Olá iniciantes! O post de hoje tem um "Q" de mágico, pois é dedicado ao mais recente lançamento da Disney-Pixar, "Encanto&quo...

Encanto - Realismo mágico na Disney

/
0 Comments

Olá iniciantes! O post de hoje tem um "Q" de mágico, pois é dedicado ao mais recente lançamento da Disney-Pixar, "Encanto"! Lembrando que o filme está em cartaz nos cinemas e disponível para os assinantes do Disney Plus.


O Realismo mágico na Disney:

Antes de iniciarmos a história do filme em si, o termo "realismo mágico" se dá a um gênero da ficção que cita fatores, ambientes e características existentes no mundo real, e à essas características são acrescentados elementos mágicos e irreais. "Encanto" é ambientado na Colômbia (país da América do Sul) e aborda questões familiares que podem e são existentes em muitas famílias.
É muito interessante essa abordagem da Disney de trazer para seus filmes não tão realistas elementos reais e do cotidiano dos espectadores, pois isso gera identificação e empatia sobre o que está sendo mostrado em tela. 

A história:

O filme conta a história dos Madrigal, onde após uma tragédia logo no início da família, a matriarca Abuela é presenteada com um milagre, a vela que guiava ela e seus três filhos recém-nascidos ganhou magia e concedeu à ela um lar encantado.

A família foi crescendo e todos os filhos e netos, ao completarem 8 anos ganhavam dons mágicos, porém, com Mirabel (nossa protagonista) foi diferente. Para a pessoa ganhar seus dons, é necessário que ela abra uma porta, porém quando Mirabel foi abrir sua porta, ela desapareceu, não concedendo nenhum dom a garotinha.

Anos se passam e os dons continuam sendo dados aos Madrigal e Mirabel ainda não entende por que com ela foi diferente. Um dia, após seu primo Antônio receber o mais novo dom da família, durante a festa de comemoração, Mirabel percebe que há algo errado com a Casita e com a magia e que algo está para ruir.

Apesar de avisar aos familiares, poucos dão importância a essa ideia dela, principalmente sua avó, que a trata completamente diferente por ela ter sido "uma decepção" e não ter nenhum dom que contribua com a família. Mesmo assim, Mirabel decide investigar se há algo errado com a magia e acaba descobrindo muito mais.

Músicas, ambiente, personagens, furos de roteiro e muito mais:  

O que tenho a dizer sobre "Encanto"? É realmente encantador. É um filme visualmente lindo, cheio de cores, cenários, pessoas, etc. 
Infelizmente, o filme não aborda com profundidade todas as personagens da família, dando ênfase a Mirabel, suas irmãs e a Abuela, mas é completamente compreensível, pois se fôssemos apresentados a todos os personagens, o filme teria 5 horas de duração.
Além disso, o dom de Antônio nos mostra diversos animais não tão populares na Colômbia, mas a gente passa um pano pois as capivaras, tucanos e onças existem no país.

Existem assuntos muito interessantes (e atuais) que o filme discute de maneira divertida - pelas músicas - e muito consciente, deixando claro que está se referindo a ansiedade, pressão familiar e aprovação constante. As situações que mostram isso são: o desprezo que a Abuela tem para com Mirabel por ela não ter dons e assim "não contribuir" com a família; o segundo ponto é relacionado a sua irmã Luísa, que é gentil com todos a todo tempo (usando sua força), mas conta a irmã mais nova que se não tivesse estes dons se sentiria inútil, ou seja, se sente pressionada a estar sempre disponível para os outros; por fim, Isabela, que sempre foi vista como a integrante perfeita da família, ao cantar com Mirabel, diz que queria poder ser mais livre para ser quem se é de verdade e parar se suprir as expectativas de perfeição vindas principalmente de sua avó.

Pontos positivos do filme: 
  • A ambientação - mesmo não nos mostrado de maneira direta que o filme se passa na Colômbia, é notável pelas características das casas e das pessoas, pelos animais, pelas roupas e é deixado claro no "apelido" da avó que se passa em um país de língua hispânica; 
  • As personagens - cabelos enrolados/crespos chamaram a atenção de modo positivo, não generalizando e incluindo esse tipo de cabelo, os tons de pele ficaram perfeitos, dando forma as características da população do país escolhido; 
  • As músicas - estão incríveis, muito contagiantes, alegres, que incluem todos os personagens ao serem cantadas. As letras contam sobre assuntos importantes e atuais, como dito acima. Além disso, a  música "Não falamos do Bruno", é uma das mais populares atualmente, que também é super interessante, mostrando inicialmente apenas a visão dos familiares e conhecidos sobre Bruno e não a visão que ele tem de si mesmo e qual é sua verdadeira face.
Pontos negativos do filme:
  • Furos de roteiro - (contém spoilers) apesar da grandeza do filme, alguns pontos me decepcionaram, como a falta de explicação sobre o porquê Mirabel não ganhou seu dom na infância; a resolução da magia de maneira muito cômoda e com pouco desenvolvimento; se a vela era o ponto que carregava o encanto, depois que ela sumiu e tudo se resolveu, de onde ressurgiu a magia? Por que e quando a magia começou a ruir; e a visão que Bruno tem de Mirabel não fica clara, se ela é o elo que une a família ou aquele que a destrói;
  • Tempo de filme - os filmes de animação da Disney normalmente têm 1h30, porém "Encanto" já é um pouco maior, mas acredito que se tivesse entre 2h00 ou 2h10 ficaria mais completo e o problema e sua resolução poderiam ser melhores desenvolvidos (creio que duas horas de filme é um bom tempo, caso o filme nos envolva por completo, o que acontece com "Encanto").

Conclusão final:
O filme é lindo, trata de assuntos familiares importantes, atuais e completamente pertinentes, as músicas contagiam, os personagens geram muita identificação e são muito carismáticos, fazendo com que a gente tenha apego por eles rapidamente. No geral, eu gostei bastante do filme, é alegre e é para ser visto com toda a família,  fiquei um pouco decepcionada com a resolução do problema apresentado, fora isto, para quem ainda não viu, recomendo!

Detalhes técnicos:
Título: Encanto
Ano de lançamento: 2021
Direção: Jared Bush e Byron Howard
Duração: 109 minutos
Gênero: Animação, musical, comédia
Classificação indicativa: Livre


É isso gente, espero que tenham gostado (e se encantado) e até a próxima!


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.