Hoje falaremos de um dos filmes do genial diretor Stanley Kubrick! Dr. Strangelove (ou Dr. Fantástico, como ficou traduzido para português...

Dr. Strangelove: Guerra Fria, humor negro e ninguém liga para nada

/
0 Comments

Hoje falaremos de um dos filmes do genial diretor Stanley Kubrick! Dr. Strangelove (ou Dr. Fantástico, como ficou traduzido para português) é de 1964 e faz uma crítica em forma de humor negro do período que hoje estudamos nas salas de aula como Guerra Fria (1951 - 1989).


O enredo é pautado numa ordem do presidente dos EUA, uma ordem de ataque às instalações da União Soviética. O bizarrro dessa ordem de ataque  é que o presidente é um pacifista radical, que quer manter um bom diálogo com os soviéticos a qualquer custo e evitar uma nova guerra mundial - ou melhor dizendo, uma guerra nuclear.

Com o pedido aprovado e sendo repassado para diversas bases militares americanas, somos apresentados à diversos personagens e cada um deles se relaciona de forma cômica com o pedido de bombardeamento da União Soviética. Se o bombardeio acontecer, o fim da humanidade é inevitável, teremos bombas nucleares disparadas de todos os lados levando a morte de todos os seres vivos; porém isso não parece incomodar um general que quer mais matar os comunistas (embora mais tarde venha a morte dos americanos) ou mesmo os russos, que após serem informados do bombardeio insistem em querer retirar informações confidenciais dos americanos ao invés de procurarem um meio de impedir as bombas.

O filme possui 1 hr e 34 min, é em preto e branco, e mesmo sendo muito bom e com diversas sacadas inteligentes, um ponto que achei cansativo do filme é a "ida e vinda" para as cenas de um dos aviões que foi autorizado a fazer o bombardeio. Essas personagens ficam planejando o ataque, seguindo as ordens como lhes foi ensinado, porém a parte engraçada é que enquanto o presidente e as demais personagens tentam impedir o ataque, os pilotos seguem na contra-mão. [Não posso falar mais aqui pois seria um spoiler.]

Saldo final:

É um filme divertido, exige concentração, tem suas piadas bem colocadas, há uma crítica em torno do momento que foi publicado, porém tem alguns defeitos que acabam por torná-lo repetitivo em alguns momentos, que pode vir a tirar a graça do filme.


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.