O ano de 2018 começou! Estávamos fora por uma série de questões pessoais que vão desde vestibular, falta de conteúdo, trabalhos e afi...

Horizon Zero Dawn: máquinas pré-históricas

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O ano de 2018 começou! Estávamos fora por uma série de questões pessoais que vão desde vestibular, falta de conteúdo, trabalhos e afins, portanto pedimos perdão desde já, além disso nossa equipe está menor, muitos membros pararam de post faz um tempinho já por diversos fatores. Vida que segue, Iniciantes! Para não ficarmos falando de coisas negativas logo nesse dia 10 de Janeiro de 2018, vamos falar desse petardo que foi Horizon Zero Dawn.

O título exclusivo da Sony (PS4) me chamou a atenção desde seu anúncio; desenvolvido pela Guerrilla Games, a mesma empresa que fez a famosa série KillZone, Horizon já tinha um grande peso nas costas. Uma empresa que até então era conhecida por fazer jogos de tiro em primeira pessoa agora deveria fazer um jogo de Ação e Aventura em terceira pessoa em um mundo aberto, é uma baita mudança! Será que a desenvolvedora conseguiu atingir seu objetivo? Venha conferir no post do dia!

Afinal, do que se trata Horizon Zero Dawn?

No game você controla Aloy, uma menina que desde seu nascimento é uma Exilada, cuidada por Rost. Aloy, com o passar dos anos, sofrendo por ser Exilada decide fazer uma prova que pode lhe oferecer um lugar na tribo, após árduo treinamento o grande dia chega e novos mistérios surgem. Aloy parte numa jornada em busca de conhecimento, saber suas origens e isso a levará para lugares jamais pensados.

Sim, falando desse jeito o enredo parece algo normal, e talvez até seja, mas a história fica cada vez mais envolvente e para não estragar as surpresas não usaremos spoilers.
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O Mundo de Horizon:

O mundo no qual o jogo se passa é muito rico: existe fauna, flora, máquinas, tribos, cultos etc. O jogo te lança num cenário que remete ao pré-histórico, usando arcos, flechas, lanças e ao mesmo tempo existem máquinas com tecnologia futurista, o que nos leva a mais perguntas que serão respondidas ao longo da história. Esse universo próprio de Horizon se mostra muito rico, os animais fogem de nós e são caçados pelos humanos; não raramente encontramos com uma tribo atacando ou sendo atacada por uma máquina, podemos então ajudá-los ou matá-los. Além disso usamos um dispositivo chamado Foco, que permite enxergar o mundo de outra forma, podemos ver a rota que os inimigos (animais ou humanos) fazem, encontramos áudios secretos com o Foco, e podemos ter "vislumbres" do mundo antes dele chegar nesse cenário pré-histórico - e com o desenrolar do game tudo fica mais simples de entender.
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Pontos bons:

  • Enredo e Narrativa: o enredo do game te prende de tal forma que você se torna amigo da Aloy em pouco tempo, vemos o crescer da personagem e desejamos ir a fundo nesse complexo e estranho mundo de Horizon. A presença da Aloy é um ponto forte da trama, mas há diversos personagens com diversas subtramas que nos são apresentadas e que tornam um pouco mais rico a história. Coloquei nesse tópico também a Narrativa pois o desenrolar da trama é outro ponto forte, passamos por tramas políticas, culturais, religiosas até fecharmos a história do game e isso é extremamente bem executado;

  • Jogabilidade:  o jogo tem uma jogabilidade muito boa e fluída, desde as escaladas em montanhas com Aloy até o combate e a furtividade (essa última tem lá suas falhas, mas deixarei passar porque acerta mais do que erra);
 
  •  Gráficos: os gráficos do game são algo dignos de admiração, o jogador tem vontade de pausar o jogo e admirar a paisagem - mas pode ser atacado por animais enquanto isso! Há vaga-lumes, o cabelo da Aloy (que às vezes se mexe sozinho, mas isso é detalhe), neve, fogo, chuva  e até mesmo há formigas que andam pelas árvores o que mostram bem a qualidade gráfica do jogo;
  •  Trilha Sonora: aqui deixarei o link para um vídeo que tem a trilha sonora do jogo, vocês merecem ouvir isso. A trilha tem um tom de aventura e meio tribalista, além de trazer um tom de mistério e quase homérico que passa por toda a trama. Ouça a trilha aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lnH2lpOiwDU

     Pontos Fracos:

  • O maior ponto fraco do game está em seus bugs, que não são assim tão frequentes, mas irritam um pouco sim, como travar a movimentação numas pedras, ficar visível aos inimigos quando estiver escondido, mas é com a expressão facial que vejo o maior defeito. O game tem uma ótima história, jogabilidade e até uma boa dublagem, mas a expressão facial dos personagens é péssima! O jogador só consegue ver que a personagem chora pela dublagem dela, não pela expressão facial. 

    É isso pessoal, espero que tenham gostado do post de hoje! Um abraço forte do Tio e até mais!


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