Vamos bancar os cults  hoje indo ao começo da literatura mundial - claro, desconsiderando obras religiosas como os escritos hindus, os Veda...

Édipo Rei - Sófocles: o trágico destino que os deuses reservaram à Édipo

/
0 Comments
Vamos bancar os cults hoje indo ao começo da literatura mundial - claro, desconsiderando obras religiosas como os escritos hindus, os Vedas; falaremos hoje sobre um trma muito interessante que é o Destino, abordado brilhantemente em "Édipo Rei", um clássico da literatura grega antiga!

Um pouco de história...
A Grécia Antiga foi responsável por uma série de coisas que nós temos nos dias de hoje: a democracia (hoje representativa, mas na época era democracia direta), a filosofia ocidental (detalhe: filosofia enquanto forma racional de compreensão do mundo; difere da filosofia oriental que mistura muito a religião com a filosofia e entende a mesma mais como um "estilo de vida"), a sua mitologia e uma das coisas mais importantes que nos deixaram foi a poesia, os cantos épicos (obras pilares do pensamento ocidental que são a Ilíada e a Odisséia) e o teatro grego!
O teatro grego tinha duas grandes linhas: as tragédias e as comédias. As palavras são as mesmas, mas os significados se mostram diferentes da Antiguidade, por exemplo: comédia, para os gregos, não era algo engraçado, feito para rir, como nós entendemos hoje, mas sim uma peça teatral que tem um final feliz*; assim a tragédia é bem o oposto - essa não mudou muito o significado com o tempo -, tendo um final triste na peça. O ponto que é importante ressaltar da tragédia grega é o tema do livre arbítrio e o destino: será que tudo acontece por acaso? Nada no mundo, na natureza segue uma ordem planejada? Ou seriam os deuses nos usando como bem querem? Somos protagonistas de nossas vidas, ou somos marionetes? Temas desse tipo eram abordados em peças de teatro e "Édipo Rei" é um ótimo exemplo disso!

*curiosidade: a obra "Divina Comédia" de Dante Alighieri tem a palavra "Comédia " justamente por ter um final feliz, pois o protagonista, ao passar pelo inferno e purgatório, enfim chega ao paraíso, a terra prometida, tendo um final feliz.

Pintura que retrata a grande tristeza e sofrimento de Édipo(centro) ao perceber teu destino 
Afinal o que é essa peça "Édipo Rei"?
É uma peça  teatral (muito curta) que conta o destino cruel que foi reservado à Édipo, o rei de Tebas (antiga cidade-estado grega) que tinha como destino casar-se com sua mãe e matar seu pai. A peça (que na versão da L&PM POCKET com a tradução de Paulo Neves possui 90 páginas) mostra como Édipo, um rei adorado por seu povo, entra em decadência ao tentar evitar o destino que os deuses reservaram para ele. A obra começa com uma terrível praga que aflinge a cidade de Tebas, Édipo (que outrora salvou a cidade de uma crise) decide se mobilizar para ajudar seu povo novamente, assim o rei consulta oráculos [como todo bom grego faria] em busca de ajuda divina para saber como resolver o problema e descobre que seria necessário expulsar o assassino de seu pai, nisso a trama se desenvolve em busca do assassino, até que Édipo é avisado por um oráculo que ele seria responsável pela morte de seu pai e casaria com sua mãe; tentando evitar o destino Édipo enlouquece e se vê desesperado, mas tudo se mostra em vão. 
A obra mostra muito bem que não se pode evitar o destino, antes mesmo que percebamos ele já se concretizou. Édipo que foi uma vez um dos mais felizes reis de Tebas caiu em desgraça numa gigantesca reviravolta, por que seria diferente com nós, meros mortais? É um debate filosófico profundo, no qual não temos - e talvez nunca teremos - a resposta, ainda que a ciência, a filosofia e outras áreas do saber tenham se empenhado em responder esse gigantesco enigma. Além disso a obra mostra em alguns momentos certas ideias que me chamaram a atenção, por exemplo, se Édipo não soubesse de seu destino, será que ele seria mais feliz? Ele poderia viver toda sua vida pensando estar bem, tudo agindo conforme ele planejou e não como os deuses quiseram, será que isso não se aplicaria a nós, leitores?

"Mas por que devo ler 'Édipo Rei'?"
Bem, de fato não deve ler a obra, mas seria recomendável lê-la, primeiro porque é muito gostoso de se ler, pensava que eu penaria muito pra ler, sendo um tema complexo e uma escrita rebuscada, mas para meu espanto (e minha alegria) estava errado, a edição da L&PM Editora está de parabéns, é uma tradução e uma obra tão boa de se ler que é possível que termine a leitura em um dia, possuindo uma escrita pouco comum, refinada e rebuscada, ainda sim é mais fácil do que ler muitos outros autores; segundo ponto é: a obra influenciou Freud, o pai da Psicanálise, um dos maiores gênios do século XX! A literatura grega certamente influenciou mais intelectuais ao longo da história do mundo, como o filósofo Nietzsche - que era filólogo, estudava muito línguas mortas e nisso conheceu o teatro grego, escritos pré-socráticos além da filosofia platônica, aristotélica e toda posterior. Mas o Freud é aqui citado por desenvolver uma tese que se chama "Complexo de Édipo" (infelizmente não posso explicar esse assunto pois sei pouco e não é o espaço para isso, mas o pouco que sei posso dizer que tem a ver com a obra grega). Por fim, é um clássico, consegue na internet gratuitamente ou paga muito barato em sua versão de bolso, certamente é um bom investimento, fica a dica!

Nota: é um clássico, logo um 5/5 é obrigatório!


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.