Olá pessoal! O post de hoje é sobre um livro que transita entre a Londres do século XVIII e a Londres atual, com três protagonistas incrívei...

A pequena loja de venenos - Uma boticária, muitos segredos

/
0 Comments

Olá pessoal! O post de hoje é sobre um livro que transita entre a Londres do século XVIII e a Londres atual, com três protagonistas incríveis, "A pequena loja de venenos".


A história:

Passado - 1791:

Nella é filha de uma boticária que tornou-se famosa em toda Londres por fabricar inúmeros remédios curativos e por nunca deixar de ajudar alguém. A mesma acreditava no poder curativo da natureza e sempre fez o bem. Sua loja estava localizada no Beco do Urso Nº 3. 

Porém, após a morte da boticária, sua filha Nella assumiu a loja e os ensinamentos que lhe foram passados, mas o que a jovem não sabia é que o seu legado no local seria diferente do de sua mãe. Após sofrer uma decepção amorosa e uma perda irreparável, Nella começou a fabricar venenos, vendidos apenas para mulheres. Seu objetivo era ajudar as moças a se livrarem de companheiros/familiares abusivos e de casamentos infelizes. 

Ao contrário da loja de sua mãe, a sua boutique de venenos fica escondida, e só as mulheres com desejo de vingança e de liberdade sabem como acessá-la.

A vida de Nella era tranquila, apesar de suas dores e mágoas. Todavia, tudo muda quando aparece em seu estabelecimento uma jovem de 12 anos para buscar o pedido de sua patroa, que visava matar o esposo. Essa jovem é Eliza, e aos poucos, a menina começa a se interessar por esse mundo dos venenos e curas que a natureza pode proporcionar. E dessa curiosidade surge uma conexão e amizade entre as duas.

Londres - dias atuais:

Caroline estava ansiosa para a sua tão esperada viagem de 10 anos de casamento, contudo, ela decide viajar até Londres sozinha após descobrir um segredo de seu marido. 

Ela resolve usar este tempo, numa cidade desconhecida, para refletir sobre sua relação com o esposo e sobre o quanto esse relacionamento a fez desistir de seus sonhos e esquecer de sua essência. Apesar de ainda manter o sonho de ser mãe, Caroline abandonou tudo o que amava, como a História, por exemplo, para atingir uma estabilidade que só chegou para seu marido, que dificilmente a apoiava em suas decisões.

Durante o primeiro dia na cidade, Caroline resolve deixar o roteiro que planejou para fazer com o marido de lado, e resolve explorar locais diferentes. Antes de iniciar sua nova aventura, ela esbarra em um guia, Alf Solteiro, que a convida para uma Caça a Relíquias no Rio Tâmisa com mais alguns turistas. De início, Caroline acha que essa é uma péssima ideia de passeio, porém, sua paixão por história e aventura despertam novamente e ela resolve acompanhar o grupo na atividade.

A Caça a Relíquias tem por objetivo encontrar objetos antigos e diferentes que foram jogados ou esquecidos no rio. A princípio, Caroline não vê graça na atividade e se frustra por não achar nada de interessante. Contudo, andando um pouco mais para frente do grupo, ela encontra entre pedras, um pequeno frasco azul com um brasão de um animal, que parece ser um urso, o que desperta sua curiosidade, afinal, não era comum encontrar esse tipo de objeto no rio. 

Após encontrar o frasco, Caroline resolve investigar sua origem e reviver sua época de faculdade, pois sempre se interessou pelas pessoas comuns, esquecidas por historiadores, mas que fizeram história em seu tempo. Por conta disso, Nella e Caroline se conectam, em diferentes épocas, ao longo das descobertas e desfechos.


Minha opinião:

O livro é muito bom. As histórias são contadas de maneira linear, cada qual do ponto de vista de uma das protagonistas, Nella, Eliza e Caroline. 

Apesar do livro transitar entre passado e presente, em nenhum momento a narrativa se torna confusa ou cansativa, pelo contrário. A medida que vamos lendo, a história se torna mais interessante e as protagonistas, mais envolventes. A cada fato acontecido em 1791, um fato é descoberto no presente e isso desperta a nossa curiosidade para saber o destino de Nella e Eliza e o que Caroline descobrirá sobre ambas.

É um livro que te prende do início ao fim, com uma ambientação muito bacana, pois quando você lê os capítulos do passado, você realmente se sente na Londres do século XVIII e quando a narrativa volta aos dias atuais, você consegue se realocar e entender como tudo se encaixa.

Eu recomendo demais, eu adorei o livro!

Curiosidades: Após o término da história, o livro tem outras 3 repartições super legais. A primeira é "A pequena loja de venenos de Nella Clavinger", um pouco das anotações de Caroline sobre a boticária; a segunda é uma Nota Histórica e a terceira são algumas receitas diferentes, relaxe, nenhuma delas é venenosa. Vale apena conferir!

Detalhes técnicos:
Autor(a): Sarah Penner
Ano de publicação: 2022
Tradução: Isabella Pacheco
Páginas: 318
Editora: Harper Collins


É isso gente, espero que tenham gostado, não envenenem as pessoas e até a próxima!



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.