Olá! "A Era do Rádio" ( Radio Days ) é mais um sucesso do incansável diretor Woody Allen. Lançado em 1987, o filme teve o obj...

Woody Allen: A Era do Rádio

/
0 Comments
Olá!

"A Era do Rádio" (Radio Days) é mais um sucesso do incansável diretor Woody Allen. Lançado em 1987, o filme teve o objetivo de contar um pouco mais sobre a vida das pessoas durante as décadas de 30 e 40.

Sinopse
No início da Segunda Guerra Mundial em Nova York, uma simples família judia tem seus sonhos inspirados nos programas de rádio da época. Em virtude de ainda não existir televisão, as famílias se reuniam ao redor do rádio e cada membro da família tinha seu programa preferido.
Assim como as nossas vidas giram entorno do que assistimos na televisão ou lemos na internet, o rádio era o grande veículo de comunicação em massa. A obra conta episódios isolados sobre essa família judia, e como o rádio influenciava a vida delas. A comédia é extremamente bem feita, e realmente mostra algumas semelhanças daquela época com a atual.

Narrado por Allen, o longa descreve a vida tanto nos subúrbios de Nova Iorque quanto nas áreas frequentadas pelos famosos do rádio. Em alguns momentos podemos perceber que o autor está se baseando em experiências próprias de quando garoto, as aventuras e tudo mais. A família do garoto que narra a história está constantemente envolvida em brigas com os vizinhos comunistas - até que o pai resolve ir lá e brigar por causa do volume do rádio e volta pra casa duvidando da religião e citando Karl Marx, porém acaba sofrendo de uma parada cardíaca. Tia Bea é alvo constante das fofocas pelos seus vários namorado e a vontade imensa de casar.

Algumas das notícias apresentadas na obra realmente aconteceram, como a transmissão de um falso ataque marciano e o caso da menina que caiu no poço. Um fato que achei muito bonito durante o filme foi a importância da música para o narrador. As músicas que ele escutava na época o fazem lembrar hoje, de situações e pessoas, o que de certa forma, é uma tendencia de todos nós.

Uma personagem que representa bem a época de ouro dos Estados Unido é a vendedora de cigarros Sally, que mantinha um caso com um apresentador de rádio famoso na esperança de um dia entrar para o ramo.

No final do filme nos é apresentado a Segunda Guerra Mundial, e como o rádio teve um papel fundamental na divulgação dos fatos.

Enfim, é um filme razoavelmente engraçado, e que particularmente, achei interessante ver o quanto o mundo mudou desde a década 40 e o quanto ainda não mudou. Afinal, ainda temos fofocas de família, brigas entre vizinhos, pessoas querendo aparecer na mídia etc.

Detalhe: é possível observar a introdução da cultura brasileira no mundo e na América do Norte através das músicas de Carmem Miranda.

Até a próxima!


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.