Olá! Waking Life (vida consciente , tradução livre)   é uma animação de drama lançada em 2001, dirigida por Richard Linklate. Conhecido pe...

Waking Life - a nossa consciência nos sonhos

/
0 Comments
Olá!
Waking Life (vida consciente, tradução livre) é uma animação de drama lançada em 2001, dirigida por Richard Linklate. Conhecido pelos filmes Antes do Amanhecer, Antes do Por do Sol e Boyhood, Waking Life consegue tomar um caminho diferente, e redefinir seus conceitos de mind-blowing


Sinopse
Após não conseguir acordar de um sonho, um jovem passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário, com quem têm longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas.
 Não é apenas uma animação qualquer, Waking Life fará com que o espectador reflita sobre a sua própria existência. O filme inteiro consiste, basicamente, em monólogos ou diálogos, entretanto as cenas não ficam entediantes, e esse já é um aspecto dos filmes de Linklate. Sempre com muita entonação e com semelhanças do cotidiano, esses diálogos são acompanhados por leves ilustrações que acontecem no canto da tela para ilustrar o que está sendo dito.


Na realidade, o filme foi inicialmente gravado com os atores, e posteriormente foi pintado com novas cores e transformado em animação. Particularmente, esse fator torna a obra muito mais realista, uma vez que podemos observar os gestos e vícios de linguagem característicos dos seres humanos. Como o enredo se baseia em cenas e conversas minimamente cotidianas inseridas em um sonho, esse pontos são essenciais para a compreensão.

Talvez seja necessário assistir Waking Life pelo menos duas vezes, É muito conteúdo, cada personagem apresenta uma opinião diferente, e a apresenta de maneira brilhante. Discutir os sonhos e a consciência humana não é tarefa fácil, e faze-lo com uma diversidade enorme de pessoas, desde filósofos, suicidas a bêbados é mais difícil ainda. O jovem que não acorda de seu sono tem a tarefa de perceber que está em um sonho consciente e tentar diferencia-lo da realidade, mas não é o que acontece, entre tantas conversas e bizarrices, o garoto acaba por não conseguir mais separar as duas coisas.  

Por isso tudo, Waking Life valoriza muito as discussões e as boas conversas que temos em rodas de amigos, independentemente do assunto. Retrata as nossas preocupações e pormenores de nossas vidas, levando a uma reflexão sobre o existencialismo e o vazio que sentimos. Sendo muito atemporal, a animação pode ser vista em qualquer momento da vida e quantas vezes necessárias, já que podemos aprimorar a visão a cada vez que assistimos.
"É possível entender a vida e viver ela simultaneamente?"
Até a próxima!




You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.