Olá, iniciantes! Tudo bom com vocês? Acho que você já perceberam que meus posts estão sendo muito sobre animações, e hoje eu queria escrev...

Divertida Mente: A Complexidade das Emoções

/
0 Comments
Olá, iniciantes!
Tudo bom com vocês?
Acho que você já perceberam que meus posts estão sendo muito sobre animações, e hoje eu queria escrever sobre algo que não fosse animação, como você devem ter percebido, eu não consegui, pois percebi (na verdade um coleguinha percebeu) que ainda não havia um post sobre Divertida Mente (ou "Inside Out"), uma animação que eu adoro!


Sinopse:
Quando nasce Riley nasce, dentro de sua mente, cinco emoções ganham vida - Alegria, Tristeza, Repulsa, Medo e Raiva. As emoções vivem na mente consciente de Riley, onde eles influenciam nas ações e nas memórias dela através de um painel de controle. Suas novas memórias são alojadas em esferas coloridas, que são enviadas para as memórias de longo prazo no final de cada dia. As memórias mais importantes são colocadas numa central na Sede, são chamadas de "memórias base", estas que determinam a personalidade da menina. As cinco memórias bases que criam "ilhas", onde cada ilha reflete um aspecto diferente da personalidade de Riley. 
Quando Riley completa 11 anos de idade, sua família se muda para São Francisco depois que seu pai consegue um novo emprego. Alegria fica preocupada quando Tristeza começa a tocar nas memórias felizes, fazendo com que elas fiquem tristes, então ela tenta mantê-la isolada. No entanto, no primeiro dia de Riley em sua nova escola, Tristeza faz Riley, acidentalmente, chorar na frente de sua classe, criando uma memória base triste e, uma vez que a memórias bases existentes até aquele momento eram todas de felicidade, a Alegria não permitiria que uma triste de tornasse uma memória base, rudo gerou uma grande confusão na sala de controle e Alegria e Tristeza são expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

As emoções:
Cada pessoa tem uma das 5 emoções como "líder". O pai da Riley tem a Raiva, a mãe tem a Tristeza e a  Riley a Alegria, cada um desses "líderes" mostram qual é o traço mais marcante da personalidade de cada pessoa. 

Falarei um pouco das emoções da Riley, que são as mais trabalhadas no filmes:


Alegria: 
Está é a primeira emoção que a Riley "ganha" e é ela que cria a primeira memória da garotinha .É alegre, otimista, determinada e muito entusiasmada, seu objetivo é ver a Riley feliz. À medida que os problemas vão se apresentando na vida da menina, a Alegria tenta ver esses desafios como oportunidades.

Tristeza:
Foi a segunda emoção de Riley, ela fica um pouco excluída das outras emoções, gostaria de ser mais otimista e útil para Riley, mas acha muito difícil ser positiva. Até o final do filme, nenhuma das outras emoções entendem o propósito da Tristeza.


Raiva:
A raiva tem a tendência de explodir quando as coisas não saem como planejado ou quando não recebe o que quer (acontecia quando Riley era menor).. Tem pouca paciência para as imperfeições da vida.


Nojinho:
Gente, eu já fui muito a nojinho antes, revirar os olhos era minha atividade favorita!Tem um caráter muito forte, é sincera e está atenta a tudo que Riley entra em contato – seja brócolis ou a tendência de moda do ano passado.

Medo:
Apesar de parecer apenas um paranoico e algo hipocondríaco ele só que manter a Riley segura. Está sempre atento para identificar possíveis perigos, quedas e riscos.





