Moby Dick é certamente um clássico da literatura mundial e que todos conhecem por causa da clássica baleia branca que dá nome ao livro, mas...

Moby Dick (quadrinho): os incríveis mares desenhados pelo Chabouté!

/
0 Comments
Moby Dick é certamente um clássico da literatura mundial e que todos conhecem por causa da clássica baleia branca que dá nome ao livro, mas entender o livro como um simples livro que fala de caça às baleias é um erro (erro que eu mesmo cometi!). A obra de Herman Melville fala de um embate do homem com a natureza, do bem com o mal (encarnado na Moby Dick, e isso é dito numa passagem do livro), e fala sobre as loucuras que o ser humano pode fazer em nome da vingança. Contudo é compreensível que nem todos tenham lido Moby Dick (assim como este humilde escritor), afinal os clássicos carregam essa “aura” de quê devemos estar num momento ideal para lê-los - o que vale para alguns, outros nem tanto…Para então saber da tripulação do Pequod, Capitão Ahab e tantos personagens emblemáticos devemos recorrer ao livro, mas caso sinta-se pouco motivado a ler o livro, procure ver essa postagem.

Resultado de imagem para moby dick pipoca e nanquim


Uma salva de palmas para o Pipoca e Nanquim!

Antes de mais nada eu devo parabenizar a equipe do Pipoca e Nanquim que antes era só um canal de quadrinhos, filmes e séries do Youtube e recentemente eles se tornaram a Editora Pipoca e Nanquim! (Esse é um canal que acompanho e gosto muito, super recomendo!) Graças a Editora Pipoca e Nanquim que temos esse quadrinho no mercado e devo falar que a edição deles está lindíssima, aquele tipo de encadernado que você deseja ter na sua estante só para fazer charme e se exibir para os amigos [risos], mas se engana quem pensa não haver nenhum conteúdo de qualidade dentro dessas páginas - e é precisamente disso que trataremos agora!

História ainda clássica

Apesar de ter sido escrita no século XIX, num período em que alguns países praticavam comumente a baleação - usando o óleo de baleia como combustível para queimar velas, além de outras funções das mais diversas -,Moby Dick ainda é atual. Não por essa dependência da pesca baleeira, que ainda existe (e que, não raramente é predatória); mas a trama é atual por tratar do embates do homem com a natureza ou com o destino, a vingança, o vazio dos oceanos etc.

A história é de conhecimento geral: um capitão (Ahab) procura insanamente pelos oceanos em busca da Moby Dick, a baleia* que devorou sua perna, agora Ahab e sua tripulação do Pequod querem a baleia para realizar seu desejo de vingança.
[*Nota: Moby Dick não é uma baleia, é um cachalote]

Se a história é tão “previsível” (eu por exemplo não sabia o final do Moby Dick e achei muito surpreendente!) e de conhecimento geral, por quê deveria comprar essa edição? Bem, caso não tenha lido o livro ainda e quer saber o básico, vale a pena a aquisição, ou pode comprar para ter uma “versão dinâmica” do clássico - porque Moby Dick não é curto não! Ou você pode adquirir a HQ só para saborear a abordagem e os lindos desenhos do Chabouté!

Resultado de imagem para moby dick pipoca e nanquim

Comumente as adaptações de histórias literárias para quadrinhos se mostram medianas ou ruins - li algumas poucas nas bibliotecas que as encontrava e tive um sentimento de distanciamento do material original, uma espécie de “alienação literária”, ainda que acompanhada de uma boa arte -, contudo Moby Dick foge dessa regra (que bom!) e se mostra como um quadrinho que aproxima o leitor da obra, dos detalhes. Haverá incontáveis passagens que admiramos o PEQUOD vagando nos mares e esses momentos, creio, se mostram como um respiro para a tensão que é construída ao longo da obra, e, também, para que o leitor se sinta mais inserido nesse universo.


Para quem recomendaria o quadrinho? Para os curiosos com as práticas dos marinheiros - nesse quesito o livro certamente é mais recomendado, tanto que é muitas vezes considerado um romance histórico, justamente por mostrar com tamanho descritivismo as técnicas e métodos da caça às baleias usadas na época. Além disso recomendo para quem tem vontade de ler o clássico, mas sente aquele “medo literário” de se aventurar e se desapontar com a leitura; recomendo também para quem gosta de um quadrinho bem desenhado.

Deixarei aqui alguns links como “Leitura complementar” para se aprofundarem ainda mais no mundo criado por Herman Melville!



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.