Olá galera, como vão? Se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?  As inscrições estão abertas até essa sexta (20/5/16)! Fiquem...

X-Men: diversidades, mutações e um pouco de História

/
0 Comments
Olá galera, como vão? Se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? As inscrições estão abertas até essa sexta (20/5/16)! Fiquem ligados!

Estava sem ideia sobre o que falar hoje, tenho corrido bastante (escola... Vocês sabem como é!) e sem muita ideia decidi falar de X-Men! Um dos melhores grupos da Marvel Comics estreia nessa semana nos cinemas tupiniquins com o novo filme X-Men: Apocalypse, e, para quem está por fora das notícias, vai ser um reboot em cima dos personagens - reboot porque eles já foram apresentados na trilogia clássica de X-Men, que começou em 2002. Mas se vão "rebootar", eles terão que fazer mudanças na caracterização dos personagens, mas como cada um é? Quem é Apocalypse? (O da Marvel, o da DC chamamos de Doomsday, ok?) Tentarei responder essas perguntas aqui! Então bora lá!

X-Men 
Trata-se de um grupo de pessoas que carregam o gene X em seus cromossomos, e utilizam de seus "dons" para um bem maior, o bem da humanidade. A equipe sofre de constantes rotações, uma vez que a população mutante cresce mais e mais, e depois é diminuida por ações humanas (explicarei mais a frente). Os membros, também chamados de mutantes, são Wolverine, Ciclope, Jean Grey (Garota Marvel na época, e depois se nomeou Fênix), Fera, Lince Negra, Colossus e Míssil (aqueles dois do filme do Deadpool, lembra?), Noturno, Anjo, Homem de Gelo etc, e todos são liderados por um dos maiores telepatas, e um dos maiores conhecedores de genética do mundo, Professor X, ou Charles Xavier.

Contexto 
X-Men é uma ótima dica para estudar História, na verdade quadrinhos em geral são uma boa forma de estudo - principalmente sobre Guerra Fria; na "aula" de hoje falaremos sobre os movimentos sociais da década de 60, em especial, aqueles que colocavam a diversidade em pauta. 
Stan Lee, criador do grupo e de outros heróis da editora Marvel, era um obsevador da realidade, ele tentava trazer uma parte do mundo e dos eventos que ocorriam para os quadrinhos, a partir daí surge Hulk, Thor, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico e, claro, os X-Men. Observando os movimentos sociais, que criticavam o racismo, liderados por Malcom X e Marthin Luther King( focando-se na luta pelos direitos dos afrodescendentes), Stan Lee usou essas personalidades históricas para criar um grupo de super-heróis que seriam rejeitados pela sociedade (da mesma forma que os negros, mulheres, homossexuais e afins na época), mas lutariam pelo bem da mesma. 

Curiosidades: 
-Magneto e Charles Xavier inspiraram Malcom X. e Mathin L. King, respectivamente.
-O ano em que se passa X-Men: Primeira Classe , eles abordam uma crise de mísseis soviéticos, que ocorreu (no filme e na vida real, mas de forma um pouco diferente) em 1962, o mesmo ano de publicação da primeira revista dos X-Men!

Bem e o mau?
A bondade e a maldade têm um linha muito tênue que as separa, isso não é novidade para ninguém, e o mesmo é retratado aqui nos quadrinhos. Como poderia o Stan Lee, colocar Malcom X. como vilão de uma história em quadrinhos? Para o personagem de Magneto, os humanos devem sofrer o mesmo mal que os mutantes sofrem, seriam um "mais vale ser temido do que amado" em outras palavras, mas essa crença do Magneto, possui um fundamento; o personagem sofreu anos nos campos de concentração da Alemanha nazista, e por sentir na pele essa dor, ele desenvolve um ódio contra a humanidade e diz que os mutantes são a evolução. Em contrapartida, Charles Xavier viveu como um garoto normal, e bem cedo soube usar seus poderes telepatas; cresceu e dedicou uma vida inteira aos estudos da genética, acreditando que com esses poderes, eles poderiam fazer do mundo um lugar melhor, como se fosse uma benção divina, e como um outro carinha da Marvel bem disse uma vez: 
"Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades."

Os personagens 
O post já está maior do que deveria, por isso peço que vejam os filmes anteriores da segunda trilogia para que eu não explique todos os personagens [afinal, também tenho coisas pra fazer!]. Focarei aqui os "novatos ".

Psylocke: Irmã do Capitão Bretanhã, Psylocke é uma ninja com poderes telepáticos! Ela é extremamente habilidosa, e consegue "materializar " objetos cortantes com o poder da mente! 

Anjo/Arcanjo: já foi revelado que o Anjo se tornará o Arcanjo, que é sua forma ao se transformar em Cavaleiro do Apocalipse; dentre suas habilidades estão o vôo com suas asas, e agora ele terá asas metálicas que poderão servir de arma, fazendo com que ele arremesse penas de metal cortantes! Se serão venenosas como nas HQ eu já não sei.

Apocalipse: Considerado por muitos como o mutante mais velho que pisou na Terra, Apocalypse esteve presente desde o início das civilizações, sendo considerado um deus em diversas religiões, chamado de Maomé, Kreshna entre outros. É um mutante nível ômega (grande poder, o mais alto nível de poder que existe) capaz que manipular matéria, podendo mover as pirâmides do Egito, ou mesmo construí-las do zero; sempre acompanhado de Quatro Cavaleiros (sim, os da Bíblia) para trazer a destruição ao mundo. 


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.