A profundidade do filme:
De começo, o filme já parece ser algo previsível, quando ela começa já temos uma ideia do que irá acontecer no final, porém a efetivação do filme, ou seja, no decorrer do filme é o que faz este um filme grandioso e único. Tem uma história extremamente criativa e o mundo criado é excepcional.
Exigiu uma grande atenção na tramas, afinal de contas, não há apenas uma trama no filme, existem três. A primeira trama é a que desenrola o filme e é a principal, sendo esta sobre a Tristeza e a Alegria tentando voltar para a sala de comando. A segunda trama é como as emoções restantes, Nojinho, Raiva e Medo, se tornam os principais motivadores comportamentais de Riley. Já a terceira trama trata sobre a Riley em si, e como as ações das emoções nas outras duas tramas afetam decisões e comportamentos da menina na vida real. Vale lembrar que a tramas estão mundo bem conectadas, por tanto algo que decorre na primeira trama afeta a segunda e a terceira, e está conexão nos dá um dos momentos mais tocantes do filme.
O filme é genial, pois consegue trazer uma questão extremamente complexa e colocá-la num filme de crianças, a complexidade das emoções explicada com cores e bonecos.


Nós nos identificamos com a trama:
Este filme esta recheado de momentos que todos vão ver e pensar "nossa, isso já aconteceu comigo", e é brilhante a forma como os diretores conseguiram colocar isso no filme, alguns grandes e ótimos exemplos são: 
-O jingle da propaganda. 

Quem nunca, do nada, se lembrou de alguma música? Bom neste filme a criatividade estava super a favor e o filme trás uma explicação para isto. Existem uns bixinhos ( folks, não vou lembrar do nome dele! sorry) que tem a função de "eliminar" a memórias descartáveis, estes personagens podem também enviar para a sala de comando qualquer lembrança e ela será projetada, então eles, para sacanear as emoções (principalemnte a Raiva que não aguenta mais o jingle) enviam para a Sede a memória da musiquinha de uma propaganda. 

-O cérebro congelado:
Acredito que todos já passaram pela horrível sensação de cérebro congelado. No filme é mostrado isso também e, novamente, ele tem uma explicação para o que acontece na cabeça que nos faz sentir esse congelamento. 
Reparem como as emoções não sabem o que está acontecendo. 



-O Amigo Imaginário:
:'(
Talvez nem todos aqui tenham tido um amigo imaginário ou não se lembrem, mas no filme é muito bem explorado esta figura de amizade. Bing Bong é o amigo imaginário de Riley, mas à medida que ela foi crescendo foi se esquecendo dele, até o ponto que já não brincavam mais. Quando Tristeza e Alegria estão tentando voltar para a Sede, Bing Bong as ajuda e Alegria promete que fará Riley se lembrar dele. Bing Bong é uma mistura de três animais (golfinho, elefante e gato) que chora doces, algo condizente com o que uma criança imaginaria. Seu grande sonho é voltar a "viajar com a Ryley para a lua".


Curiosidades:


-Claro que o famoso carro da Pizza Planet também teria que estar neste filme.

O diretor do filme diz que, no filme, o carro da Pizza Planet aparece 3 vezes, porém a única encontrada até agora é a que aparece numa das memórias da Riley. 






A equipe de roteiro chegou a considerar vinte e sete emoções, mas para facilitar os trabalhos e  descomplicar a trama, o número foi limitado a apenas cinco. Orgulho e Confiança foram algumas das opções eliminadas. Porém foi feita uma tabela que mostra a junção de duas emoções formando outra.





Este tópico é para mostrar como a Pixar está conectada, e por isso surgem várias teorias. A Teoria Pixar é a maior dela e apesar de encaixar na teoria, algumas coisas a fazer ficar "falha", porém não vou falar sobre essa teoria. Mais uma vez conectado os filmes, foi colocado a Colette (do filme "Ratatouille") numa revista.  




E por último mas definitivamente não menos importante, temos o famosa homenagem que aparece todos os filmes da Pixar (que já falei sobre no meu post sobre "Os Incríveis"): o A113








Reciclagem:
A Pixar passava por extenso momento de "reciclagem". Depois do longa "Up: Altas Aventuras" foram lançadas em sua maioria (a exceção é "Valente") sequências de outros filmes, como: "Toy Story 3" e "Carros 2". Divertida Mente foi o grande retorno da Pixar.












Aqui acaba o post de hoje, pessoal! Espero que tenham gostado!
Não deixem de comentar para que eu saiba das suas críticas sobre o filme ou para sugestões de próximos posts!!


L Quinn 


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.