Desde seu anúncio em 2019, "Spiderman: No Way Home" causou as mais diversas especulações internet a fora. O filme que encerra a tr...

Homem-Aranha: Sem volta para Casa - A teia do Multiverso (Sem spoilers)

/
0 Comments

Desde seu anúncio em 2019, "Spiderman: No Way Home" causou as mais diversas especulações internet a fora. O filme que encerra a trilogia "Homecoming" na qual Tom Holland, Zendaya, Jacob Batalon encarnam, respectivamente, Peter Parker, Michelle Jones (MJ) e Ned. Será que "Sem volta para Casa" atingiu as altíssimas expectativas que ele mesmo criou? Depois de milhares de horas de teorias dos fãs, confira nosso post para saber o que achamos!


Com "No Way Home" temos o maior filme do Teioso até o momento: 150 min. A direção do longa ficou por conta de Jon Watts, o mesmo diretor dos filmes anteriores da trilogia "Homecoming". Antes de darmos nosso veredito, gostaríamos de fazer um resumo da história que antecede o próprio filme.

Sam Raimi, Marc Webb, John Watts:

Há vinte anos a primeira trilogia do Homem-Aranha estreava com a direção de Sam Raimi, que coordenou os filmes "Homem-Aranha" 1, 2 e 3. Com o fracasso do terceiro filme, uma nova franquia teve de surgir para que a Sony não perdesse a mina de ouro que é o personagem da Marvel. Marc Webb veio como resposta com seu "O Espetacular Homem-Aranha" 1 e 2. Novamente, o último filme não foi lá um sucesso de vendas e críticas, o que gerou um sentimento amargo. Anos se passaram e um acordo histórico ocorreu, quando a Marvel e Sony decidiram compartilhar os direitos de imagem do Cabeça de Teia. 



Em 2016 (já fazem 5 anos!), Tom Holland aparecia nas telonas ao lado de Tony Stark e lutando contra Capitão América em Guerra Civil. De lá para cá, muita coisa aconteceu: filmes solos do Aranha, do Venom, Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato, só para focar alguns nomes. Contudo, apesar da gigantesca construção que a Marvel/Sony veem elaborando para o garoto do Queens, muitos fãs não conseguem esquecer as memórias íntimas em relação aos filmes anteriores, que, apesar de seus problemas, conseguiram nos alegrar e divertir. 

Recentemente, Sony e Marvel consolidaram o "Aranhaverso" (multiverso do personagem), onde encontramos múltiplas versões do Homem-Aranha de Terras diferentes. O conceito é comum nos quadrinhos, mas em 2018, Homem-Aranha: no Aranhaverso foi a animação que conseguiu representar essas ideias à perfeição - não por acaso, foi ganhadora do Oscar. A partir desse momento, não houve um fã do Marvel Cinematic Universe (MCU; Universo Cinematográfico Marvel em port.) que não teorizou sobre o possível encontro dos três atores que interpretaram o Homem-Aranha em cada trilogia - Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland, contracenando juntos um filme que, facilmente, seria um marco no cinema mundial. 

E hoje, ao escrever esse texto e em instantes antes de assistir o filme (16/12), vejo como a estreia de "Sem volta para casa" moveu milhões de pessoas a garantir seus ingressos na esperança de testemunhar esse encontro. Se isso ocorreu ou não, não poderemos dizer aqui porque não daremos spoilers! Mas pensar que esse desejo alimentou uma massa de pessoas, é um fenômeno incrível. Sites de venda de ingresso chegaram a cair tamanho fluxo de apaixonados pelo personagem.

Agora, encerrado essa história, vamos comentar sobre o filme (a partir daqui, o texto foi redigido após a sessão de cinema)!

O que dizer?

A primeira metade de "Longe de Casa" chega a ser irritante por termos um Peter Parker tão inocente, passando seus óculos-Stark para um desconhecido que se revelaria como Mystério. As consequências dessas ações foram grandes no final de "Longe de Casa", quando Mystério revela ao mundo a identidade de Peter Parker. A sequência que se dá com essa revelação é o início imediato de "No Way Home". 



Os momentos iniciais do filme servem para expor o tormento na vida de Peter Parker e as consequências sérias que isso acarreta. O sentimento que fica, diria, é menos de terror (como alguns poderiam imaginar), porém mais próximo de um constante problema que é ser e conviver com o Homem-Aranha, o que atinge o herói por todos os lados. Felizmente, contudo, o filme não se demora. Numa dinamicidade que vai do início ao fim dos 150 min., "No Way Home" parte para uma solução já vista nos trailers: Dr. Estranho vai ajudar Parker na resolução de seus problemas, mas algo acontece e o feitiço não sai como planejado, trazendo os vilões de outras realidades para a do MCU. 

