De fato este é um post diferente do usal, mas acredito que devemos tentar fazer algo diferente - e também porque não havia conteúdo para usa...

Buracos Negros (de Stephen Hawking) - o que sabemos sobre eles?

/
0 Comments
De fato este é um post diferente do usal, mas acredito que devemos tentar fazer algo diferente - e também porque não havia conteúdo para usar. Então coube ao livro, publicado pela Editora Intrínseca recentemente, o trabalho de ser a vanguarda nesse humilde blog de entretenimento. Mas não pense, caro leitor, que mudaremos o rumo do blog por conta disso! Apenas achei válido pois, como podemos fazer tantas postagens sobre filmes, séries, quadrinhos e afins voltados à ficção-científica, e nunca termos falado sobre teus conceitos? Conceitos esses que são, por vezes, muito abstratos e distantes de nossa realidade - e que bom que são, como é o caso dos Buracos Negros.

O título do post de hoje é autoexplicativo certo? Buracos Negros sempre se mostraram como fenômenos extremamente curiosos aos olhos dos nerds - e eu me incluo nesse grupo. Como funcionaria isso? Uma morte de uma estrela leva ao buraco negro, e este mesmo buraco negro suga tudo ao seu redor, inclusive a própria luz! O que aconteceria se caíssemos num buraco negro? É impossível fugir dele? Essa e outras perguntas são frequentes na mente dos estudisos do assunto.


Eis que surge um homem bom, Stephen Hawking! Sua história vocês já sabem, se não souberem, recomendo que assistam o filme A Teoria de Tudo, que já fizemos um post nesse mesmo blog! Hawking foi convidado para participar de um programa de rádio da BBC em 2016, num quadro em que se discute alguns grandes temas da ciência (BBC Reith Lectures), participando de 2 gravações, que tem 15 minutos de duração; dessa programa nasceu o livro que comentarei aqui. Stephen Hawking é conhecido por seu empenho em explicar os assuntos mais complexos da ciência, como a apaixonante Física Quântica, de forma que qualquer um consiga entender, e advinha? Ele se sai muito bem nisso.

Nesse livro, que não poderei comentar muito sobre ele, tanto pelo número de páginas quanto pelo grau de complexidade, Hawking explica a história do nascimento do termo Buraco Negro, como ele foi pensado, do que se trata e muito mais. Existe, também, as notas explicativas de David Shukman, editor de ciências da BBC News.



O que podemos dizer? O livro contém engraçadas e divertidas imagens que facilitem nossa compreensão sobre um tema tão distante de nosso cotidiano; além de uma boa tradução de Cassio de Arantes Leite, que soube aplicar bem os conceitos quânticos no livro de forma que não me incomodou e me pareceu bem simples de ler.
O livro é difícil? Não, nem um pouco diria eu, Stephen Hawking é conhecido por seus livros como "O Universo numa Casca de Noz" e "Uma Breve História do Tempo"; sempre com o mérito de explicar a ciência de forma simples e didática, como eu nunca tinha lido esses livros - e agora vou me empenhar em ler - apenas ficava no plano das ideias, mas agora que realmente peguei para ler um livro do Hawking … É gente, o cara sabe das coisas! (Risos) Sua abordagem é bem "pé no chão " e diria que em certos momentos é cômica, falando com muita tranquilidade sobre o espaço, as estrelas, tempo, dimensões e afins; de fato é algo supreendentemente que Hawking faça isso com tanta maestria.

Conclusão? Eu diria que é um daqueles livros que, embora a ideia complexa, pode ser lido no metrô (acredite, eu fiz isso!) e que se conclui com uma problemática - praticamente - filosófica que nos faz refletir ainda mais sobre os nossos saberes, e como podemos estar beeeeeem enganados sobre coisas que nós dissemos que são certas. Um livro curto, prático, simples e extremamente intrigante! Um bom convite para ser introduzido ao mundo científico e uma leitura obrigatória para os apaixonados pelo tema.


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.