Olá! Moulin Rouge: Amor em Vermelho , é um filme de 2001 e dirigido por Baz Luhrmann, na qual é conhecido por suas produções musicais com...

Moulin Rouge - Amor em Vermelho: uma nuvem de artes

/
0 Comments
Olá!
Moulin Rouge: Amor em Vermelho, é um filme de 2001 e dirigido por Baz Luhrmann, na qual é conhecido por suas produções musicais como Vem Dançar Comigo, Romeu + Julieta e a atual série da Netflix, The Get Down. Assim como os citados anteriormente, Moulin Rouge é um romance musical que conta com Nicole Kidman e Ewan McGregor no elenco principal.


[Sinopse]
Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

[Resenha]
A maestria deste musical está no enredo simples mas com aspectos e características impressionantes. A posição da câmera, e o uso de cores fortes tanto no cenário quanto no figurino, permitem o endeusamento de Nicole Kidman no filme. Apesar de se passar no início da Belle Époque, o diretor introduz muito conteúdo de eras diferentes. Como por exemplo, encontramos na trilha sonora Madonna, David Bowie, The Beatles etc. Vale destacar as referências à grandes clássicos, como Othello, representado na adaptação de Tango de Roxanne, entre outros. Ao todo, trata-se quase de um mix artístico, com músicas, literatura, teatro e até mesmo um certo que de videoclipe. 


Logo no começo do filme, recebemos um "spoiler" da história, referente a saúde de Satine, mas logo é esquecido, graças as trapalhadas e bom humor ao longo da trama. Enquanto Christian representa o artista sonhador e inocente, Satine é a experiência e relutância. Os personagens secundários são de suma importância, são caricatos e provém o equilíbrio entre o drama e o humor. O cenário representa outro cenário: o do teatro. Uma vez que a obra consegue transitar com elementos da sétima arte para os do teatro, toda a estrutura é glamourosa de acordo com as performances musicais.

A fotografia utiliza de tons escuros e cores fortes, com muita luz para representar a boêmia e o avanço tecnológico e cultural da época. Já citado antes, a posição da câmera externa favorece Kidman e o uso da iluminação varia para as cenas de início para as finais. Enquanto em uma parte usam e abusam da luz artificial e dos placares, no final, a luz natural (ou a falta dela) prevalece em algumas cenas de teor mais pesado.

Com uma trama inicialmente irreverente e engraçada, Moulin Rouge! conquista o espectador. E como todo bom enredo tem uma evolução, aos poucos todo o bom humor e despretensão transforma-se em uma leve angustia e apreensão pelos personagens. Mudança esta, que é claramente audível na trilha sonora.


"A coisa mais importante que você pode aprender é amar e ser amado em troca"

Até a próxima! 


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.