Olá, pessoal! Hoje fui à exposição "O Mundo de Tim Burton" e comecei a lembrar de todos os filme que eu já vi desse diretor. Um ...

The Nightmare Before Christmas: Tudo veio de um poema

/
0 Comments
Olá, pessoal!
Hoje fui à exposição "O Mundo de Tim Burton" e comecei a lembrar de todos os filme que eu já vi desse diretor. Um dos meus favoritos é, definitivamente, "O Estranho Mundo de Jack" ou "The Nightmare Before Christmas". Lembrando que o filme não foi dirigido por Tim Burton e sim por Henry Selick (que também dirigiu "Coraline e o Mundo Secreto"), Burton ficou apenas na produção do filme, uma vez que estava ocupado dirigindo "Batman: O Retorno" (1992).


Sinopse:
A "Cidade do Halloween" é um mundo de sonho repleto de cidadãos, tais como monstros deformados, fantasmas, duendes, vampiros, lobisomens e bruxas. Jack Skellington é o centro das atenções da celebração anual do Dia das Bruxas, celebração que os cidadãos passam o ano inteiro organizando, mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. 
Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade: Dia dos Namorados, Dia de São Patrício, Páscoa, Ação de Graças, o próprio Halloween, o Dia da Independência e, o que mais chamou a atenção de Jack, o Natal. O esqueleto acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino e ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido completamente o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a fazerem seu próprio Natal.

Inspiração inusitada:
O filme foi baseado num poema que Tim Burton escreveu e a inspiração de Burton para este poema, por sua vez, veio quando ele estava em uma loja e viu os funcionários trocando as propagandas do Halloween pelas de Natal e lhe pareceu muito interessante a mistura de fantasmas e duendes com o Papai Noel e suas renas. Você pode ler o poema original de Burton aqui (traduzido e escrito) ou ver um vídeo muito lindo do poema aqui. É possível ver que os únicos personagens do poema são: Jack, Zero e Papai Noel, os outros personagens foram criados para a animação.


Não é o estilo da Disney:
Tim Burton e Henry Selick, fogem bastante ao "ideal de filmes da Disney", apesar de suas obras mais famosas serem animações, são muitas vezes, colocadas como "assustadoras para crianças", as primeiras reações com o Estranho Mundo de Jack, foram similares. A produção da animação começou em julho de 1991. A Walt Disney Pictures decidiu lançar o filme sob o nome da Touchstone Pictures devido a que pensavam que o filme era "muito obscuro e assustador para as crianças". Aos longos dos anos, com o sucesso financeiro e crítico que o filme havia conquistado, a Disney investiu no filme em um formato 3D.


Gravação do filme:
Para facilitar a gravação do filme foram criados dois sistemas: um alarme de luz, cuja função era avisar os animadores caso alguma luz no cenário falhasse, o outro sistema permitia ao marionetista substituir, discretamente, um boneco, caso ele se estragasse de alguma maneira, durante a tomada. Estes sistemas eram essenciais, pois antes deles, se alguma luz falhasse ou o boneco estragasse, a tomada acabava sendo perdida.


Curiosidades:
-O compositor do filme é um grande amigo de Tim Burton chamado Danny Elfman, um compositor muito talentoso, para vocês terem noção ele que criou a icônica trilha dos Simpsons!! Burton passava o roteiro da cena para Danny e este, sem ver a agravação da cena, criava a trilha que ele julgava adequada.

-Em 2001 a Disney propôs que Tim Burton fizesse uma sequência, porém o diretor, que possui 54% dos direitos do filme, recusou e ainda disse o seguinte: "seria um prazer ver novamente meu esqueleto favorito, mas, sinceramente, prefiro que a magia continue e não se destrua com várias sequências".

-Quando Jack está entregando presentes é possível de identificar algumas referências a filmes do Tim Burton:

Batman: O Retorno (O pato onde o pinguim escapava é bem similar a este presente)   









Os Fantasma se Divertem :









Um pouco da exposição:
Falarei um pouco de como foi estrar no "Mundo de Tim Burton". Bom, gostaria de colocar fotos aqui com alguns desenhos que Tim Burton fez, porém era proibido tirar fotos e/ou gravar, a pedido do próprio Tim Burton.
A exposição começa mostrando algumas influencias do diretor e a medida que vamos subindo vemos alguns esboços que ele fez, algumas relacionadas a algum filme outras não. Uma parte muito legal é quando temos que descer. A descida foi feita em forma de escorregador então fica muito emocionante e quando você chega ao "andar", vê desenhos e fotografia que o diretor fez. A partir dai começamos a entrar na mente de Burton, pois vemos fases como angústia, medo, emoção, etc. 
Já mais para o final vemos os projetos que foram realizados, os bonecos, como Umpa-Lumpas, Jack, Oogie Boogie, e muitos mais desenhos dele, e o que me impressionou foi a delicadeza e o cuidado com que eles foram feitos. O meu favorito de todos, DEFINITIVAMENTE, é o que aparece ao lado.
A exposição é maravilhosa, amei cada detalhe dela, é como se fosse um grande filme de Burton na vida real <3


Espero que tenham gostado do post, como já disse este é um dos meus filmes favoritos, então fiquei muito entusiasmada em escrever. Ah! Se vocês forem ler o poema, verão que ele está traduzido, grande parte dele fui eu que traduzi, para que rimasse, então, me desculpa se algo não agradar!

L Quinn








You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.