Olá iniciantes! Com certeza grande parte de vocês já viram "Procurando Nemo", um filme de 2003 e que marcou a infância de muito...

Procurando Dory: Siga as Conchas

/
0 Comments
Olá iniciantes!
Com certeza grande parte de vocês já viram "Procurando Nemo", um filme de 2003 e que marcou a infância de muitos, e é claro que quem viu sabe que Dory rouba a cena, mesmo não sendo a protagonista. Algo que sempre me deixou curiosa é a origem da Dory, pois em Procurando Nemo nunca menciona nem mostra isso, e agora, depois de 13 anos, todos os que tinham essa pergunta conseguiram uma resposta.
O post de hoje é sobre este filme: "Procurando Dory"


Sinopse:
Um ano após ajudar Marlin a encontrar seu filho Nemo, Um ano depois dos eventos do primeiro filme, Dory começa a ter sonhos fragmentados e flashbacks de sua vida antes de conhecer os peixes palhaços, recordando seus pais. Com saudades, ela decide fazer de tudo para reencontrá-los,  com a ajuda de Nemo e Marlin na busca por respostas sobre seu passado. Na busca, Dory acaba esbarra com conhecidos e lugares do passado, que vão, ao longo da história, ajudá-la a se lembrar mas de onde veio e de seus pais.


O Curta:
Sempre que sai algum filme da Pixar, este vem acompanhado de um curta, o Curta introduzido antes do filme "Procurando Dory", foi "Piper".
O Curta em si é bem simples, como já é de se esperar é bem curtinho e trás uma história simples, é um passarinho que esta aprendendo a buscar sozinho pela comida, e isto inclui que ele chegue perto da maré e procure nas conchas, o breve enredo trata sobre o passarinho superando seu medo. 
Novamente é uma história simples, mas claro que há algum tipo de mensagem (que se encaixa ao público (alvo) que foi ver Procurando Dory), trata sobre crescer e ir enfrentando seus medos, podendo assim, superá-los. 
Mas algo que impressiona muito a a qualidade visual com uma extrema riqueza em detalhes, o Curta se passa na praia, e é maravilhoso como a areia, a água, as algas, são feitas, tudo muito bem trabalhados nos detalhes, que dá ao "cenário" uma aparência mais real.
Aqui deixo um vídeo que tem alguns segundos do Curta.


Sozinha
Todos os que estiverem familiarizados com Dory sabem que ela sofre de perda de memória recente, algo que aparece nos dois filmes, "Procurando Nemo" e "Procurando Dory", a diferença esta na forma como foi explorado. No primeiro filme é utilizado como um aspecto cômico, já em Procurando Dory é explorado mais como um recurso para o lado dramático do filme.
Pela primeira vez sabemos a história de Dory antes de se encontrar com Marlin, é contada no início do filme e vai, em partes, contar a história dela até conhecer o peixe palhaço que procurava seu filho, nada é cem porcento claro, e isto um ótimo, ao meu ver, aspecto do filme, que aos poucos ( por meio de flashbacks) vai desenvolvendo essa história inicial da Dory e deixando-a mais completa à medida que vão entrando mais detalhes. 
Talvez o título deste tópico a princípio não tenha sentido, mas explicarei agora que que eu quero dizer com ele. Normalmente meus tópicos não vão ser diretos quanto ao que vai ser falado, mas sim dar uma ideia, neste tópico eu me refiro aos medo de Dory de ficar sozinha. A perda de memória recente passa a ser um fator importante no filme, o grande medo de Dory é estar sozinha e esquecer o que estava fazendo ou do que ia fazer, e é algo muito sério, pois ela pode acabar, por exemplo, seguir instruções erradas e acabar se perdendo e esquecendo amigos.

Referências:
Primeiramente vale dizer que se você nunca assistiu Procurando Nemo, pode ir traquilo, pois conseguirá entender, mas é claro, para os que já viram o  filme de 2003 vai ter um grande fan service, ou seja, se preparem para altas referências:

♡Como (e por que) Dory fala Baleiês?

Um dos momentos mais icônicos do primeiro filme é a Dory falando Baleiês, claro um aspecto cômico que muito pensavam não ter  explicação e 13 anos depois é explicado o motivo de Dory saber falar Baleiês: quando era pequena ela era amiga de uma tubarão-baleia, Destiny, e para se comunicarem ambas falavam baleiês.




♡Continue a nadar?
Opa! Também pensava que não havia explicação por trás de outro momento icônico de Procurando Nemo? Surpresa, há uma explicação sim! Para entender a origem desta música eu teria que soltar um spoiler, e eu estou tentando ao máximo fazer isso, pois eu quero que vocês assistam e se surpreendam no filme!


