Olá pessoal! Faz tempo que não escrevo, mas hoje tem post fresquinho para vocês sobre uma obra literária modernista (2ª fase) escrita por G...

Vidas secas - A realidade do Nordeste brasileiro

/
0 Comments
Olá pessoal! Faz tempo que não escrevo, mas hoje tem post fresquinho para vocês sobre uma obra literária modernista (2ª fase) escrita por Graciliano Ramos, Vidas secas.

A história fala sobre uma família de sertanejos que sai de casa por causa de uma rigorosa seca que atinge a região nordestina na qual a família morava. Eles (Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho e o menino mais novo e a cachorra Baleia) caminham por dias nas terras secas do sertão, sol a sol, até acharem uma fazenda abandonada. Como eles não estavam em condições de seguir viagem, a família decide se instalar na fazenda para sobreviver.
Pouco tempo depois de já estarem instalados na casa, a chuva surge no sertão e o então dono da fazenda reaparece e, para que Fabiano e a família não sejam expulsos do lugar, o vaqueiro se oferece para trabalhar nas terras onde havia se abrigado, assim, o dono da fazenda acaba por contratar Fabiano para ser seu funcionário.
Depois que a família tem um novo lar e Fabiano um emprego, acontecem muitos eventos (que são retratados nos diferentes capítulos). Os primeiros descrevem os membros da família individualmente e logo após, cada situação que esses sertanejos tiveram que passar, como o inverno, a festa de natal, o dia em que Fabiano fora preso, e assim vai.
Podemos perceber que a família passa por alegrias temporárias, pois mesmo com o novo lar e um pouco de dinheiro, as contas do patrão não estão batendo (provavelmente por causa dos juros), o sonho de Sinhá Vitória de dormir em uma cama de verdade (e não de varas), entre outros conflitos.
A obra além de mostrar a vida dessa família, mostra também o quão difícil é viver no sertão brasileiro (daquela época e no sertão atual também), além da seca, as injustiças que ocorriam no lugar, principalmente com as famílias humildes parecidas com a de Fabiano 

Contexto histórico: o livro é publicado em 1938. No Brasil havia a turbulência da ditadura Vargas, enquanto a Europa vivia tensões políticas, que no ano seguinte (1939) resultaram na Segunda Grande Guerra.

Narração:o narrador está em terceira pessoa; descreve detalhadamente as personagens, os pensamentos destas, as ações e o ambiente a ser retratado; tem um discurso indireto livre, no qual as falas das personagens misturam-se com a narração do livro. Esse modo de narração foi a solução para que a voz de muitos sertanejos fossem ouvidas; podemos descrever o narrador da obra como narrador onisciente.

Personagens:
Fabiano: homem teimoso, que fora transformado pelo meio em que sempre viveu. Um tanto rabugento, rude e ignorante, não foi à escola, é um homem simples que as vezes bebe além da conta e se mete em algumas confusões. As vezes se vê como um bicho, as vezes se vê como um homem.

Sinhá Vitória: esposa de Fabiano e mãe de dois meninos. É batalhadora e não se conforma na miséria em que ela e a família vivem. Tem cabeça boa (como diz Fabiano durante o livro), é esperta, sabe fazer contas e com isso ajuda o marido a se safar de algumas enrascadas.

Meninos: o mais novo idolatra a figura do pai, quer ser igual a ele, vaquejar, ser bravo e forte igual, está muito ligado a terra em que vive. Já o menino mais velho não tem esse interesse pela vida de vaqueiro e deseja um dia deixar o sertão e viver dignamente, sempre quer aprender coisas novas (principalmente as palavras) e sua mãe ajuda-o de vez em quando com essa tarefa. Além disso, o menino mais velho é muito próximo da cadela Baleia.

Baleia: cadelinha que é vista como um membro da família, está sempre a acompanhar seus donos e os ajuda em que precisar. Ela age, sonha e pensa como gente. No livro, tem um capítulo só para essa especial personagem de quatro patas.

Patrão de Fabiano: um homem trapaceiro que faz de tudo para arrancar o máximo de dinheiro possível de Fabiano (no qual ele explora).

Soldado Amarelo: funcionário do governo, militar, que em determinado capítulo convida Fabiano para jogar e acaba prendendo o vaqueiro. Mas que em outra parte do livro, acaba não sendo tão corajoso quanto aparenta ser.

Bem, se vocês meus caros leitores querem saber as "aventuras" no qual essa família passa e o destino de cada um deles, leiam ao livro! (Tenho certeza que irão gostar, além disso, a leitura é rápida e fácil).
É isso gente, espero que tenham gostado e até a próxima!




You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.