A série "Cobra Kai" está há um tempo na Netflix e só consegui assistir tudo agora, e estou ansioso para a terceira temporada, que ...

de
8
undefined

Cobra Kai: Ataque primeiro. Ataque com força. Ataque sem dó.

/
0 Comments

A série "Cobra Kai" está há um tempo na Netflix e só consegui assistir tudo agora, e estou ansioso para a terceira temporada, que chega em janeiro de 2021. Decidi então indicar esta série incrível para vocês curtirem nas férias de fim de ano e já se prepararem para o que está por vir. Vamos lá!

 Cobra Kai': Netflix explica o legado da série em novo vídeo incrível;  Confira! | CinePOP

Caminhos do karatê:

"Cobra Kai" é uma série que revive o clássico filme "Karatê Kid - A hora da Verdade" (ou "The Karate Kid", título original em inglês), de 1984. Resumindo um pouco deste marcante filme (que se você não conhece precisa assistir pra ontem!): Daniel Larusso (interpretado por Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) chegam numa nova cidade para tentar a vida, mas Daniel não consegue se enturmar, se sente frustrado com sua situação, até que conhece Alli (Elizabeth Shue) por quem se apaixona. Essa amizade começa a se tornar um problema para Larusso quando Johnny Lawrence (William Zabka), o ex-namorado de Alli, passa a infernizar a vida de Daniel. Sofrendo bullying nas mãos de Johnny, certo dia Larusso é salvo pelo Kesuke Miyagi (Pat Morita) que passa então a treinar o Daniel-san no karatê Miyagi-dô, escola de karatê rival de Johnny Lawrence - o Cobra Kai. 

O filme clássico de 1984, que teve duas sequências esquecíveis, foi consagrado pela interpretação dos atores e por demonstrar um pouco da filosofia da arte marcial japonesa (karatê) em situações cotidianas, como limpar o vidro, esfregar o chão etc. E neste ponto vamos nos ater um pouco mais: existem duas filosofias de luta no filme: a linha do Miyagi-dô e a linha Cobra Kai. A filosofia de luta do Sr. Miyagi se orienta por princípios de harmonia, respeito, honra e defesa pessoal, nunca objetiva tirar vantagem dos demais com a força do karatê; no outro lado da moeda temos o Cobra Kai, que possui três regras citadas no título: 1. Ataque primeiro. 2. Ataque com força. 3. Ataque sem dó. Essas regras dizem muito de como os Cobras Kai se portam: são valentões, briguentos, raivosos e não possuem qualquer compaixão e honra. 

Trocando a pele da Cobra:

Na série "Cobra Kai", que estreou em 2018 como web-série, e no ano seguinte foi comprada pela Netflix, retrata agora a vida de Johny Lawrence 34 anos depois da sua derrota por Daniel Larusso no campeonato regional de karatê. A vida de Johny só decaiu depois de perder o campeonato, foi humilhado e passa todos os dias se sentindo fracassado por viver às sombras de Larusso. Mas por acontecimentos do destino, Johny decide ensinar o método Cobra para uma nova geração de adolescentes que querem lutar, e Larusso não pode se contentar em ver o dojô que lhe causou tanto mal se reerguer, por isso decide impedir que essa Cobra volte a rastejar. 

 
 
Esse novo ponto de vista que a série oferece, focar na perspectiva de Lawrence, é um dos pontos mais fortes dela. Johny foi retratado como um valentão nos filmes, e mesmo Sr. Miyagi diz a Daniel que Johny não é alguém ruim, só foi treinado pelo pior sensei de todos: John Kreese (Martin Kove). Porém nem as palavras do sábio sensei foram o suficiente para diminuir a rivalidade entre os dois jovens, que perdurou mesmo depois de anos. E essa rivalidade deles é sempre boa de se explorar, pois os dois personagens são envolventes, divertidos, possuem suas qualidades próprias e são fortemente contrárias, o que sempre causa um choque de ideias (e de socos talvez?). 

Novos punhos, velho karatê:

Outro ponto forte da série estão nas novas personagens: nenhuma delas está aquém de Larusso e Lawrence, pelo contrário, é a nova geração de jovens que vão conflitar com alguns dogmas de cada dojô, por exemplo, quando Johny diz que "não se bater que nem menininha", logo questionam se este comentário não seria muito machista e que precisasse ser reavaliado. Este choque de gerações torna a série muito divertida, falando das músicas, hábitos e cultura dos anos 80 e como diferem e contrastam com os dias de hoje, mas nem por isso não pode haver um bom diálogo entre as gerações. 

 Cobra Kai: paz interior, equilíbrio e karatê no teaser da 2ª temporada |  Minha Série

Por se tratar de uma série de dez episódios de vinte minutos cada, contendo quatro temporadas confirmadas, a série permite desenvolver questões sobre (cyber)bullying, aceitação, romance, paternidade e, claro, luta, com mais propriedade que o filme de 1984 - e ainda conserva a ideia principal: que o karatê pode servir de filosofia de vida, valendo-se para nosso cotidiano. Porém, a bem da verdade, devemos dizer que às vezes há certo exagero por parte de algumas ações dos personagens, de modo "excessivamente teatralizado", não parecendo uma atitude condizente com o personagem em cena.

Conclusão:

Se você assistiu o filme de 1984 pode ir sem pensar duas vezes assistir a série; mas se você ainda não teve a chance de ver o jovem Daniel-san, não se preocupe, há vários momentos de flashback da série que demonstram cenas marcantes que explicam a trama, e não enrolam no enredo. A história de Cobra Kai é rápida, divertida, entretém qualquer um e certamente você vai querer praticar uma luta depois. 

Nota: 9.0/10



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.