Olá pessoal, tudo bem? O post de hoje é sobre um livro de romance fora do comum, que traz assuntos importantes tratados de maneira realista,...

Amy & Matthew - Às vezes "eu te amo" é o mais difícil de dizer

/
0 Comments

Olá pessoal, tudo bem? O post de hoje é sobre um livro de romance fora do comum, que traz assuntos importantes tratados de maneira realista, sensível e muito carismática, "Amy & Matthew"!


A história:

Amy é uma jovem de 17 anos que apresenta uma doença que, desde pequena, impede sua fala e limita sua movimentação. Para auxiliá-la com as tarefas diárias, ela faz uso de um andador com rodinhas e um computador que fala tudo o que é escrito em sua tela, semelhante ao físico Stephen Hawking.

Durante toda sua vida acadêmica, ela sempre foi auxiliada por enfermeiros, que a ajudavam nas provas, a carregar materiais, a levavam para as respectivas salas, etc. Porém, para o seu último ano no ensino médio, Amy propõe à sua mãe, Nicole, uma dinâmica diferente: ao invés de ter enfermeiros ao seu redor, queria que seus colegas da escola fossem seus auxiliares.

A princípio, Nicole não põe fé na ideia por medo de como os colegas iriam tratá-la, mas por insistência da filha, resolve recrutar e avaliar alguns jovens que julga qualificados para exercer esse trabalho com Amy. Cada pessoa seria responsável por ajudá-la uma vez por semana.

Dentre os colegas escolhidos, temos Sanjay, Sarah e por muita insistência de Amy - que já observava o rapaz a algum tempo - Matthew. E é aí que nossa história começa.

Apesar da "boa vontade" dos colegas em ajudar Amy, parte de seus auxiliares não tinha interesse real em conhecer a garota, tanto pelas limitações de comunicação quanto pelas dificuldades que teriam que enfrentar. Porém Matthew foi quem tomou o ponta pé inicial e começou a desenvolver uma amizade com Amy, mas não àquelas superficiais, uma amizade real, onde ele a ajudava com todas as suas questões físicas e ela propunha desafios para que Matthew conseguisse superar seu TOC.

Com o tempo, a relação de Amy com os outros colegas foi ficando mais próxima, contudo, nenhuma delas se comparava com a de Matthew, e por conta disso, ambos começaram a ficar cada vez mais íntimos e desenvolveram sentimentos um pelo outro dos quais não haviam sentido antes. 

Esses sentimentos entram em conflito quando as perspectivas de vida do "casal" para o futuro se tornam diferentes e determinadas decisões são tomadas.

Personagens:

Amy: Uma jovem de 17 anos inteligente, esperta, observadora e atenciosa. Infelizmente, fora desprezada por muitas pessoas ao longo de sua vida por conta de sua doença, mas sempre teve garra e coragem para continuar e encarar novos desafios.

Matthew: Também com 17 anos e com TOC, sempre bate nos armários e tem compulsão em lavar as mãos, é um garoto reservado na escola. Vive junto com a mãe que enfrenta problemas com a bebida, mas tenta, à sua maneira ajudar o filho com e suas questões. Quando começa a auxiliar Amy, percebe o quão necessário é mudar e enfrentar a vida.

Sarah e Sanjay: Ambos são colegas de turma de Amy e Matthew. No começo, não estavam 100% felizes em ajudar a garota com suas necessidades especiais, mas o tempo foi passando e eles desenvolveram uma amizade bacana.

Nicole: Mãe de Amy. É compreensível que ela tenha preocupação com a filha por conta da deficiência, porém é extremamente protetora e, por vezes, controladora, o que incomoda Amy e a prende sempre na condição de "coitada".



Minha opinião:

Esse livro é lindo. Eu gostei demais, principalmente a maneira como ele aborda, de modo realista e sensível a doença de Amy, como ela é forte e tenta ser independente, porque entende que nem sempre terá alguém para ajudá-la.

Também fala sobre o processo de amadurecimento de ambos os protagonistas, pois Amy não quer que tenham pena dela e sim gostem dela pelo que é, apesar de todas as dificuldades. Matthew também cresce nesse sentido, pois não tinha nenhuma visão de futuro e ao auxiliar sua colega, começa a repensar sua vida e tomar atitudes diferentes.

Outro ponto que o livro trata é sobre a dificuldade de uma pessoa com deficiência ser inserida e acolhida na sociedade de maneira natural. Podemos ler diversas situações em que Amy se sente sozinha  e que tudo sempre "é muito complicado/perigoso para ela". Nos faz refletir sobre a super proteção da mãe e sobre como isso também foi um fator para afastar Amy do resto do mundo.

É um livro incrível, emocionante, te prende, tem personagens apaixonantes e um conta com um enredo emocionante. Eu amei reler essa história e super recomendo.

Detalhes técnicos:
Autor (a): Cammie McGovern
Ano de publicação: 2014
Tradução: Raquel Zampil
Páginas: 332
Editora: Galera


É isso gente, espero que tenham gostado e até a próxima!


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.