Antes do Amanhecer,  Antes do Pôr-do-Sol e Antes da Meia-Noite  compõem a trilogia escrita e dirigida por Richard Linklater ( Boyhood, Waki...

Antes do Amanhecer: grandes diálogos e relações humanas

/
0 Comments
Antes do Amanhecer, Antes do Pôr-do-Sol e Antes da Meia-Noite compõem a trilogia escrita e dirigida por Richard Linklater (Boyhood, Waking Life). Os filmes foram lançados a cada 9 anos, desde o primeiro em 1995, acompanhando o amadurecimento dos atores juntamente com seus personagens. O elenco principal conta com Ethan Hawke e Julie Delpy nos papéis do americano Jesse e da francesa Celine.


[Sinopse - Antes do Amanhecer]
Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta.

Os filmes de Linklater geralmente são pautados em diálogos, e esses não são diferentes. A exclusividade de conversas durante todo o tempo pode deixar tanto uma certa fluidez e leveza para o espectador, quanto enjoativo e cansativo, depende de quem assiste. Para mim a trilogia conseguiu representar muito bem as evoluções de um romance e também de uma geração "perdida, desiludida, sem ideais", como disse a co-roteirista Kim Krizam.


Jesse e Celine dividem mais diferenças do que a nacionalidade. Enquanto o americano tenta parecer insensível e meio cínico que não acredita muito no amor, mas ao longo do filme mostra-se exatamente o contrário. Celine é uma francesa intelectual, feminista e cheia de opiniões. Ambos dividem conversas muito filosóficas sobre diversos assuntos, e expões suas opiniões e incertezas, o que deixa o filme com um "que" de documentarismo. 

A troca de olhares é essencial para a construção da trama. Algumas cenas baseiam-se apenas em insinuações, e contam com os olhares desconcertantes e embaraçosos de desejo, o que traz aspectos muito humanos para o filme, uma vez que também é muito fácil se identificar em alguns discursos dos personagens ou opor-se a eles. O crescimento do sentimento entre eles é evidente, e deixa várias incertezas no final, mas trata-se da incerteza da vida e acaba com o suposto idealismo romântico iniciado nos anos 90.

Por fim, Antes do Amanhecer é um filme belíssimo que retrata a simplicidade das relações humanas e a evolução de um sentimento, além da espontaneidade de uma conversa. A trilogia toda vale a pena por seguir nessa linha, e retrata os temas em diferentes momentos da vida. 

Confira aqui a resenha da animação Waking Life, também de Richard Linklater.

"Sempre vi o mundo como um lugar onde eu não deveria estar"

Até a próxima!



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.