Olá! A tão esperada série brasileira da Netflix, 3%, finalmente lançou nessa sexta. Com as expectativas super altas, a série não correspo...

3% - Primeiras Impressões

/
0 Comments
Olá!
A tão esperada série brasileira da Netflix, 3%, finalmente lançou nessa sexta. Com as expectativas super altas, a série não correspondeu muito ao esperado. Baseando-se em um sistema distópico na qual é prometido uma esperança de vida melhor em outro lugar, chamado Mar Alto, os jovens de 20 anos tem que passar por diversos teste até se mostrarem dignos de entrar nesse lugar. Com um enredo muito cativante, a série não apresentou o roteiro a altura.

Sinopse
Em um futuro pós-apocalíptico não muito distante, o planeta é um lugar devastado. O Continente é uma região do Brasil miserável, decadente e escassa de recursos. Aos 20 anos de idade, todo cidadão recebe a chance de passar pelo Processo, uma rigorosa seleção de provas físicas, morais e psicológicas que oferece a chance de ascender ao Mar Alto, uma região onde tudo é abundante e as oportunidades de vida são extensas. Entretanto, somente 3% dos inscritos chegarão até lá. 
Inicialmente a série consegue retratar muito bem os efeitos da meritocracia e de um sistema injusto. Podemos perceber muitos desses efeitos cada qual em um personagem, que vai desde alienação até o sentimento de superioridade. Algumas situações representam muito bem o que acontece na nossa realidade, e chega a dar raiva. Por mais que o expectador sinta vontade de ver o sistema e processo derrubados, 3%  não convence tanto assim.

O roteiro possuí falhas grosseiras, e não corresponde ao que esperávamos de uma série ambientada no Brasil. Faltou o cotidiano dos personagens e como era a organização fora dos convéns do processo, verossimilhança e até mesmo paisagens melhores. Não podemos negar um certo potencial na série, mutos desses fatores podem ser corrigidos facilmente numa possível segunda temporada. Entretanto, achei interessante os aspectos relacionados a frustração dos jovens e como isso está fortemente ligado a sociedade e o sistema em que vivemos.

As atuações também não convencem, em geral são artificiais demais, e deixam claro o cenário ficcional em que se inserem, ou seja, não passam a sensação de realidade. Como algumas provas foram apresentadas como angustiantes, a fotografia e posição da câmera eram pontos essenciais, todavia, eles pecaram nesse sentido também. Em geral, parecia muito uma novela com enredo de filme juvenil.

Por fim, acredito totalmente no potencial da série, só que as várias falhas impedem a adoração e interação com o expectador. Se houver uma segunda temporada, esses pormenores podem ser corrigidos, e 3% finalmente tornar a série que esperávamos.

Até a próxima!


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.