Olá, pessoal! Tudo bom com vocês? Eu meio que fiquei com a vontade falar sobre animações, e sexta e ontem fiquei pensando quais eras as ...

Coraline e o Mundo Secreto: Maravilha de Stop Motion

/
0 Comments
Olá, pessoal!
Tudo bom com vocês?
Eu meio que fiquei com a vontade falar sobre animações, e sexta e ontem fiquei pensando quais eras as animações que eu mais gostava. Coraline é uma animação que eu adoro e sempre quero falar/escrever sobre, então vamos lá!
O filme é dirigido por Henry Selick, que também dirigiu o "Estranho Mundo de Jack" ou "The Nightmare Before Christmas" <3 (se tudo der certo eu ainda escrevo sobre essa animação!), baseado no livro, de mesmo nome, escrito por Neil Gaiman. É a primeira animação do estúdio de animação stop-motion Laika, que obteve grande sucesso , mesmo sendo o primiero filme lançado.


História:
O filme conta a história de Coraline Jones, uma menina de 11 anos que se muda com sua família para o Palácio Cor-de-Rosa. Enquanto passeava procurando O grande poço, conheceu Wybie, que um dia depois lhe deu uma boneca que era igualzinha a ela. 
Entediada em sua nova casa, Caroline Jones um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo.
A principio a história vai bem devagar, já que, após Coraline e sua família se mudarem, apenas aparece a menina explorando a casa. A história fica muito mais emocionante quando Coraline vai para o "Outro Mundo", onde temos a introdução deste mundo e também dos personagens, como tudo é "bonito e perfeito", porém quando a outra mãe da Coraline propõe que ela fica nesse mundo para sempre, a história toma um rumo muito mais sinistro e tenso, é aqui que descobrimos os segredos do "Outro Mundo" e que outros personagens (principalmente a "outra mãe"), não são bons e amáveis como acreditávamos a princípio.
A outra mãe havia desenhado aquele mundo para agradar e suspender Coraline, para que a menina deseja-se ficar lá para sempre, mesmo que isso significasse abandonar sua família real.
A imagem ao lado mostra a cena que Coraline decido "fugir" do outro mundo, a medida que vai se afastando da casa, as coisas vão desaparecendo, pois a outra mãe fez apenas as coisas que iriam maravilhar a menina.

Personagens:
Coraline Jones: Ela é a protagonista do filme, é a garotinha entediada de quem venho falando. Ela tem uma personalidade forte, sem medo de dizer o que pensa e muito corajosa. Conhce pessoas estranhas (aka vizinhos, #teentendogarota ) que sempre confundem seu nome com "Caroline". Ela não a atenção dos pais uma vez que eles estão mutio ocupados com a mudança e com o trabalho.

Mel e Charles "Charlie" Jones: São os pais de Coraline. Ambos estão escrevendo um catálogo de plantas, o que lhes toma muito tempo. A mãe da menina odeia a terra e a sujeira. Já seu pai é o que cozinha na casa, coisa que Coraline odeia, pois ele é péssimo nisso, ao contrário da mãe, ele gosta de jardinagem e dá um pouco de atenção para a filha, porém não o suficiente.


tá linda, miga!
A Outra Mãe: é a antagonista do filme, é uma criatura de origem desconhecida que vive no "Outro Mundo" que fica cruzando a pequena porta na sala. Ela cria esse mundo para encantar Coraline, mostrando-lhe coisas que ela gostaria ter ter. Na sua verdadeira forma se parece com uma aranha, muito magra, mão de agulhas e caminha sobre 4 "patas"afiadas. Sequestrou crianças durante o tempo para lhes roubar sua vitalidade, pelo que sempre escolhe crianças hiperativas, pelo menos aos olhos de seus pais.

O gato: É um dos elementos mais importantes nesse filmes, pois é ele que vai explicar a Coraline grande parte dos segredos do outro mundo e da outra mãe. No mundo real ele é apenas o gato preto de Wybie, no outro mundo, que ele entra e sai quando quiser, ele consegue falar. A outra mãe o odeia, mas ela simplesmente não consegue se livrar dele.


Wybie Lovat: é o neto da dona do Palácio Cor-De-Rosa, é um menino amável e engraçado, mesmo que no início Coraline o visse como uma menino tagarela e chato, no final o vê como um amigo. A tia da sua avó foi sequestrada pela outra mãe, esta que havia sido a última vítima antes de Coraline. No outro mundo ela é feito para ser um amigo de Coraline, só que como ela o achava chato no mundo real, a outra mãe o fez sem a habilidade de falar. O Wybie do outro mundo é o que mais a ajudou a escapar da outra mãe.

Senhor Bobinski: é um dos vizinhos estranhos de Coraline, é um ginasta russo aposentado. Vive com camundongos e os treina para fazer uma banda de "Mushkas", aparentemente ele entendo o que estes camundongos dizem, pois eles pedem que ele advirta a Coraline dos perigos por trás da pequena porta. Ele pronuncia o nome da menina como "Caroline" e não como "Coraline" e isso a deixa irritada, Para a mãe de Caroline ele é um bêbado.  

