Olá!   O livro de John Jackson Miller, "Kenobi", faz parte do selo Legends de Star Wars e conta o que aconteceu com o Mestre J...

Star Wars Legends: Kenobi (resenha)

/
0 Comments
Olá!
  O livro de John Jackson Miller, "Kenobi", faz parte do selo Legends de Star Wars e conta o que aconteceu com o Mestre Jedi após a queda de Anakin Skywalker. O selo foi criado depois que a Disney comprou os direitos dos filmes, fazendo com que todo os livros, quadrinhos e vídeo games que faziam parte do Universo Expandido agora fossem apenas lendas sobre o que aconteceu com os personagens, recebendo assim o selo "Legends". A intenção da Disney era conseguir se livrar de algumas amarras que existiam dentro do UE (como os gêmeos da Leia) e ter mais liberdade criativa nas suas próximas produções.

Sinopse: 
"A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo... menos a esperança.
Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia."


 Resenha (spoilers): 
    
    O livro possuí alguns aspectos muito interessantes que me chamaram a atenção, como o estilo do faroeste. Obi-Wan faz o papel do forasteiro que chega na região, e acaba sendo mal visto por alguns moradores locais. Inicialmente, o Mestre Jedi tenta manter-se isolado da sociedade e apenas proteger a família Lars, entretanto, estes não querem a sua ajuda, uma vez que não confiam mais nos Jedi. Por  acaso, ele acaba se envolvendo com a dona de um bar local, Annileen Calwel, que tem muita personalidade e conta com o Jedi para resolver muitos pontos em sua vida.
    O narrador conta a história tanto do ponto de vista dos moradores, tanto de Obi-Wan e do Povo da Areia, que tem muito da sua cultura e crença revelados ao longo dos capítulos. 
     Existem alguns pontos dentro do livro que torna-se extremamente cansativo de ser ler, mas não atrapalham o enredo em si, isso porque essas partes são essenciais para o entendimento geral. Dentro da narrativa, Obi-Wan mostra-se relutante em criar vínculos com as pessoas da vila na qual morava perto, com medo de que descobrissem que era, na verdade, um Mestre Jedi e não apenas um louco heremita. Porém ele acaba se envolvendo mais do que queria, e por fim consegue resolver muitos dos problemas da região, inclusive um sistema corruptivo de um dos moradores que todos consideravam ilustre. O autor consegue fazer com que o leitor realmente sinta pena de Obi-Wan em algumas cenas que ele se apresenta sozinho e refletindo com seu antigo mestre, Qui-Gon Jinn, através da Força.
     O leitor realmente espera que no fim de toda a desventura e dificuldades pelo qual ele passa, finalmente consiga ser feliz com Annileen. Entretanto, Kenobi não consegue se afastar do compromisso e da responsabilidades que ele tem com Luke e abre mão de seguir com a sua vida em virtude dos Jedi. Conseguimos acompanhar todo o processo de dúvida do Mestre através de suas meditações e conversas com Qui-Gon. A cena de despedida entre Annileen e Kenobi é extremamente triste, porém esperada e compreensível. John Jackson Miller cria um sentimento de empatia ainda mais do leitor com o Obi-Wan que aparece em Uma Nova Esperança, fazendo com que entendêssemos os motivos e a personalidade de um verdadeiro Mestre Jedi.

"Até que a hora certa seja, desaparecer iremos" 
- Yoda

Até mais!


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.