Entretanto, engane-se quem pensa que o filme seguirá para um dado caminho. Posso expressar minha alegria aqui ao ver e dizer que fui enganado! Não estive a par de nenhum roteiro vazado, imagens ou coisas do tipo, então obviamente me deparei com enormes e positivas surpresas. Os vilões que aparecem nos trailer podem ser "spoilers", mas são spoilers que mais ajudaram a elevar as expectativas do filme e - veja só isso não é comum! - elas foram maravilhosamente atendidas! 

O fator "previsível" do filme que foi revelado por trailers se perde e temos uma história se desenrolando com muita fluidez e rapidez. A consequência disso é uma série de agradáveis surpresas. Podemos dizer também que há uma melhora enorme na relação entre o núcleo escolar, ou seja, MJ, P. Parker, Ned, também conta com aparições de Flash, Betty Brant, os professores de Peter etc. Além de a presença de Dr. Estranho ser bem vinda no filme, apesar de suas cenas pontuais (claro, nada a dizer da atuação de Benedict Cumberbatch que é boa). Digo tranquilamente que todos do elenco estão confortáveis em seus papéis. 

Vilões de volta:

Sabemos que um bom herói só pode ser assim chamado se possui vilões à altura, e o Homem-Aranha tem uma vasta galeria de vilões marcantes. Em outros filmes (Spiderman 3 e The Amazing Spiderman 2) vimos que colocar muitos vilões num filme pode ser um problema. Porém, não creio que tenha sido o caso aqui. 

É verdade que nem todos vilões (já revelados nos trailers) são desenvolvidos. Não chega a ser uma perda já que eles tiveram seus próprios filmes para isso; mas com certeza tivemos uma melhora de outros! Jamie Foxx, que foi duramente criticado como Electro em The Amazing Spiderman 2, é um exemplo dos vilões que ganharam nova roupagem e tiveram um desenvolvimento melhor, se tornando uma ameaça e com muito mais carisma.


Mas o destaque vai para o retorno espetacular de Alfred Molina e Williem Dafoe como Dr. Octopus e Duende Verde, respectivamente. As atuações e cenas de ação desse filme ganham destaque por conta desses personagens! Sentimos um perigo real do Homem-Aranha ao enfrentar esses personagens, em lutas que são carregadas de emoção. E isso também merece um comentário: Tom Holland tem incríveis momentos lutando nesse filme, você sente o ódio, o medo, a preocupação, o amor pela MJ e tudo mais. O Peter Parker está brilhando!



Aliás, penso que os efeitos especiais tiveram particular importância nesse processo de melhora dos vilões: em Homem-Aranha 2 (tido por muitos como o melhor filme do Teioso até agora) tivemos um excelente trabalho com o Dr. Octopus, mas os tentáculos ali eram uma mistura de computação e controle manual; ou a armadura do Duende Verde em Homem-Aranha 1, que levava horas para ser vestida. Suponho que a ausência desses "pesos" (pois eram objetos reais) tenha tornado a atuação mais fluída também. Os próprios atores comentaram em entrevistas como gostaram de voltar ao personagem num cinema de altíssima tecnologia. 

Conclusão:

Ao meu ver, "Sem volta para Casa" é um dos mais incríveis filmes do Homem-Aranha, com certeza o melhor dentro da trilogia de Tom Holland. Trata-se de um enredo simples, que possui sim problemas (pequenos e às vezes forçam algumas situações), porém o saldo geral do filme é ótimo! Uma grande história com o melhor de cada personagem sendo entregue. Há enormes surpresas (fugindo dos spoilers com certeza vocês gostarão muito mais da experiência!) e uma conclusão das mais felizes para todo um arco centrado no Peter Parker e sua trajetória. Não por acaso, o filme conta com um pequeno "epílogo" em seu final, emocionante e que nos deixa ansiosos para o futuro do personagem no cinema. Não esquecer das duas cenas pós-créditos: uma logo após os créditos principais, outra no final de todos créditos (essa última é mais interessante!).

Agradecemos a leitura do post, esperamos que tenham gostado! Já assistiram o filme? O que acharam? Comente aqui para conversarmos sobre esse presente de fim de ano! 

Cabe citar que esse será nosso último post do ano, entraremos de férias e só voltaremos em 2022. Então, em nome de toda equipe da Iniciativa Iniciantes, desejo a você, leitor(a), ótimas festas de fim de ano, que tenham saúde e um próspero Ano Novo!



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.