Olá, pessoal! Estes dias estava vendo Cisne Negro, pela milésima vez, e me lembrei dos post que sobre este filme. Fiz uma breve menção ao...

Perfect Blue: Distorção da Realidade

/
0 Comments
Olá, pessoal!
Estes dias estava vendo Cisne Negro, pela milésima vez, e me lembrei dos post que sobre este filme. Fiz uma breve menção ao filme de anime “Perfect Blue”, contando algumas das similaridades entre Nina, protagonista de Cisne Negro, e Mima, personagem principal de Perfect Blue. Mas fiquei pensando a acho que este anime merece um post só para si pelo seu intrigante suspense psicológico.
Resultado de imagem para perfect blue anime tumblr
Sinopse
Mima Kirigoe é uma cantora pop de uma banda CHAM!, mas seus produtores deidem por ela que deve abandonar a banda e virar uma atriz, tendo como primeiro projeto uma série de crime dramática. Muitos de seus fãs ficam chateados com sua decisão e uns deles, obcecado por Mima, começa a persegui-la e a enviar mensagens a chamando de traidora, além de ter criado um site que era como um diário de Mima e como se tivesse sido escrito pela mesma, dizendo que estava infeliz desde que saíra da CHAM!
 Decidida a ignorar tais fatos, ela se preocupa com sua personagem na série que sofrerá um sequestro em um dos episódios. Sem ter noção da possibilidade de ser afetada pela cena, Mima fica traumatizada e começa a não saber distinguir a realidade da ficção. Seu problema maior começa quando seus colegas de trabalho são assassinados e as provas apontam para ela mesma.

Satoshi Kon
Sinto que é bom começarmos falando do diretor deste filme já que foi de sua direção que saiu este filme. Perfect Blue é baseado no romance homônima de Yoshikazu Takeohi, havia um roteiro que seria usado para um filme (live action), porém surgiram problemas no início das gravações, portanto concederam à Satoshi liberdade criativa para trabalha com o roteiro original, desde que mantivesse os três aspectos principais da obra: fanatismo, terror e perseguição, uma vez que são estes os pontos que fazem a trama seguir e causam toda a quebra psicológica da personagem principal.
Já que no post de Cisne Negro (que vocês podem conferir aqui), eu fiz uma menção a Perfect Blue, pensei em fazer o mesmo aqui e falar do diretor Darren Aronofsky. Ele toma bastante inspiração dos filmes animes de Satoshi Kon, mas em especial de Perfect Blue, tanto que ele comprou, por cinquenta e nove mil dólares, os direitos desse anime e em seu filme “Réquiem para um Sonho”, ele fez uma cena onde a personagem esta na banheira e é evidente que ele a fez igualzinha à de Perfect Blue, como vocês podem ver aqui. Assim como Cisne Negro, vendo o anime e o filme podem ser observadas muitas similaridades, como a paranoia, o efeito reflexo, em Perfect Blue visível em Rumi e em Cisne Negro na mãe de Nina, mas falarei destes pontos depois.

Atmosfera do filme
É interessante observar que os primeiros minutos dos filme te levam a pensar que o filme trilhará um caminho cômico ou infantil, porém à medida que a história vai se desenrolando, vai sendo desconstruído todo conceito inicial que se tinha do filme. 
Resultado de imagem para satoshi kon tumblr
Definitivamente não é cômico ou infantil, é um suspense psicológico que te incomoda. Ao contrário de Cisne Negro, onde esse incomodo esta nas “transformações”  de Nina em cisne e nos barulho de penas saindo de seus braços, em Perfect Blue o que realmente coloca o espectador dentro da história e faz com que de alguma forma sinta o que Mima está sentindo esta no fato de não sabermos o que é real.
A partir do momento que Mima deixa a banda para entrar no mundo da atuação ela vai se comprometendo, seu senso de realidade e sua própria identidade se perdem. Essa atmosfera do filme nos deixa sempre com um sentimento de desconfiança que é precisamente o que a protagonista sente. 
Resultado de imagem para perfect blue anime tumblrExistem quatro “mundos”, por assim dizer, neste anime: o mundo dos sonhos, que é tudo o que Mima sonha, o mundo virtual, que é bem interessante até, pois este não é um anime recente, é de 1997 e é bem na década em que a internet estava se popularizando, portanto surgem diversos sites um deles (no anime) é o “Quarto de Mima”, onde estão informações dela, pensamentos e sentimentos, que a afundam ainda mais na paranoia. O terceiro dos quatro mundos que existem na história é o mundo da ficção que é a história da série de crime dramática em que Mima está trabalhando, e por último está o mundo real. 
Estes mundos são o que mais incomodam no filme, pois aparece, por exemplo, um assassinato, mas havia sido tudo um sonho, ou aparece Mima internada em um hospício, só que na verdade era uma cena da série que ela atua. Chega a ser estressante, pois o filme acaba e ainda existem questões no ar e dúvida sobre o que era real e o que não era.

