Olá, pessoal É sempre bom discutir sobre filmes que fazem bastante sucesso e trazem uma boas temática, com um brilhante desenvolvimento d...

O Corcunda de Notre Dame: Uma Animação Subestimada

/
0 Comments
Olá, pessoal
É sempre bom discutir sobre filmes que fazem bastante sucesso e trazem uma boas temática, com um brilhante desenvolvimento da trama, alguns até com músicas que ficam em nossas cabeças por bastante tempo. O post de hoje, porém, é sobre uma animação da Disney que infelizmente é muito subestimada, apesar de toda sua beleza cinematográfica, músicas de arrepiar e um ótima adaptação do livro original. Hoje irei falar um pouco do filme “O Corcunda de Notre Dame”.

Sinopse
O filme é contado pelo artista cigano Clopin. Tudo começa em Paris, em 1482, quando quatro ciganos são barrados ao tentar entrar na cidade pelo Ministro da Justiça, Claude Frollo, que nutre ódio por esse povo. Três dos ciganos são presos, mas a outra, que possui um embrulho entre os braços foge. Frollo persegue-montado a cavalo até a Catedral, julgando que o que ela tem em mãos são objetos roubados. A cigana clama santuário desesperadamente, até que Frollo, tenta tirar-lhe o embrulho, dando-lhe um pontapé violento, o que a mata.
Resultado de imagem para hunchback of notre dame tumblr gifsJá com o embrulho nas mãos, Frollo apercebe-se de que é um bebê, mas depois de o desenrolar, vendo uma criança desformada, considera-a um monstro, e dirige-se a um poço, com intenção de o largar. Mas é detido pelo arquidiácono, que o faz perceber as suas atrocidades já cometidas, dando-lhe como única esperança de salvação da sua alma, cuidar da criança, como sua. Frollo concorda, desde de que a dita fique escondida da população de Paris a viver no campanário. E batiza-a de Quasimodo, que é descrito pelo próprio Clopin como um “nome meio deformado”.
Vinte anos depois, Quasímodo é um homem marginalizado, feio e corcunda, que vive trancado no campanário da Catedral, tocando os sinos na companhia de apenas três gárgulas - Victor, Hugo, e Laverne. Somente Quasímodo sabe que as três gárgulas possuem vida própria, pois só revelam isso na presença do mesmo ou quando sozinhos, permanecendo como estátuas de pedra nas demais situações. Instigado por eles, Quasímodo aventura-se ao aproveitar-se da ausência de Frollo e sai da catedral para participar no "Festival dos Tolos", a maior festa do ano realizada em frente à catedral francesa, apesar de Frollo o proibir de sair, dizendo que é para o seu próprio bem. 
Durante a festa, num concurso para designar a cara mais feia de Paris, Quasímodo vence, e é proclamado rei do festival, mas depois é ridicularizado e torturado pela multidão influenciada pelos soldados a mando de Frollo, já que este não toma nenhuma responsabilidade pela desobediência por Quasímodo, que acaba por ser apenas defendido por Esmeralda, uma bela cigana que dança para ganhar dinheiro. Ao ajudar Quasímodo, a moça desperta a ira de Frollo, que manda prendê-la. Ela derrota os guardas com o auxílio dos artistas de circo e foge, escondendo-se sob a proteção da Catedral, onde reencontra Quasímodo, que em forma de agradecimento, a ajuda a escapar da Catedral, pois todas as saídas estão vigiadas pelos guardas por ordens de Frollo. Enquanto isso, Febus, um capitão da guarda a serviço de Frollo, deve conduzir os seus soldados para capturar Esmeralda e trazê-la para Frollo, mas o capitão sente-se atraído pela cigana, e então pretende trazê-la pacificamente.

