Olá, pessoal Sabemos que estamos um pouco atrasados, pois o episódio de Flash estreou na terça-feira, mas o pessoal da Iniciativa anda me...

The Flash: Precisamos Falar Sobre a Terceira Temporada

/
1 Comments
Olá, pessoal
Sabemos que estamos um pouco atrasados, pois o episódio de Flash estreou na terça-feira, mas o pessoal da Iniciativa anda meio atolado com provas, faculdade, cursinho, etc. E é como o aquele ditado “Antes tarde do que nunca”.
Neste post eu abordarei aspectos do último episódio, uma análise na trajetória dos personagens, expectativas para a próxima temporada e uma análise geral.


Trajetória de cada personagem (seus finais nesta temporada)
H.R.
Acho bom começarmos a falar dele, pois ele foi protagonista de uma cena, nos primeiros minutos do último episódio, que iria determinar todo o plot do final e realmente mudar tudo para o Team Flash e, como vimos, para o próprio Savitar. Não vou dizer que foi uma surpresa quando foi mostrado que na verdade quem Savitar havia matado não era a Iris, mas sim o H.R., o episódio anterior já levou os fãs a esta conclusão. 
Primeiro, pois Barry usou o dispositivo de troca de caras (quando foi entrar na A.R.G.U.S.) e era algo que a gente não tinha visto faz um tempo, então ele foi colocado no episódio (3x22- Infantino Street) propositalmente, para que quando o H.R. usasse o mesmo dispositivo para trocar de lugar com a Iris o pessoal não pensasse “Nossa, do nada estão usando esse dispositivo!” ou algo neste sentido. 
Segundo ponto que levou os fãs a concluírem o destino do H.R. foi a culpa que o personagem sentiu, pois, para quem não lembra, ele caiu numa trolagem do Savitar e acabou falando onde que a Iris estava escondida, algo que ainda não faz sentido para mim, porque mesmo que fosse o Barry de 2017, falar para ele onde a Iris estava faria o Savitar se lembrar e ir atrás dela, então esta cena, mesmo sendo muito boa, é bem falha. 
O próprio Barry disse antes para todos no Team Flash que não lhe dissessem onde estava a Iris, então o “Barry” chegar no Star Labs perguntando a localização dela é no mínimo suspeito. Mas toda esta cena é importante para o H.R. decidir que ele tem que fazer algo para ajudar, pois ele mesmo sente que desde que chegou à Terra 1 não fez nada além de café e bater as baquetas (o que no fim de tudo é verdade), então se sacrifica salvando a Iris e criando o paradoxo que iria atrás do Savitar.

Cisco
Vamos falar de coisa boa, o Cisco não perdeu as mãos, acho que era um temor que os fãs tiveram um pouco depois de ver o episódio 3x19- The Once and Future Flash, o confronto que entre ele e a Caitlin (que ele até vibrou no início da temporada, quando a Caitlin estava começando a mostrar seus poderes) não acaba muito bem para o Vibro, pois tem suas mãos congeladas e quebradas, sem mãos, sem vibrações. 
Felizmente o futuro mudou a ponto disto não acontecer.
Resultado de imagem para cisco season 3 gif tumblrApós a “morte da Iris” Savitar vai ao encontro da Killer Frost e levam o Cisco com eles, pois no plano do Savitar, Cisco modificaria a bazuca para torná-lo um deus, mas nós sabemos que o Cisco nunca faria isso, a não ser que algum dos seus amigos estivesse com a vida em risco, e foi exatamente isto que ocorreu, Savitar, mostrou que não existe nele uma parte que ainda se preocupa com seus amigos, uma vez que, se Cisco não modificasse a bazuca, Caitlin pagaria com a vida. Não sei para os demais, mas para mim ficou bem óbvio que o Cisco não ia realmente mudar a bazuca para contemplar o plano do velocista, no mínimo ele iria colocar algum tipo de armadilha para que o Savitar se desse mal, e foi o que acabou acontecendo.

