Olá! O tema de hoje é o livro Herdeiro do Império , do consagrado Timothy Zahn. É o primeiro volume da Trilogia Thrawn de Star Wars, que ...

Star Wars Legends: Trilogia Thrawn - Livro 1

/
0 Comments
Olá!
O tema de hoje é o livro Herdeiro do Império, do consagrado Timothy Zahn. É o primeiro volume da Trilogia Thrawn de Star Wars, que narra os acontecimentos após 5 anos do Retorno do Jedi. Esta saga foi, durante muito tempo, considerada a verdadeira continuação dos filmes de George Lucas. Com a venda dos direitos de Star Wars para a Disney, a trilogia entrou no selo Legends. O selo trata-se de uma maneira da produtora de desapropriar tudo o que foi criado para o Universo Expandido (livros, jogos, quadrinhos etc) e abrir a liberdade criativa para os filmes que iriam ser produzidos. O termo "legends" provém da intenção da Disney em fazer com que todas as histórias contadas anteriormente, não bastassem de lendas que se espalharam pela galáxia sobre os personagens

Versão Brasileira
O Herdeiro do Império é um livro recentemente (2014) publicado pela Aleph e conta com um ótimo trabalho de capa e meio. As cores conseguem chamar a atenção para a imagem, que ilustra uma cena onde a trama realmente começa. A mudança de capítulo também é muito boa, pois trata-se de duas folhas com fundo estelar preto e o primeiro parágrafo em destaque.

A introdução escrita por Zahn, mostra toda a preocupação dele em criar uma história que fosse, ao mesmo tempo, original e que fizesse jus a Trilogia Original ou como ele mesmo disse "capturar o escopo e a essência do universo".

Sinopse
Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido.

Resenha (pode conter spoilers)

O Herdeiro do Império é um livro que, em seus primeiros capítulos, pode ser considerado um pouco arrastado, pois ele não introduz apenas a história da trilogia Thrawn, mas o universo de Star Wars, permitindo a compreensão até mesmo daqueles que não estão familiarizados com a saga original. É incorporado a esse momento da história, os motivos e o inicio das estratégias bélicas por traz das batalhas no decorrer do livro. 

Zahn incorpora alguns personagens novos logo de início: Grão-Almirante Thrawn e Capitão Pellaeon. Já apresentando um pouco de suas personalidades. Thrawn assumiu o remanescente Império após a queda do Imperador Palpatine e é conhecido por sua extrema destreza em estratégias militares. Ele possuí muitas diferenças em relação a Darth Vader, até mesmo por ser um estrategista. O Grão-Almirante mostra, por diversas vezes, uma paciência e capacidade de controlar cada situação que chega a ser invejável. Ele é único não-humano dentro do Império a conseguir um cargo tão alto, e possuí um braço direito (leia-se puxa-saco), Pellaeon que facilmente consegue causar um certo afeto no leitor. Tardiamente, nos é apresentado o Mestre Jedi C'Baoth, que não tem tanta importância nesse livro, mas sim no volume 2 (sim, haverá um post sobre o livro). 


Também são introduzidos o contrabandista Talon Karrde e sua segunda em comando, Mara Jade. A organização de Karrde ganhou muito espaço após a morte de Jabba e agora tornou-se uma das mais importantes na galáxia. Mara consegue ser uma das personagens femininas mais fortes (se não, a mais) dentro da saga, até mesmo por ser sensitiva à Força. Ela possuí um ódio mortal por Skywalker, mas o motivo só é apresentado posteriormente e Zahn consegue colocá-la dentro da história de maneira brilhante e que não interfere no enredo dos filmes de Lucas. O encontro de Mara e Luke é um tanto quanto cômico ao meu ver, pois ela se vê obrigada a manter a segurança do Jedi, graças a sua lealdade a Karrde, quando a sua vontade era, na realidade, matá-lo.


O trio original permanece na história, porém, as mudanças em cada personagem depois da destruição da Estrela da Morte é facilmente visível. Enquanto o ex-contrabandista Han Solo, se vê obrigado a se comportar agora como marido, futuro pai e peça importante dentro da Nova República, Leia tenta de desdobrar para completar seu treinamento como Jedi, cumprir com as suas funções no governo e tentar manter a salvo seus filhos que carrega na útero. A situação de Luke também mostra-se bastante complicada, sendo o único Jedi ele tem a responsabilidade de treinar não só a irmã, mas também seus futuros sobrinhos, entretanto ele ainda possuí muitos receios em relação à isso, principalmente por temer o Lado Negro da Força.


O livro dispõe de muitas jogadas políticas e militares, que de certa forma, requerem um pouco mais de atenção, até porque a Nova República ainda está frágil e recém constituída. Porém, Zahn contrapõe esse aspectos, como visões mais domésticas e pessoais de cada personagem. 

Posso concluir que este é um dos melhores livros de ficção-científica que já li. Timothy Zahn conseguiu realmente capturar a essência de cada personagem, de forma que é possível ouvir as vozes dos atores em cada fala. Super recomendo para os fãs do gênero e de Star Wars (é claro).

Trilogia Thrawn Completa:
  1. Herdeiro do Império
  2. Ascensão da Força Sombria
  3. O Último Comando
Em breve: Resenha do volume 2 da trilogia.

“Quando você entende a arte de uma espécie, você entende toda a espécie.” 
- Grão-Almirante Thrawn


Até a próxima! 


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.