Olá pessoal, tudo bem? Hoje o post é sobre um livro  que contém suspense, uma investigação profunda e um ótimo protagonista, escrito por uma...

Os cinco porquinhos - Um caso de Hercule Poirot

/
0 Comments

Olá pessoal, tudo bem? Hoje o post é sobre um livro  que contém suspense, uma investigação profunda e um ótimo protagonista, escrito por uma das escritoras mais famosas do século XX, "Os cinco Porquinhos",  de Agatha Christie!

4ª edição do livro

A história:

O caso Crale é um caso mais difícil para Hercule Poirot, um dos mais famosos detetives de Agatha Christe, e por ser um dos personagens mais icônicos criados pela escritora, foi interpretado por Kenneth Branagh nos filmes "Assassinato no expresso do Oriente" (2017) e "Morte no Nilo" (2022).

Carla Lemarchant procura Hercule Poirot com o intuito de descobrir a verdade sobre um crime cometido há 16 anos, envolvendo a morte de seu pai, o famoso pintor Amyas Crale. Caroline Crale, esposa de Amyas e mãe de Carla, foi acusada de imediato por ter provocado a morte do marido, foi julgada e condenada a trabalhos forçados. Em seu leito de morte, escreveu uma carta para a filha afirmando sua inocência.

No primeiro instante, Poirot acha o caso curioso, pois é claro que uma jovem de 21 anos acreditaria fielmente nas palavras da mãe, mas mesmo assim, resolve aceitar o caso.

No primeiro momento, Poirot procura os advogados, em seguida procura pela polícia e por outras autoridades presentes no local da morte e no tribunal. O caso começa a caminhar quando o detetive procura por outras cinco testemunhas oculares que estavam na casa dos Crale quando o crime aconteceu, eram: Philip Blake - melhor amigo de Amyas; Meredith Blake - irmão de Philip e amigo do casal Crale; Lady Dittisham (ou Elsa Greer) - amante de Amyas; Cecília Willians - governanta da casa e Ângela Warren - meia irmã de Caroline Crale.

Assim que Poirot encontra com cada porquinho (ou seja, as testemunhas), ele pede a descrição dos fatos de cada um, bem como se lembram daquela semana que Amyas Crale foi assassinado. À partir daí, os fatos começam a ser esclarecidos, os sentimentos de cada porquinho vem à tona e a verdade é finalmente revelada!

Hercule Poirot no filme "Assassinato no expresso do Oriente"

Minha opinião:

O livro é extremamente cativante, te prende em cada folha, cada declaração e cada nova descoberta. É um caso curioso e difícil, pois não se tem o relato de Caroline Crale disponível (além das declarações oficiais e a carta) e Carla tinha apenas 5 anos quando tudo aconteceu, ou seja, ela apenas está buscando a verdade, pois não poderia se lembrar do ocorrido.

O mais interessante é ver como cada personagem enxerga o casal Crale junto e individualmente, mostrando que nem todo mundo é tão honesto quanto diz.

O livro é dividido em 4 partes: a introdução; as investigações com os advogados, polícia e depoimentos dos porquinhos; as narrativas de cada um e por fim, a conclusão.

Obviamente eu amei o livro, pois a cada página virada aparece um fato novo e você, assim como Hercule Poirot, começa a tentar adivinhar quem foi e quais foram os motivos. Porém outras informações aparecem e você não tem mais certeza se o seu palpite está certo, levando você a querer saber cada vez mais! Eu amei e super recomendo!

A influência de Agatha Christe e o surgimento de Hercule Poirot

Agatha Christie (1890 - 1946) foi uma escritora inglesa responsável por 93 livros e 17 peças teatrais, todas voltadas para o tema de ficção policial. 

Em 1914, início da Primeira Grande Guerra, Agatha se alistou voluntariamente como enfermeira da Cruz Vermelha e em 1917, recebeu o desafio de escrever seu primeiro livro, "O misterioso caso de Styles", publicado em 1920.

Hercule Poirot, seu detetive mais famoso, surgiu com o livro citado acima. Um elegante detetive belga que usa bigode miliar e consegue, engenhosamente, resolver todos os seus casos, até os mais bem planejados.

Sua maneira de escrita fez o mundo ver como são os ingleses, sua língua e seus costumes, traduzindo estereótipos e formando caricaturas, mas sem fugir da essência de cada personagem.

Detalhes técnicos:
Autor (a): Agatha Christie
Ano de publicação: 2014 - 4ª edição. A primeira edição foi publicada em 1942
Tradução: Otacílio Nunes
Páginas: 291
Editora: Globo Livros

Agatha Christie

É isso gente, espero que tenham gostado, ajudem Poirot a resolver este caso e até a próxima!



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.