Olá, pessoal Hoje falaremos de um filme que bombou demais no Oscar e, após toda aquela confusão, ganhou o Prêmio de Melhor Filme! É claro...

Moonlight: Little, Chiron e Black

/
0 Comments
Olá, pessoal
Hoje falaremos de um filme que bombou demais no Oscar e, após toda aquela confusão, ganhou o Prêmio de Melhor Filme! É claro que devemos falar de “Moonlight”, não apenas por vencer o maior prêmio da noite do Oscar, mas por tratar de temas que foram ignorados por tantos anos: racismo, homofobia, o perigo das ruas e dependências das drogas. Falamos brevemente do filme no post sobre o Oscar, confira aqui
Resultado de imagem para moonlight filme tumblr poster

Sinopse
Uma história atemporal de relações humanas e autoconhecimento, drama que narra a vida de um jovem afro-americano desde a infância até a vida adulta, separada em três momentos, ou três atos: Little, Chiron e Black, além de tratar da sua luta para encontrar seu lugar no mundo enquanto cresce num bairro violento de Miami.

Pouco tempo de tela
Como foi explicado na sinopse, o filme é dividido em três capítulos, retratando os três períodos mais marcantes da vida de Chiron. O grande desafio aqui era precisamente como fazer o público se apegar ao protagonista sendo que ele é vivido por três atores diferentes? Era necessário que os três atores que interpretam Chiron fossem semelhantes e ao mesmo tempo diferentes, mostrando mais ou menos que ele tem características que leva pra toda sua vida, por exemplo, o fato dele ser bastante calado, mas mesmo assim muda com o passar dos anos, como é mostrado na sua forma de agir. Os atores realmente conseguiram fazer isso, então não foi um problema o protagonista ser interpretado por três atores, pois, da mesma forma, o filme faz com que o espectador se envolva na trama de Chiron e queira saber mais sobre sua personalidade, seus desejos, seus medos, suas motivações, etc.
O mesmo receio do protagonista caiu em cima dos coadjuvantes, porém os atores se mostraram mais uma vez extremamente talentosos e com pouco tempo em tela podemos ver a importância que tem na história, como é o caso de Juan, vivido por Mahershala Ali, que ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuante pelo papel. Aparece apenas no primeiro ato: Little, mas é essencial até para o significado do nome do filme. 
Resultado de imagem para moonlight filme tumblrJuan é quem explica a Chiron o motivo do “moonlight” (luz do luar) estar tão presente na sua vida e assim, como podemos ver no poster do filme, os tons vão ficando mais escuros à medida que Chiron fica mais velho, tudo isso retratado no filme, portanto o moonlight de Juan afetou o protagonista. Só uma grande atuação em tão pouco tempo poderia trazer tanto significado ao filme. Vale lembrar que Naomie Harris, que interpreta a mãe de Chiron, que é viciada em drogas, está presente nos três momentos do filme e é incrível como ela consegue mostrar como cada vez mais o personagem se perde no vício e como isso afeta a construção da identidade do filho.

O diretor
Apesar de Berry Jenkin, o diretor do filme, não aparecer em tela, vemos bastante dele no filme. É necessário contar um pouco da história dele para melhor entender o motivo de Moonlight ser tão pessoal para ele. Primeiro que Jenkins nunca se viu escrevendo roteiros muito menos dirigindo filmes, porém, por um acaso, ele acabou se encantando pelo cinema. Já quando era maior, criaram um departamento de arte em sua instituição de ensino (algo por volta do final do seu ensino médio), onde teve maior contato com as ferramentas do cinema e isto foi um divisor de água para ele, pois o cinema lhe deu seu verdadeira voz e definiu sua identidade tornando-o “um ser humano completo”, em sua próprias palavras. 
Descobriu a peça de Tarell Alvin McCraney “In Moonlight Black Boys Look Blue” e rapidamente se identificou pelo lugar onde o personagem vivia, condições e ainda pelas suas mães, com o próprio Jenkins diz: “havia a personagem de Naomie Harris, Paula, que foi inspirada na mãe de Tarell. Descobri que tínhamos vivido as mesmas coisas com nossas mães.” Então, um ponto-chave da obra de Terell, que é o vício das drogas, estava presente na vida do diretor, impossível que ele não tivesse colocado bastante de sua visão sobre isto no longa-metragem.