Temáticas
Esta animação é de fato uma das mais adultas da Disney. É claro que ao se adaptar a obra de Victor Hugo (que, a propósito, é cheia de tragédias) a Disney iria dar uma suavizada, mas mesmo assim a animação toca em temáticas como pecado, religião, preconceito e morte. 
Resultado de imagem para hunchback of notre dame tumblr gifsApesar de fazer parte dos filmes do Renascimento da Disney, assim como Rei Leão, Bela e a Fera, Aladdin, entre outros, não recebeu o mesmo calor e entusiamo de recepção, as críticas não são extremamente baixa, mas para uma animação da Disney esperava-se mais, ainda mais que as três animações mencionadas anteriormente antecedem o Corcunda de Notre Dame e haviam ganhado da crítica notas altas. As três detêm mais de 90% de aprovação no Rotten Tomatoes.
A grande parte das crítica a esta animação estão mais voltadas aos temas, pois religião, pecado, tentação, causam uma reação diferente para várias pessoas, algumas detestaram que foi retratado num filme da Disney e dai vem grande parte das críticas negativas. Outros, por outro lado, não gostaram do estilo da adaptação do livro de Victor Hugo, por suavizar demais a obra original, dar pouco crédito ao autor do livro e alguns ainda alegam que os roteiristas tornaram a história vulgar, a censuraram e a fizeram apenas para vender.
Eu não posso fazer a mais profunda das comparações entre o livro e o filme, até porque eu, apesar de conhecer a história original, não li o livro, mas acredito que estas críticas tão negativas que tem como base a pouca similaridade com o livro devem ser repensadas. Primeiro de tudo, temos que deixar claro que é a Disney que esta adaptando a obra, eles não iriam colocam numa de suas animações tanta tragedia e temas ainda mais complicados de lidar (não direi mais, pois não quero dar spoilers do livro). Se alumas pessoas criticam fortemente a animação pelos temas que trabalha imaginem como seria se adaptasse fielmente a obra original. O que me leva ao segundo ponto, não há adaptação que fique idêntica ao trabalho original, tem que se lidar com isso a aprender a respeitar diferentes formas de se expressar uma obra.  

Sobre a animação
  Vou tratar de tudo o que remete ao filme, não me aprofundarei mais nos temas tratados na história, pois já fiz isso acima, mas farei uso deles para mostrar como a animação usa bem seus recursos para contextualizar à temática geral do filme às emoções dos personagens.
Começo falando no ótimo uso das cores, é óbvio que quando uma cena é mais macabra e obscura, os filmes colocam tons mais escuros que enfatizam o sentimento da cena, mas nesta animação há algo a mais. 
Resultado de imagem para hunchback of notre dame tumblr wallpaper
Como um dos pilares do filme é a religião, há vários traços católicos em diversas cenas, mesmo porque, como o título do filme já indica a história se passa na catedral de Notre Dame (ou pelo menos aos arredores), portanto os animadores tiveram que buscar uma maneira de colocar em algumas cenas tanto o traço religioso quanto o sentimento do personagem. É bela a maneira como foram representadas Paris e a catedral no filme, a cidade parece enorme, e trabalhada até no mais mínimo dos detalhes, enquanto que a catedral tanto por dentro como por fora mostra todo seu esplendor e grande beleza dos detalhes góticos.
Claro que não posso deixar de falar das músicas, novamente com o traço religioso que não deixa esquecer deste forte pilar da animação. Uma das músicas deste filme que mais chocam, principalmente o público mais velho (digo isto, pois quando eu era criança não entendi esta cena muito bem, parecia que o personagem estava bravo e apenas isso, vendo esta mesma cena hoje com mais maturidade vejo o que ela realmente representa), refiro-me à cena onde Claude Frollo canta “Hellfire”. 
Analisando a letra da música começamos por um personagem que esta se confessando e aos poucos ele revela quais são seus pecados, Claude estava tentado por Esmeralda ele a desejava, ele é acompanhado em sua cantoria por outros padres que cantam em latim (vale lembrar que antigamente as missas em todas em latim) “Mea maxima culpa” que seria algo do tipo “minha mais máxima culpa”. 
Resultado de imagem para hunchback of notre dame tumblr gifsClaude, ao descobrir que Esmeralda havia escapado ele deixa claro que Esmeralda ou será sua ou queimará. Vocês podem ver a cena aqui, e ver não somente a letra, mas também o que ele esta fazendo, sua expressões e “visões”. Claude vê a cigana dançando no fogo, pede o perdão e auxílio de Deus, do arcanjo Miguel, dos discípulos e especialmente da virgem Maria, e eu digo “em especial”, pois ele a chama com grande fervor na música e também por mais um ponto que conecta os sentimentos dos personagens à religião, neste caso à catedral. Chama-se “Notre Dame” pois significa “Nossa Senhora” e foi construída e 1163 em homenagem a Maria, mãe de Jesus.
Vê-se que há um grande envolvimento da história com a religião, o que é ponto positivo do filme, pois, apesar de não ser uma adaptação 100% fiel, mantem a essência da história, pois isto é o que Victor Hugo coloca em sua obra. Ele era um homem religioso, porém não tolerava a faceta arrogante e déspota da igreja, e com sua obra ele consegue fazer uma análise aberta da religião e também ao terror da idade média, a perseguição e a opressão.


Pessoal, por hoje é só, espero que tenham gostado do post e espero se animem a ler o livro de Victor Hugo para aprofundarem-se mais na história!
L Quinn



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.