April Spink y Miriam Forcible: São outra vizinhas de Coraline, eram famosas atrizes inglesas e que estão agora aposentadas. A senhora Spink é gordinha, baixinha e tem o cabelo rosa. enquanto que Miriam tem uma visão horrível (#teentendogarota) e tem uns peitos enormes, sorry folks, sei que parece desnecessário falar isso, but acreditem, não é. São elas que advertem a Coraline, no início da história, sobre os perigos por trás da portinhas e são elas que fazer um objeto que ajuda Caroline a encontrar as almas das crianças fantasmas. 

Animação:
A animação é linda e um ponto crucial do filme. é ela que define a personalidade dos personagens ou a mudança da personalidade (o grande exemplo neste caso é a outra mãe, que no início é adorável e divertida, porém no final vemos sua verdadeira personalidade, que é assustadora e obsessiva), a animação também tem a importante função de definir o que é mundo real e o que é do outro mundo e relacionado a isto, também tem a função de nos mostrar o motivo de Coraline se sentir tão atraída ao outro mundo, o início do filme vemos como o mundo real é cinzento, sem vida e chato, enquanto que o outro mundo e cheio de vida, colorido e divertido, é claro que para aquela menina que estava super entediada e tinha zero atenção dos pais, o outro mundo é muito sedutor.
O outro mundo é a parte mais elaborada o filme, não apenas pelas cores e luzes que há nele (isto quando somos introduzidos a este mundo), mas também pelos movimentos e diversas expressões dos personagens.
O outro mundo é o lado mais elaborado do filme, tomemos como exemplo as três situações que a outra mãe preparou especialmente para Coraline. A primeira foi o jardim:
O jardim mostra o bom uso de cores, movimentos e luzes.



A segunda situação é a apresentação dos camundongos, que é feita com precisam e parece algo realmente complicado se tratando de um stop-motion, pois os camundongos formam nomes e são organizados de uma formar que parece até impossível que seja feita num técnica que exige movimentos fotografados frame por frame. 



A terceira situação elaborada pela outra mãe é a apresentação da Miss April Spink e Miss Miriam Forcible, que faziam movimentos de acrobatas e que nos põe a pensar que se o stop-motion for feito com paciência, precisão, perfeição e muita imaginação pode tornar todo o filme em algo fantástico!


Este é uma das cenas que mais me fez pensar "nossa, quanto tempo deve ter demorado para fazer esta parte?", quem vê no filme fica maravilhado e curioso com esta técnica.


Filme, Livro e HQ:


Os três são bem parecidos no quesito "contar a história", porém a maneira de cont-a-la muda. No livro o outro mundo é também atraente para Coraline, a diferença é que no livro este mundo é, desde o início, sombrio, enquanto que, principalmente no filme, vai ficando sombrio aos poucos.Todos tem os elementos que nos assustam ou pelos menos nos surpreendem e fazem pensar "Isso daqui não para crianças".

Curiosidades:
-Coraline foi a primeira animação stop motion a ser feita originalmente para o formato 3d.

olha que fofa! deveriam ter dado os Oscar para ela!
-Em 2010 foi indicada aos Oscar de Melhor Animação  (categoria em que também foi indicado O Fantástico Senhor Raposo), porém perdeu para Up - Altas Aventuras
formato 3d. até seu lançamento em 2009 era o mais longo filme em stop motion

-O Orçamento para o filme foi de 60 milhões de dólares


Minha opinião sobre o filme:
Este é uma das minhas animações favoritas, adoro a mudança gradual, porém bem notável no clima do filme, amo a trilha sonora e como ela se mescla tão bem com as situações e, basicamnete, com o filme inteiro, do início até os créditos (sem zuera, o filme acaba e nos creditos tem uma música suav, porém sombria que encerra muito bem a animação), me encanta ver como são feitos os personagens e os cenários, tem vários vídeos no Youtube, mas se você quiser ver um que coloca todo o processo de fazer o filme e que é bem curtinho, veja este aqui. Não acho que este filme é para crianças. Qunado eu vi o filme devia ter uns 9 anos e ele me assustou, mas é tipo"assustou pra caralho no dia em que eu vi e no outro dia eu já tava de boa", mas meu irmão que era menor do que eu, ficou muito assustado com este filme, é o que eu já disse, no começo pode parecer de boa mas fica muito tenso depois que a outra mãe pede que Caroline fique:

Mas o filme é ótimo, tem uma estética maravilhosa e dápra fazer uma analise psicológica daora com este filme!

Bom pessoal, por oje é tudo! Espero que tenham gostado do post, desculpam por estar atrasada!
Ah e tem mais uma curiosidade que eu deixei de fora, achei que o post ia ficar muito sombrio se ela estivesse nele, se quiserem saber podem comentar que eu mando para vocês ;)

L Quinn






You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.