Em 2016 fomos presenteados com o longa-metragem "A Chegada". O filme que dirigido por Denis Villeneuve (também dirigiu O Homem Dup...

A Chegada: Comunicação é a resposta

/
2 Comments
Em 2016 fomos presenteados com o longa-metragem "A Chegada". O filme que dirigido por Denis Villeneuve (também dirigiu O Homem Duplicado) é uma ficção científica que se difere de muitas outras do mercado: aqui o foco não é o lado científico, mas o humanístico. O filme estreiou dia 24 de novembro de 2016 e concorre ao Oscar.

[Enredo]
O filme trata a simples vida da professora de universidade e linguista,  Dr. Louise Banks (interpretada por Amy Adams). Um dia porém, tudo muda: o dia que 12 naves espaciais pousam em 12 cantos diferentes do planeta Terra. As Nações Unidas precisam lidar com a possível ameaça, saber a real intenção dos seres extraterrestres em vir ao nosso planeta, mas como poderiam saber os planos de seres que não falam nossas línguas? Dr. Banks entra em ação aí! Junto com o matemático Ian Donnelly (Jeremy Rener) os dois buscam compreender a forma como essa outra raça se comunica para que a humanidade possa aprender algo com eles.

[Parte Técnica]
O filme merece um destaque pela trilha sonora, que é carregada por instrumentos de orquestra, sem músicas pop, rock ou coisas do tipo. Outra coisa bem legal do filme é a utilização da câmera, no qual há momentos que ela "roda" a cena, indo de cima para baixo num formato de loop e isso é necessário para compreensão do filme em sua plenitude.

[O Filme]
O filme é daqueles que tem um ritmo lento, mas com uma construção de personagem muito boa, em especial a Dr Banks, Amy Adams arrsaou no papel! Contar muito do filme já entra na parte de spoilers, então me manterei calado sobre isso (até o próximo tópico...). Se você espera um filme de ação, guerra entre homens e ET's, A Chegada é bem mais filosófico que isso, contendo muitos "flashbacks " ao longo da história. O único defeito que posso falar é que alguns podem ver como se o filme se perdesse no Ato II.

[SPOILERS: MENSAGEM DO FILME]

Ok, se você chegou aqui é porque tem plena noção dos spoilers que podem vir adiante! Você foi alertado!

A Chegada se destaca por ser um filme que trabalha conceitos de tempo e espaço que se alteram de acordo com a percepção que tal língua tem sobre o tempo, no caso do filme essa teoria da linguagem é explorada com aliens, que ao terem sua língua "traduzida" pela protagonista conseguem entender o tempo como algo não-linear, enxergam o tempo como um ciclo, no qual o passado, presente e futuro estão conectados, não distantes um do outro. No momento que Dr Banks entende a língua alienígena, ela percebe o tempo como eles, e aí temos um mindblow ao descobrirmos que os flashbacks eram cenas do futuro da vida de Dr.Banks! E isso por si só já torna o filme f@#€, mas tem mais!
"A Arma/Presente" que o heptapods trazem para a humanidade é a chave do filme! Minha teoria é que o Presente era a Comunicação! Sim, a capacidade de entendermos uns aos outros, de dialogarmos, sem mais guerras, sem preconceitos, toda a humanidade falando a mesma língua, a "língua humana"! Com a Comunicação, agora homens e mulheres podem trabalhar juntos para o progresso do mundo, um mundo melhor! E sabendo disso, porque eles podem ver o futuro, os heptapods pedem ajuda aos humanos, porque admitem que se a humanidade se fortalecer, seriam imbatíveis!
Como um mundo cada vez mais tomado por ódio, dores, guerra, fomes e tristezas, "A Chegada" chega para nos dizer aquilo que já sabíamos, mas de uma forma extraordinária, carregada de Filosofia, emoção e que pode fazer alguns leitores do blog - ou do post - chorarem por horas.

[Conclusão]
Um filme emocionante, bem desenvolvido, uma temática que te prende do início ao fim, personagem bem desenvolvida e com uma mensagem que pode te fazer sair emocionado da sessão.



You may also like

2 comentários :

  1. O gênero de ficção nunca foi um dos meus preferidos, porém devo reconhecer que A Chegada Filme foi uma surpresa pra mim, já que apesar dos seus dilemas é uma historia de drama que segue a nova escola, utilizando elementos clássicos. Com protagonistas sólidos e um roteiro diferente. Adorei o enredo e a linguagem deste filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom poder ler esse tipo de comentário, Elainne! De fato, "A Chega" quebra um pouco a noção de que ficção é um conteúdo mais raso com um enredo pra lá de inteligente e emocionante.Outra dica de filme que extrapola essa linha da ciência para a filosofia é o já comentado nesse humilde blog, "Interestelar", além desse temos "2001: Odisseia no Espaço" e "Bladerunner", esses que ainda serão analisados, mas estão na listinha hehe
      E qual seu gênero preferido? Pensa que "A Chegada" merecia um oscar? Aguardamos sua resposta =]

      Excluir

Tecnologia do Blogger.