Os três atos
Pessoal, esta parte obviamente tem spoilers, pois estarei contando cada uma das fases da vida de nosso querido protagonista e no final apresentar minha conclusão da conexão entre cada fase e como foi importante para a formação de identidade de Chiron.

Little
É o primeiro estágio de Chiron no filme, aqui é onde podemos ver as principais características de sua personalidade, ele é calado, tímido, vive algum tipo de conflito que nós ainda vamos descobrir, além de tudo isso ele sofre bullying, os meninos de sua escola o perseguem quase todos os dias. 
Resultado de imagem para moonlight filme tumblrUma tarde, enquanto fugia deles, encontrou Juan, que o deixou dormir na sua casa e de manhã o levou até sua mãe. Aqui é interessante ver que a Paula, mãe de Chrion era trabalhadora e não parece envolvida no mundo das drogas, mas logo o jogo muda. Aqui também há o discurso de Juan sobre o luar, onde os meninos negros são azuis, o que virá a definir bastante do caráter de Chiron. Seu único companheiro é um menino chamado Kevin.


Chiron
Agora na adolescência o menino ainda sofre com o bullying, o “isolamento” na escola e com a situação da sua mãe que ficou muito pior do que era, até o ponto dela ter dívidas e tirar dinheiro de Chiron para pagá-las. Juan agora está morto, mas Chiron continua a visitar a sua esposa Teresa, pois ela é como uma mãe para ele. As coisas começas a ficar tensas quando Terrel, o garoto que mais mexe com Chiron, fica lhe perguntando por que ele vai a casa de Teresa e o chama de “faggot” que, traduzindo seria: “bixa”.
O protagonista, com a grande influência de Juan na sua vida, acaba indo para a praia para ficar sob a luz do luar, e seu amigo de infância Kevin aparece e eles começam a fumar um baseado e a discutir sobre o apelido que Kevin deu a Chiron: “Black” e levados pelo momento se beijam e Kevin masturba Chiron. A confusão emocional de Chiron atinge seu ápice quando Terrel faz Kevin espancar Chiron, no dia seguinte, com a raiva comando completamente o protagonista, pega numa cadeira e a quebra nas costas de Terrel. Ele acaba sendo levado pela polícia e olhando para Kevin conclui-se a segunda parte do filme.

Black
Chiron adota o nome de “Black” quando se torna um traficante de drogas em Atlanta, recebe constantes chamas de sua mãe, que agora está em um centro de reabilitação de drogas. 
Uma noite recebeu uma ligação e, achando que era de sua mãe, responde descontraidamente e dizendo que irá visitá-la logo, mas então ouve a voz de um homem, pedindo desculpa pelo que aconteceu na adolescência e querendo se encontrar com ele, logo percebeu que era Kevin. 
Visita sua mãe no centro de reabilitação, onde sua mãe diz que o ama e pede desculpas por todos esses anos que não foi uma  boa mãe para e ele a perdoa, depois disto ele se encontra com Kevin que trabalha em um restaurante, logo vão para a casa de Kevin onde a conversa fica mais profunda e Chiron admite que Kevin foi o único homem a tocá-lo e enquanto Kevin o consola, Chiron se lembra de quando era criança e estava sob a luz do luar.

Conclusões
Os três atos mostram “diferentes Chirons”, apesar de manter sua essência durante os três "estágios", sua forma de agir e de ver o mundo é diferente à medida que os anos se passam. Uma fase influência a outra, vemos que em "Chiron" ele é motivado pela história da luz do luar que lhe foi contada em “Little”, assim como Black é influenciado por sua experiência com Kevin que até lhe “dá seu nome”.
   
Pessoal, por hoje é só, espero que tenham gostado do post!
Bom domingo
L Quinn





You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.