Saudações iniciantes, como vão? Hoje é domingo - ok, está bastante tarde, mas ainda é domingo; e tive o prazer de tirar o dia pra ver essa f...

Roma: Império de Sangue - House of Cards da Antiguidade?

/
0 Comments
Saudações iniciantes, como vão? Hoje é domingo - ok, está bastante tarde, mas ainda é domingo; e tive o prazer de tirar o dia pra ver essa fantástica série da Netflix que estreiou esse ano. Contando com a narração de Sean Bean (fantástica narração, por sua vez), a Netflix traz uma série que se passa durante o período do Império Romano (23 aC - 476 dC), portanto é voltada ao público que curte História (uma das melhores matérias!) e tem um formato série-documentário, contendo 6 episódios de 45 minutos aproximadamente e 1 temporada até o momento que escrevo o post (13/11/2016).

Já vou dizendo que a série vale muito a pena. Ela aborda o período como um documentário e ainda conta com a atuação do elenco pra ser uma espécie de seriado - um formato que eu particularmente curti muito. Comparei a série com House of Cards (que já comentamos aqui no blog) porque ela aborda as relações políticas do Imperador com o Senado romano de maneira espetacular [vou explicar mais adiante]. Ela se passa no século II, período imperial romano, e no final do governo de Marco Aurélio, que passará o manto para seu filho, Cômodo; Marco deve ensinar seu filho a arte de governar um território extremamente vasto como foi o Império Romano. Mas, para os esttudados em História, sabe-se que Cômodo foi um dos principais imperadores megalomaníacos de Roma, ao lado de Nero e Calígula; portanto a série tem esse intuito de mostrar um jovem inocente se tornando um ditador cruel.
Eis o território que Cômodo terá que comandar!

[Para ajudar em História]
Você deve ter estudado na escola que a Roma Antiga é dividida em 3 grandes momentos, a fase Monárquica (753 - 510 aC), República (509 - 24 aC) e a Imperial (23 aC - 476 dC); essa última fase é marcada por conflitos entre o Senado (comandado por um grupo aristocrata de vital importância para o equilíbrio de poderes) e o imperador (no caso, Cômodo). Por divergências de opinião e sede de poder, a política é um jogo constante de traição, alianças e, na Antiguidade, assassinato; logo saber em quem confiar é uma árdua tarefa para o jovem Cômodo, que é inexperiente na política, essas relações na quais se usa alguém para conquistar seus objetivos é brilhantemente abordada na série.

[Conclusão]
É uma série muito boa se você gostar do assunto. Sua classificação é de 18 anos, porém não acho que seja tudo isso... Há algumas cenas de nudez, mas nada muito duradouro ou mesmo muito erótico e no que se diz respeito às mortes elas não são violentas, são muito censuradas na verdade. O mais legal é ir além do que os livros ensinam, dizendo que Cômodo foi um tirano, mas não abordam outras coisas que ele fez e isso a série acerta em cheio. Gostaria que tivesse continuação, uma segunda temporada abordando os outros imperadores megalomaníacos que Roma teve.
Nota: 4/5


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.