Iris
Bom, no fim ela acaba sendo salva das mãos do Savitar por quem, de certa forma, a colocou lá. Gostei que eles se dirigiram para ver a notícia do futuro para ver se havia mudado, mesmo assim foi bem estranho que ninguém além da Tracy estava se lamentando pela morte do H.R., eu esperava que a Iris fosse realmente ficar abalada com isso, mas logo após eles verem a notícia começam a sorrir e a se abraçar já que o “futuro era novamente deles”, sim eles conseguiram uma estupenda vantagem em cima do Savitar, mas essa reação foi bem estranha considerando que um dos seus amigos e parceiros do Team Flash acabou de morrer.
Lembrando que eu estou fazendo a análise dos personagens no último episódio, claro que considerando sempre o conjunto, as motivações e tudo o que o personagem fez na temporada, mas este post aqui esta mais voltado para o último episódio. Estou enfatizando isso porque vai parecer que eu estou falando muito mal da Iris, já que fico falando de coisas que eu não gostei dela, mas o ponto é que eu não gostei muito da personagem neste último episódio, não me levem a mal, tem muitos outros episódios que ela brilha, mas o episódio “3x23 – Finish Line” teve muitas falhas no personagem e coisas um pouco mal explicadas relacionada a Iris e suas ações. Um destes pontos é a morte do Savitar. 
Foi muito estranha, acabou muito rápido e de uma forma besta. Gente, me refiro apenas a cena que a Iris dá um tiro no vilão, não a cena anterior que Barry entra na armadura (que falarei depois), pois essa cena foi incrível. Vamos começar falando que o Savitar é um velocista, o mais rápido de todos, como é que ele não veria a bala? Ok, foi pelas costa, mas mesmo assim a visão de um velocista é bem diferente, para ele tudo para quando se movimenta e ele não tinha nada a perder, o paradoxo viria tomá-lo de uma forma ou de outra, ele foi no Barry para matá-lo. 
Ele, que orquestrou este plano por séculos, não seria tão desatento aos mínimos detalhes. O Savitar só tinha uma chance pra acabar com o Barry numa cena meio que “ok o paradoxo vai me levar e eu morro, mas você morre comigo”, você meio que espera que ele esteja pensando em tudo e atento ao que vem, pois Team Flash é grande, poderia não ter sido a Iris, o Jay ou o próprio Wally poderiam ter feito algo para parar o Savitar, então nesta linha, que o vilão tem um plano orquestrado há séculos, não parece lógico que acabe com um simples tiro.

Savitar
Já que estamos falando dele mesmo, falemos do seu plano. O “plano B” dele era se “quebrar” para existir em todos os momentos do tempo e assim conseguir ascender a deus. 
Imagem relacionadaQuero começar falando que eu não acredito que este tenha sido o plano B dele, eu acho que ele pretendia fazer isso de qualquer forma, tanto que ele levou a bazuca mesmo depois da “Iris morrer” e não a destrói ou algo de gênero, então ai a gente já pega que ele pretende usá-la para algo no futuro. O que eu acho que aconteceu é que ele teve que antecipar o plano e correr com ele, pois sem a morte da Iris era só questão de tempo até o paradoxo pegá-lo. Agora vendo mais a fundo seu plano, eu realmente gostei, na verdade achei genial o plano. Ele saberia de tudo, imaginem,  se com o conhecimento que ele tem sobre o que acontece até, digamos, 2025 Savitar tem uma grande vantagem sobre o Team Flash, tendo todo o conhecimento do que acontece ou aconteceu tornaria o vilão num deus.
Agora vamos à execução do plano, foi uma sacada inteligente trazer o Black Flash, pois a Speed Force não gosta que mexam demais com o que não sabem, pois os velocistas têm poderes bem fodas, podem alterar o tempo ao seu gosto, tem que haver uma força ou entidade que controle isso, e ela existe é o Black Flash. Vamos falar então da morte dessa “entidade”, eu vi muita gente bem brava com isso, pois sendo uma entidade da speed force “não tem como morrer e tal”, mas o ponto é que este Black Flash não é uma entidade, é apenas um velocista, Hunter Zolomon, que assume a identidade de Black Flash após ser capturados pelos espectros do tempo, mas isso não significa que “o ceifador de velocistas” vá deixar de existir, algum outro velocista pode assumir a identidade Black Flash. Mas mesmo com esta explicação, a morte do Black Flash pareceu bem rápida e besta (sim, assim como foi a do Savitar), como que um ceifador de velocistas que aterrorizava o próprio Flash Reverso, morre quando a Caitlin joga gelinho nele? É bem fraca a explicação, ok a alta velocidade de um velocista faz com que ele retenha mais calor e o oposto disto seria o frio, os poderes de Cailtin, mas mesmo assim, está simplificada demais essa morte.
Voltando um pouco no episódio, quando o Barry se encontra com Savitar e diz que vai ajudá-lo. Antes do episódio estrear, saiu uma entrevista falando que o final da terceira temporada ia ser bem diferente, eu associei isso as imagens do trailer, onde o Savitar aparecia com o Team Flash e quando teve esse encontro do Barry com o vilão e posteriormente eles dois indo para o Star Labs eu temi que o último episódio fosse terminar num discurso bonitinho. 
A forma como Savitar ia ser lembrando das coisas que Barry se lembrava e quando Iris tocou no seu rosto, me fez pensar “ Mano, eles vão derrotar o vilão com um discurso motivacional”, ainda bem que não foi esse o caso, e apesar de todas as dúvidas que surgiram no vilão e os olhares que ele faziam, mostrando alguma bondade nele (ou quem sabe foi tudo atuação), ele se manteve fiel ao seu plano.

