela descobre da conexão entre Howl e Calcifer, a guerra já estava ocorrendo e Howl estava ferido.Devido a isso ele estava fraco portanto Calcifer e o castelo também, este último começa a desabar e em toda a confusão, Calcifer cai nas mãos da velhinha que estava morando com eles (a Bruxa do Nada, que havia perdido seus poderes) e esta matando-a, para salvá-la, Sophie joga água na bruxa, porém isso coloca em risco as vidas de Calcifer e Howl. 


Quando o demônio estava morrendo, Howl estava se transformando, pois não tinha coração e um mago sem coração  vai se transformando aos poucos num monstro.Sophie coloca a chama de Calcifer no peito de Howl, e o mago ao, acordar, se mostra se mostra confuso e diz: "Me sinto horrível, é como se tivesse um peso no meu peito" e tem como resposta uma das frases mais marcantes do filme "O coração é um fardo bem pesado".


Pessoal, por hoje é tudo, espero que tenham gostado do post e adoraria que assistissem este filme, juro que é maravilhoso!


L Quinn






You may also like

2 comentários :

Tecnologia do Blogger.