Olá iniciantes, como estão? Hoje iremos falar sobre Quebrando a Banca( ou 21)! Sinopse Ben Campbell(Jim Sturgess) é um jovem genial, p...

Quebrando a Banca - Matemática simples na vida real?

/
0 Comments
Olá iniciantes, como estão? Hoje iremos falar sobre Quebrando a Banca( ou 21)!


Sinopse
Ben Campbell(Jim Sturgess) é um jovem genial, porém ele não possui fundos monetários para pagar seus estudos no ensino superior. O sonho dele é fazer medicina em Harvard, mas uma bolsa é uma das coisas mais disputadas do país; Não basta ''apenas'' realizações, mas sim uma diferenciação de seus concorrentes. Diante desse dilema, Ben procura uma forma de arranjar mais dinheiro. Seu professor Micky Rosa (Kevin Spacey) lhe propõem uma forma de ganhar muito dinheiro através do jogo conhecido como Blackjack ( por isso o nome do filme nos EUA é 21).


Origem
A história do filme é baseada em fatos reais, que aconteceram no MIT ( Massachusetts Institute of Technology) com outras escolas. Cada personagem do filme existiu na vida real, ou pelo menos foi um complemento do filme dando sentido para a história. Curioso como muitos são asiáticos

Personagem no filme                            Pessoa da vida real
Ben Campbell                                           Jeff Ma
Jill Taylor                                                 Jane Willis
Fisher                                                       Mike Aponte
Kianna                                                     Laurie Tsao
Micky Rosa                                             John Chang

Ele fez tudo de cabeça =O
Bem, o que uniu todos os personagens foi o jogo de Blackjack que ofereceu uma oportunidade de ganhar muita grana. Através do sistema de contar cartas, a equipe trabalhava junta e estipulava táticas para obter um lucro absurdamente alto. Foi confirmado pela verdadeira equipe que realmente usavam códigos de linguagem para informar os parceiros secretos na mesa de Blackjack. O sistema de contar cartas não é ilegal, porém é mal visto e algo imperdoável pelos cassinos. No filme, o segurança Cole Williams(Laurence Fishburne) caçou contadores de cartas em toda a sua carreira; Um dos mais caçados foi Micky Rosa, o professor do MIT envolvido na história.

Análise
Um dos grandes problemas nos filmes do século 21 é repetido em Quebrando a Banca. Um excesso de relações e focos melodramáticos desnecessário demonstra carência de conteúdo em algumas partes do longa. Não creio que isso prejudique tanto o filme, porém substitui o potencial que a história original tinha; Na verdade, o romance entre Jill e Ben nunca existiu. Jeff Ma e Jane Willis nunca se relacionaram de tal forma, de acordo com o Boston Globe. 
Apesar de ter problemas, Quebrando a Banca trata de um tema até que comum e diferencia de forma muito boa. A cidade do pecado, Las Vegas, já foi abordada muitas e muitas vezes por séries e filmes, mas nunca de tal forma. A mistura do jogo de Blackjack com a utilização de matemática simples e táticas é algo interessante a ser demonstrado.
I have no idea what i'm doing 
Mesmo passando por muitas mudanças em relação à história verdadeira, existe certa fidelidade no filme. Por exemplo: Mike Aponte (Fisher) recrutou Jeff Ma (Ben Campbell) para a equipe; Os códigos como árvore, gato e ovos foram utilizados nos filmes e na história original( a dublagem para o Brasil mudou os códigos, porque tanto aqui quanto nos EUA, são baseados em conhecimentos do cotidiano).
Mesmo sendo meio meticuloso com relação as características que críticos analisam, devo admitir que existe certa necessidade em falar de coisas mais simples; Ou seja, falar se vale a pena ou não. O humor é presente em toda a longa, sendo que mesmo nas partes melodramáticas desnecessárias ele se mantem constante. Vale a pena a conferida, mas não é um dos filmes que é essencial ver antes de morrer.

---------------------------------------------------Nota 7/10-----------------------------------------------------------

Por hoje é só pessoal, nos vemos terça que vem!
~~katchau~~


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.