Caitlin
Gostei que depois de todo este tempo finalmente acabaram encontrando a cura que Caitlin estava tão desesperada para conseguir (antes de se tornar Killer Frost), mas eu já achava que ela não ia usar a cura, mas também não ia continuar com vilã, só não sabia como ia ser feito isso. Apesar de todo aquele gelo e indiferença de Killer Frost, todos nós sabíamos que não era possível que a Cailtin estivesse realmente, até a Killer Frost da terra 2, que nunca mostrou preocupação por ser má e até matar pessoas, revelou que havia ainda Cailtin nela quando Zoom matou o Ronnie e a vilã, posteriormente, ajudou o Cisco, Barry, Harry, Barry da terra 2 e a Jesse a escapar. 
Gostei como foi colocado, pois a cura que ela tanto queria, finalmente estava lá, claro que isso faria com que ela duvidasse da identidade como vilã, mas o fato de Savitar ameaçar meu melhor amigo, Cisco, realmente foi a gota de água e Cailtin emergiu. Foi interessante ver que ela não sabe mais quem é, não é Killer Frost, pois a vilania saiu de seu horizonte (ou é isso que parece), mas também não é mais a Caitlin e ela não pode retornar ao Team Flash, se é que ela retornará algum dia, até descobrir quem ela é.

Barry
Ok, vamos então falar do final do nosso querido Barry. Esta foi uma cena que me deixou brava, porque eu não queria que o Barry simplesmente sumisse, mas também compreendi. Vamos ressaltar dois pontos: primeiro que desde o início da temporada, a série nos indicou que o Barry é o vilão, o próprio Reverso disse isso, “Quem é o vilão agora, Flash?”, e esta é uma mania que a série tem, de mostrar o vilão bem no começo da temporada. Foi na Primeira Temporada: as suspeitas que tínhamos sobre Harrison Wells e ele se revelou como Flash Reverso, na Segunda quando “Jay Garrick” aparece e todos suspeitavam das suas intenções, e ele se revelaram como Hunter Zolomon, o Zoom e nesta temporada o Barry que acaba sendo o grande vilão, com a identidade de Savitar. 
É importante sabermos isto, pois num ato de egoísmo, ele voltou no tempo salvou a mãe dele e vive na sua própria felicidade, não digo que não compreendo, afinal o pai dele acabara de morrer, mas como velocista ele sabe que mexer com o tempo afeta a vida de outras pessoas, mas naquele específico momento ele só pensou na própria felicidade. Isso levou ao sofrimento de vários personagens, o Cisco perdeu o seu irmão, Caitlin acaba se tornando o que mais temia isso a deixa muito mal, pois ela sempre temou esse lado negro que tem, que ela reprime, já que ela é boa e não quer machucar ninguém, mas Killer Frost não tem limites, Jay Garrick, velocista da Terra 3, também sofreu, tudo isso levou a que ele ficasse preso na força da aceleração, lembrando que ele já havia sofrido com algo similar, não foi na Speed Force, mas já esteve preso quando Zoom o leva para aquele “cativeiro” na Terra 2 (esse bicho sofreu, hein!). 
Estes personagens sofrem por conta daquele momento em o Barry pensou em sua felicidade acima de tudo (não estou atacando o Barry ou algo genêro, mas no momento a dor e o luto fizeram com que ele tomasse essa decisão). O segundo ponto é relacionado com o anterior, o Barry finalmente vai cumprir sua penitência. Todos os eventos da terceira temporada, Savitar, a morte de Dante, Killer Frost, Kid Flash, entre outros, são ocasionados porque o Barry salvou a mãe dele no final da segunda temporada, todos os seus amigos pagaram pelos erros do Barry, mas tinha que haver um momento em que ele ia pagar por seus próprios erros, e foi isso que vimos quando Barry vai para a a prisão na Speed Force. Fiquei brava, mas eu compreendi o que levou a este final.
Ah! Não vamos esquecer da fodástica cena do Barry entrando na armadura do Savitar, aquilo foi realmente incrível, a forma como a armadura fica vermelha, todo o diálogo de Barry com o Savitar, que conecta ao que o Snart tinha dito ao Barry no episódio anterior: “Sua bondade é sua força. Pode me chamar de sentimental, mas acho que o Flash deveria continuar sendo herói”. Sabíamos que o vilão teria um fim, mas sua morte jamais seria pelas mãos de Barry, mesmo com o nosso velocista escarlate na armadura pronto para matá-lo. O próprio Savitar diz “Você me mata, então se torna como eu. De qualquer jeito, eu vivo!” e é quando,  Barry destrói a armadura e diz a Savitar “Jamais deixarei que a dor e as trevas determinem quem sou. Nunca serei você”. LINDO!
PS: Parando pra pensar, se Savitar não ficasse falando “se você me matar se tornará como eu”, talvez o Barry tivesse espetado aquela garrinha da armadura no vilão e eventualmente existiria um Savitar (porque o Savitar é uma versão do Barry consumido pela dor e pelas trevas, mesmo sendo por outro motivo, as trevas viram até Barry, e Savitar nasceria). O que vocês acham?

