Olá! Stranger Things é uma série original do Netflix e foi lançada semana passada, e está sendo muito comentada ultimamente tanto pela qua...

Stranger Things e as referências dos anos 80

/
0 Comments
Olá!
Stranger Things é uma série original do Netflix e foi lançada semana passada, e está sendo muito comentada ultimamente tanto pela quanto pelas referências a programas que fizeram sucesso nos anos 80. 


Sinopse 
Ambientada em Montauk, Long Island, conta a história de um garoto que desaparece misteriosamente. Enquanto a polícia, a família e os amigos procuram respostas, eles acabam mergulhando em um extraordinário mistério, envolvendo um experimento secreto do governo, forças sobrenaturais e uma garotinha muito, muito estranha.

Resenha

Comecei a assistir Stranger Things após o alvoroço das redes sociais, e nem preciso dizer que me bastou uma noite inteira para acabá-la de tão boa que era a série.

Enredos de mistério geralmente possuem um lugar bem especial no meu coração, mas essa em especial, sendo que conseguiu misturar o ambiente dos anos 80, com elementos clássicos e o criaturas sobrenaturais de maneira brilhante. Os irmãos Duffer conseguiram fugir do clichê mesmo repetindo muitas características e recursos de outros filmes (clássicos). 

O elenco escolhido chama muita a atenção do espectador, principalmente as crianças que trazem um outro lado para a série (e dão um show de atuação). Outro fator foi a escolha de Winona Ryder e David Harbour. A escalação traz três grupos de principais: as crianças, os adolescentes e os adultos. Ao longo dos episódios cada grupo vai evoluindo a respeito do mistério, porém eles não sabem que outras pessoas também foram atrás do caso, sendo que a descoberta de um, acaba sendo o que faltava para o outro grupo desvendar tudo. 

A série consegue manter uma trama muito bem estruturada que, em momento algum, se perde do foco inicial, uma vez que todos os acontecimentos tem o seu nível de relevância para a season finale, por mais que pareçam banais.

Anos 80 e Referências 

Caso você tenha nascido depois da década de 90 (como eu) provavelmente vai achar difícil reconhecer certas alusões, mas certamente vai ter a impressão de que já viu alguma coisa daquilo antes.

Stranger Things é uma série inteira construída de referências, que vai desde Star Wars passando pelo Os Goonies e chegando em Stephen King. Em vários momentos os personagens principais citam jogos e filmes como Dungeons and Dragons e Negócio Arriscado até por fazerem parte de seu cotidiano. Mas não acaba aí, a própria trama possuí elementos baseados em clássicos como:

  1. A criatura apresentada na série foi claramente baseada no filme Alien, o 8º Passageiro
  2. As cenas em que Joyce (Winona Ryder) tenta comunicar com seu filho sumido através das lâmpadas também aparecem em Poltergeist –  O Fenômeno.
  3. Sabe aquela cena no filme E.T. – O Extraterrestre, quando as crianças disfarçam o alien? Alguma semelhança?
  4. Os famosos esteriótipos adolescentes do Clube do Cinco também aparecem na série. Vide Nancy, Jonathan, Steve e até mesmo Barbara. 
Esses são algumas das referências que encontramos, mas existem várias outras como você pode observar aqui. Conta para a gente quantas referências encontrou ;)







Até!




You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.