♡Crush:
Picture
Claro que a  tartaruga-marinha vibe paz e amor TINHA que aparecer, mesmo não sendo longa sua aparição, serviu para nos relembrar um pouco de sua figura. Voz relaxada, olhos meio que entre abertos e gírias de surfista, nos divertiram em 2003 e continuam a nos divertir em 2016.  



♡Alguém esta pegando a manha da Marvel!
Pessoal! Fiquem até o final! As pessoas que saem assim que começão a passar os créditos, não seja como elas!
Este cena pós crédito é incrível, pois mistura dois elementos, novos personagens e personagens antigos. Vocês devem se lembrar da Gangue do Aquário, não é? Composta por Gill (líder do grupo de peixes que vivia no aquário do dentista, tem várias cicatrizes e a sua barbatana direita destruída), Jacques (o Camarão-limpado como sotaque francês), Gurgle (o Royal Gramma que tem fobia de germes e por vezes é algo histérico), Peach (a estrela-do-mar que consegue ler), Deb (a peixinha que acha que seu reflexo é outro peixe, a Flo), Bubbles (Yellow Tang, que fica completamente maluco quando vê bolhas de ar) e Bloat (o baiacu que é bem porcão e bonachão), então todos eles aparecem para nos fazer rir mais uma vez!

Novos Personagens
Os novos personagens são o grande elemento de humor do filme, com um destaque para o polvo vermelho, Hank, que faz coisas inacreditáveis e está presente nos melhores momentos! Hank deseja a tag de Dory, uma vez que significa que em vez de ser lançado de volta na natureza como outros peixes, ela será enviada para um aquário de água permanente em Cleveland, a primeira impressão dele é que é muito mal humorado, mas ele vai, à medida que a trama avança, se apegando à Dory, o faz com que ele enfrente seus medos e acaba gostando dela, até quando se separam que ele diz "Eu vou sofrer para esquecer você" *CRIES A LOT*
Ai! Preciso dar destaque para o Geraldo, que mesmo sem falar uma palavra no filme inteiro, roubou a cena.  

Ver dublado ou em inglês?
Eu normalmente eu não falo disto, porém por alguns comentários que eu vi na internet decidi adicionar este tópico ao meus post. 
Normalmente eu sou a primeira a dizer para ver um filme em seu idioma original, porém fui ver "Procurando Dory" em português, e sério, foi muito bom! Nada de "Dublagem é ruim, estraga qualquer filme" (vi um comentário assim num vídeo do Youtube, o que me deixou super triste/brava). A questão é o original é excelente e a versão brasileira também, pessoas que fazem estes comentários estão diminuindo os dubladores brasileiros, que fazem excelentes trabalhos!

SPOILER!

Eu peço encarecidamente, se você não viu ainda o filme termine o post por aqui! É uma parte essencial do filme e é maravilhoso ver no cinema esta cena acontecer, porém se já viu ou não se importa com spoilers, por favor, prossiga!

As conchas.
Eu sinto a necessidade de explicar sempre aos longo do post o motivo do título, porém isso significaria soltar um grande spoiler, então explicarei o título aqui. 

Os pais de Dory sofriam com a agonia de como a peixinha iria sobreviver no "mundo" com sua perda de memória recente, eles sempre a tentaram ajudar seja cantando músicas (continue a nadar) ou deixando um trilha para, que sozinha, Dory conseguisse voltar ao lar. Mas a "correnteza" acabou levando a peixinha. Claro que é possível imaginar o desespero dos pais, sem saber se sua filha iria sobreviver no mar com a perda de memória. Depois de todos aqueles anos longe de sua filha, que era então um bebê e agora já é adulta, os pais esperaram por ela, bem no cano que vai dar ao mar eles se instalaram, e aos redor da casa fizeram diversas trilhas com conchas, para que Dory encontra-se o caminho para seu lar, mostrado na imagem ao lado.
Esta é uma mensagem muito bonita que o filme passou, pelo menos para mim, nossos pais nunca vão desistir de nós, sempre vão estar tentando nos ajudar, sendo diretamente ou se forma sútil, os pais de Dory, mesmo depois de tantos anos e conscientes do problema que Dory tem, sabiam e acreditavam que sua filha era capaz de voltar para eles. Nunca perderam a esperança de reencontrar a Dory, pois seguindo as conchas ela encontraria seu lar.

Pessoal, por hoje é tudo!
Espero que tenham gostado de ler tanto como eu gostei de escrever o post! E por favor assistam este filme!!

L Quinn 



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.