Mima
Começarei falando que Mima não estava preparada para mudar de carreira assim. Ela não era a mais famosa das cantoras quando estava na banda CHAM! porém jamais teve que lidar com todo o estresse que foi o começo de carreira como atriz. 
Ela esta despreparada tanto em talento, pois vemos que sua primeira cena nesse seriado só tem uma fala sua e mesmo assim ela tem que repeti-la várias vezes em voz alta para me memoriza-la, quanto em maturidade. Quanto mais Mima vai entrando nessa nova carreira, mais vai se perdendo de si, mais perde seu senso de realidade, basicamente se afundando.
Como uma atriz novata ela deve submeter-se ao que o seu representante e o diretor querem que ela faça, mesmo que a tirem bastante de sua zona de conforto. E foi exatamente o que aconteceu quando a carreira dela não decolou de imediato, aceitou fazer cenas de alto conteúdo sexual, e vemos que ela está super desconfortável, e ainda faz um ensaio fotográfico erótico, tudo isso na esperança de fazer sua imagem como atriz ganhar reconhecimento. 
Mas nada disso ajuda e para piorar a situação ela mostra ser uma pessoa condicionada pelos outros, movida em grande parte pelo que os demais falam e pensam dela e essa cena juntamente com o ensaio fotográfico, além de serem trabalhos que a envergonham, tiveram uma tremenda rejeição dos fãs que alegam que Mima “está manchando sua imagem”.
Há um fã em especifico que fica extremamente irritado o famoso 100% putasso o conhecemos como Me-Mania. Desde o show em que Mima confirmava suas intenções de sair da banda que ele fica ainda mais obcecada por Mima. A aparência dele é meio bizarra e logo em seus primeiros minutos em “tela” ele dá a entender que quer a Mima. Enquanto ela cantava, ele colocou sua mão na frente e ficou parecendo que a protagonista estava em sua mão. Mas já quando Mima começa a atuar chegam umas “ameaças”, uma carta que era para ele, mas foi aberta por seu produtor explode e ele fica ferido, começam a chegar faxes na casa dela, indicando que Mima estava sendo observada e quem o estava fazendo não ficou nem um pouco contente com as decisões que ela havia tomado.

O Quarto de Mima e Me-Mania
Em meio a todo esse caos psicológico em que a garota esta envolvida, surge, no auge da popularização da internet, um site chamado “O Quarto de Mima”, era como uma espécie de tour pelo quarto da atriz. Ela a princípio acha engraçado e até fofo alguém criar um site e tentar adivinhar como era seu quarto, o que ela fazia, mas começou a perturba-la o fato de quem escreveu isto estava acertando onde estavam as coisas e ainda pior, sabia tudo o que Mima estava sentindo acerca dessa sua nova profissão. 
No site havia uma parte que servia como diário e lá haviam confissões sobre “seus arrependimentos ao mudar de carreira”, sua profunda tristeza, e escrevia tudo como se fosse a própria Mima, usando diversas vezes o “eu”. E este site é o comecinho desses vários “mundos”, pois quanto mais ela lia esse diário mais ela se questionava se realmente não tinha sido ela que o escrevera. Descobrimos mais para a frente, não que tenha sido uma grande surpresa, que o autor do site era o stalker Me-Mania que, como eu já disse, estava obcecado pela garota, ainda mais depois que ela saiu da CHAM!
Resultado de imagem para perfect blue tumblrMas não bastou para esse stalker recorrer ao terror psicológico, ele começou a atacar fisicamente, não a Mima, pois estava obcecado por ela, mas assassinou a sangue frio aqueles que haviam “manchado a imagem de Mima”, eram estes: o roteirista, que incluiu a cena onde ela trabalhava num bar de strip e foi estuprada; o produtor dela, que foi a pessoa que a fez sair da banda e finalmente o fotógrafo, que tinha tirado e publicado as fotos onde há um grande grau de nudez de Mima (vale lembrar que ela tinha concordado com todas essas decisões, mesmo não se sentindo confortável com elas). 
Ah! Se você ainda não viu este anime aqui começam a surgir spoilers então prossiga com cuidado. Há outro personagem, além do stalker, que não está nem um pouco feliz com o rumo que Mima deu à sua vida foi sua assessora, Rumi, ela mesma foi uma cantora que acabou não encontrando sucesso, é um efeito reflexo, ela quer ver seus sonhos concretizados através de outra pessoa, neste caso, a Mima (o mesmo acontece com a mãe de Nina em Cisne Negro, por exemplo). Revela-se mais tarde que ela é a pessoa que fez Me-Mania criar o Quarto de Mima, assassinar os três homens que destruíram a imagem dela e no final ainda tentou matar a garota, alegando que ela era a verdadeira Mima.
Rumi acabou não tendo sucesso em sua tentativa de se livrar de Mima, e alguns anos mais tarde ela aparece internada em um hospício, ainda vivendo a fantasia que criou em sua cabeça, que ela era Mima. Isto levanta uma questão sobre nossa identidade: ela é sempre a mesma, desde que nascemos até nosso último suspiro? Muda no decorrer da vida? Sabemos como ela será?


Por hoje é tudo pessoal! Espero que tenha gostado do post e se ainda não assistiram este anime corre pra ver, não vai se arrepender. E se você já viu, assista novamente!


L Quinn


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.