Olá, pessoal! Recentemente vi um filme que estreou este ano e que eu estava louca para ver: "Zootopia" , fique adiando e prolon...

Zootopia: Reflexo da Nossa Sociedade

/
0 Comments
Olá, pessoal!
Recentemente vi um filme que estreou este ano e que eu estava louca para ver: "Zootopia", fique adiando e prolonguei demais este post, que gostaria de ter feito logo na semana de estreia deste filme animal ("A Praça É Nossa" que me aguarde!), mas é o que dizem: antes tarde do que nunca!

Sinopse
Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: desde pequena sonha em se tornar policial, se torna a melhor de sua turma no treinamento e a primeira coelha policial. Seguindo seu sonho, se muda para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia.
O primeiro dia de trabalho, porém, acaba decepcionando a coelhinha, que, por seu tamanho e por seu chefe não acreditar em seu potencial, acaba sendo designa como guarda de transito. Isto acaba, por um instante afetando a coelha, mas rapidamente ela recupera seu espírito otimista, e nisto que conhece Nick Wilde, uma raposa aparentemente, paternal e amigável, porém ela acaba revelando ser uma raposa bem traiçoeira e manipuladora.
Com o caso de mamíferos desaparecidos, Judu não consegue ser apenas a guarda de transito, então acaba se envolvendo, tendo um prazo de 48 horas para encontrar um dos mamíferos. Uma pista acaba fazendo Judy envolver Nick no caso. A inesperada dupla se dedica à busca dos animais desaparecidos, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.


Racismo e diversidade
Este filme acaba sendo brilhante na forma como retrata nossa sociedade, pois por trás de toda a história de aventura policial, estão sendo passados os vários tipos de preconceitos em nossa sociedade.
No filme, apesar dos mamíferos conviverem em harmonia, ainda há alguns preconceitos com predadores e presas, e isso se intensifica quando os predadores começam a se tornar selvagens novamente, esta é uma clara alusão ao racismo que vemos todos os dias, negros, latinos, muçulmanos, islâmicos, sendo julgados pelo que outras pessoas acreditam que eles são, sem nem sequer se dar ao trabalho de conhecê-las, já as estão julgando. 
Resultado de imagem para zootopia gif tumblr
Vivemos numa sociedade muito dividida e o filme deixa bem claro isso, o preconceito é tratado de coisas pequenas como quando a Judy diz "Olha, um coelho pode chamar outro de fofinho, mas quando outra animal faz, se torna meio pejorativo" até algo mais complexo como a fraca harmonia entre predadores e presas. 
Ao que se refere à diversidade, novamente o filme acerta de maneira grandiosa, seguindo uma linha de pensamento da maioria dos filmes da Disney/Pixar, de que "Tudo é possível, basta você acreditar em si mesmo", os personagens principais, assim como todos os personagens, tem seus defeitos e suas inseguranças, porém ao longo da trama eles aprendem a não deixar a opinião das outras pessoas interferir naquilo que amam, e usar aquilo que os faz especiais para contornar a situação.

Referências à cultura POP

GENTE! Este foi o aspecto que eu mais adorei no filme, SÉRIO!!!
Entre as diversas referências podemos mencionar, como de maior importância e destaque, a maravilhosa Gazelle que foi dublada (em inglês) pela incrível Shakira!!!!

Outra fuck*ng maravilhosa referência foi a do "Poderoso Chefão", para quem já viu o filme sabe que há o casamento de sua filha, e foi exatamente isto que o filme retratou, com o Sr. Big, pessoal, é sério, só faltou um gatinho para ele acariciar nessa hora

Há também referência de filme da Disney neste filme da Disney (metalinguagem talvez), o Duke Doninha, um ladrão, estava vendendo filmes piratas, entre eles haviam "filmes bem recentes, e alguns que nem haviam lançado ainda"!

O iPod de Judy tem várias referências a bandas e a cantores, que tem seus nomes alterados para um de animal. Por exemplo: Selena Gomez se torna Hyena Gomez, Guns N' Roses em Guns N' Rodents, Mick Jagger se tornou Mick Jaguar, Foo Fighters se tornou Fur Fighters, entre outros:


Nem o filme da Disney escapa de "Breaking Bad"! A série também apareceu no filme, no momento em que havia um corneiro com uma roupa amarela, fazendo o produto que tornava os animais em selvagens, logo em seguida aparecem outros dois que estariam trazendo café, seus nomes? Walter e Jesse. Coincidência? Acho que não!


Curiosidades
O apresentador do jornal muda dependendo de onde se está vendo o filme, por exemplo, no Brasil é uma onça pintada, os Estados Unidos é um alce, na China um panda, na Austrália um koala, e assim por diante, sempre colocando um animal característico do país. 
Outra curiosidade é que os produtores e diretor passaram mais de 18 meses estudando os animais, para ver seus movimentos, hábitos, caracteríticas e tornar o filme mais realista possível. A maioria dos animais foram estudados no "Disney's Animal Kingdom" e na áfrica, mais especificamente no Quênia.


Pessoal, por hoje é tudo! Espero que tenham gostado bastante do post!

L Quinn 



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.