O filme dirigido pod Mel Gibson que chegou a ganhar dois Oscar's (verdadeiramente, não era falha técnica da produção do evento rsrsrs) v...

Até o Último Homem - uma guerra, um homem, sem armas

/
0 Comments
O filme dirigido pod Mel Gibson que chegou a ganhar dois Oscar's (verdadeiramente, não era falha técnica da produção do evento rsrsrs) vai ser o tema do post de hoje! O filme trata de assuntos densos e tem uma liberdade para expor cenas de violência, portanto temos um filme +16 ou +18 dependendo do seu grau de sensibilidade para tais filmes.

Elenco: Teresa Palmer (Dorothy); Luke Bracey (Smitty Ryker); Vince Vaughn (Srgnt. Howell) e Andrew Garfield (Desmond Doss)
Duração: 149 min
Direção: Mel Gibson
Roteiro: Randall Wallace & Robert Schenkkan
Título original: Hacksaw Ridge

[Sinopse]
Baseado em fatos reais, a história do soldado Desmond Doss é o enredo do filme. Um jovem criado numa família religiosa - com um pai que foi para 1º Guerra Mundial e conheceu o inferno na Terra, uma mãe e seu irmão - decide se alistar para ajudar o exército americano em 1945, o final da 2ª Guerra Mundial, para combater as tropas japonesas. Doss conhece o amor de sua vida antes de se alistar, e sendo ela enfermeira, ele acaba por lembrar de sua paixão pela medicina quando mais novo - paixão que foi interrompida pela falta de apoio na educação; agora ele adquiriu o conhecimento de medicina e vai ajudar seu país na guera, mas sem tocar em qualquer arma, sendo um Opositor Consciente.

[O Filme]
O filme se passa em sua maior parte no campo de treinamento, onde você vê a vida do Doss virar um inferno por ser um Opositor Consciente, por não querer tocar em arma, e isso fará seus colegas irem contra ele e teus comandantes também, do menor para o mais alto escalão. A outra parte do filme é "onde as coisas acontecem", o clímax é o campo de batalha e realmente, faz te prender na cadeira do cinema depois de ver algumas cenas pesadas e violentas. E é importante falar das cenas que temos Doss colocando as palavras de Deus acima das dos generais, como um exemplo de humildade e que é um seguidor fiel e não vai abandonar seus ideias, assim como não abandonará tua pátria.



[Pontos fortes]
O enredo do filme achei bem amarrado, mas tem um ponto que realmente me incomodou que direi mais tarde. A trama em si é simples, personagens pouco profundos com exceção para o Doss (Andrew Garfield) que atua de forma boa, daqueles tipos que agrada, te convence e te satisfaz,  porém longe de ser uma surpresa de atuação.
O enredo é bom, te prende, mas não acho que seja algo no nível de Oscar para ele ter concorrido em tantas categorias - como a de Melhor Filme, o que poderia dar espaço para outros filmes. E o que mais torna o filme profundo é a violência nele presente: pessoas sem pernas, perda de braços entre outros orgãos do corpo faz a guerra ser muito realista e te faz pensar que Desmond Doss vai morrer a qualquer momento, sentimento esse que o soldado vivenciou, mas que graças a sua fé em Deus, ele conseguiu superar os horrores da guerra e salvar a vida de vários homens sem pegar em qualquer arma!

[Ponto a ser analisado]
O filme conseguiu disfarçar muito teus pontos fracos ao meu ver, mas se existe alguma coisa que me incomodou foi a abordagem que fizeram quando Doss quer aprender Medicina. O rapaz que teve que parar seus estudos para ajudar a família é o mesmo que aprende os conceitos da medicina em livros e com sua namorada, mas ele não chegou a estudar fundo nisso e ele vai ser um enfermeiro de guerra?! Achei meio forçado essa parte, porque Medicina demora anos para ser aprendida e Desmond consegue aprender na base da leitura? Seria ele um gênio que o filme não conseguiu demonstrar? Nunca saberemos!



[Conclusão]
Creio que não deva assistir o filme com altas expectativas, esperando ver algo grandioso, pode quebrar a cara; porém se você ver de forma despretensiosa, com a mente aberta, ou mesmo pensar:" Vai ser só mais um filme de guerra" é provável que saia da sessão pensando o contrário. Com muita violência, uma boa imersão, certamente é um filme que vale o investimento.

[Bônus]
O filme ganhou o Oscar de Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição. Concordo com isso? Eu sou meio leigo para falar sobre pontos tão técnicos, então devo me manter calado, lamento por quem esperava algo de mim! [risos]

É isso pessoal! Obrigado pela leitura! Comentem o que acharam do filme ou mesmo se ficaram com vontade de ver após esse post! Um abraço forte e até mais!




You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.