Olá pessoal, tudo bem? O post de hoje é sobre um livro para deixar o coração quentinho, que trata de assuntos relevantes e de sentimentos, ...

Blackout - O amor também brilha no escuro

/
0 Comments

 Olá pessoal, tudo bem? O post de hoje é sobre um livro para deixar o coração quentinho, que trata de assuntos relevantes e de sentimentos, "Blackout: o amor também brilha no escuro"!


As histórias:

Sim, caros leitores, o livro é composto por 6 histórias diferentes, são elas: 

"A longa caminhada (do 1º ao 5º ato)": um ex casal, Tammi e Kareem, se encontram sem querer para aceitarem uma vaga de emprego que será destinada a apenas um deles;

"Sem Máscara": Jacorey (ou JJ) vê seu crush, Tremaine dentro do metrô junto com ele, e começa a refletir sobre seus sentimentos e sobre quem realmente é;

"Feitas para se encaixar": Nella se decepcionou amorosamente e está afastada de relações amorosas, mas seu avô sempre dá uma mãozinha;

"Todas as grandes histórias de amor...e pó": Lana e Tristán são melhores amigos desde a infância e durante uma visita proibida a biblioteca, ela fica apreensiva pois deseja contar a ele o que realmente sente;

"Sem dormir até o Brooklyn": durante uma excursão em NY, Kayla se vê em um triângulo ou quadrado amoroso entre seu namorado Tre'Shaw, seu crush Micah e sua melhor amiga Jazmyn, o que a faz refletir sobre estar em um relacionamento;

"Seymour e Grace": Grace queria chegar a festa e chamou um motorista de aplicativo, e no meio do percurso, Seymour ficou sem gasolina.

Todas elas estão acontecendo ao mesmo tempo, durante um blackout que atinge toda a cidade de Nova Iorque, ambos com o destino a uma festa de fechar o quarteirão no bairro do Brooklyn, e cada história está interligada uma na outra por algum personagem, que pode ser o irmão, o primo, um conhecido, uma amiga, não importa, esses personagens que as interligam sempre são citados e automaticamente você faz a conexão entre as histórias. Ao mesmo tempo, são histórias que tem protagonistas diferentes, com alegrias diferentes, vontades diferentes, anseios e medos diferentes.

O livro aborda questões muito atuais, como: representatividade negra, relacionamentos, amizades, amores, decepções, orientações de gênero, e muito mais.

É um livro que trás pessoas jovens como protagonistas, colocando eles no meio de um caos (o blackout) para se encontrarem consigo mesmas e com aqueles que amam, tanto fisicamente, quanto mentalmente, para entenderem seus próprios sentimentos.


Minha opinião:

Infelizmente, não posso me aprofundar em cada uma das histórias, se não, o livro perderia a graça, mas eu simplesmente adorei cada uma delas. Me deixaram feliz, com o coração quentinho e o melhor, foi escrito durante a pandemia de covid19, o tornando muito atual por conta dos temas que discute, ou seja, não é uma visão obsoleta que os autores trazem.

A representatividade negra foi uma das coisas que mais gostei, pois TODAS as personagens são negras e os autores fazem questão de nos reforçar isso, falando da pele, dos olhos, dos cabelos sempre que podem, para que não fiquemos presos nos estereótipos que estamos acostumados. 

Além disso, trata muito sobre a comunidade LGBTQIAP+ de forma natural, sem condenar ou sexualizar, mas sim, mostrando que são relações humanas que merecem, como quaisquer outras, serem respeitadas.

Mesmo para quem não é fã de livros de romance, eu super recomendo, pois ele não é aquele clichê (mesmo trazendo questões assim), ele nos faz refletir, nos aceitar e pensar sobre cada personagem e cada relação que eles estão vivendo consigo e com os outros, e a gente se coloca no lugar deles e pensa "o que eu faria se estivesse nessa situação?"

Dentre as seis histórias, eu gostei mais da "A longa caminhada", acredito que pelo jeito que foi contada, a jornada do casal, o que acarretou no fim do relacionamento, etc, foi muito interessante. É uma história rendondinha, e mesmo sendo contada pela visão da Tammi, ela abre muito para o Kareem contar sua versão. 

A única coisa que senti falta no livro foi de um sumário. Você não sabe onde terminam as histórias e qual é a ordem em que serão contadas. Acredito que tenha sido a única coisa no livro que me desagradou.

Tirando esse fato, o livro é lindo (e parte de sua capa brilha no escuro) e merece atenção em cada letra lida! 

Detalhes técnicos:
Autor(res): Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon
Ano de publicação: 2021
Tradução: Karine Ribeiro
Páginas: 266
Editora: Seguinte


É isso gente, espero que tenham gostado, o amor brilha e até a próxima!


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.