Wally/Jesse
Com o Barry preso na Speed Force, Wally terá que assumir a identidade de Flash e estar lá para ser o herói de Central City. Então ele vai se tornar o protagonista? Muitas pessoas estão contra essa decisão de deixar o Wally como protagonista, eu sou uma delas. Eu até gostava do Wally na segunda temporada, mas na terceira ele me irritava a maioria do tempo. 
Resultado de imagem para wally sucked into the deep tumblr gifVamos falar de como ele foi SOZINHO enfrentar o Savitar, tudo bem que o vilão estava mexendo com sua cabeça, mas enfrentá-lo vai resolver algo? Só piorou a situação, Wally sabia que o Savitar não havia saído realmente da força da aceleração, mas estava em sua cabeça, pois todos tinham dito que não estavam vendo o Savitar, então, por mais difícil que seja, deviam buscar uma forma de fazer as vozes cessarem, mas não, que ele faz? Vai e liberta o vilão da Speed Force e pra piorar acaba preso nela, e vamos ser sinceros, desde que tiraram o Kid Flash de lá ele não voltou a ser o mesmo, vemos que ele está muito desaparecido da série (revejam a temporada se não acreditam em mim), ele fica lá, mas não faz a grande diferença que prometia fazer (quando descobrimos que Wally atingia altas velocidades e Barry cogitou a idia de ser o Wally a salvar a Iris). Para ele se tornar o protagonista teria que haver uma grande mudança em seu personagem. 
Ele ia ter que mudar muito mesmo e acordar para a vida, pois sua presença na terceira temporada (depois que escapou da Speed Force) foi bem fraca. Mas, mesmo assim, eu acho que ele não vai manter o posto de protagonista temporada inteira, vai ser tipo o que acontece da segunda para a terceira temporada, que todos acreditavam que Flashpoint duraria pelo menos metade da temporada, e durou só um episódio (um dos pontos negativos desta temporada, btw). Eu acredito que ele assume identidade de Flash (não sei se usa o uniforme de Barry Allen ou o de Kid Flash, teremos que esperar pra ver) por no máximo 2-3 episódios e ai de alguma forma o Barry volta.
Eu coloquei a Jesse aqui também, pois é muito chato que ela não retornou para o Season Finale. Podem argumentar que já tinha três velocistas e dois “vibros” (Cigana e Cisco) então não era necessária a ajuda da Jesse e que eles ainda não sabiam que o Jay ia sair da prisão na Speed Force, então Jesse ainda estava protegendo a Terra 3, mas cara, é o seguinte, quando Jesse Quick foi enfrentar o Savitar e descobriram que ele “era um homem por debaixo da armadura”, o vilão disse “Tenho grande planos para você, Jesse Quick”, ok, agora Savitar está morto, mas quais eram os planos que ele tinha para ela? 
Resultado de imagem para jesse quick vs savitar gifPorque lembrem que um dos seguidores do Savitar uma vez disse para a Caitlin “Meu mestre tem grandes planos para você, Killer Frost” e no final da temporada vimos que ele realmente tinha grandes planos para ela, pois era por seu poder de gelo que o Flash Negro, entidade que poderia acabar com o plano de Savitar, morreria, então para a Jesse deveria haver algo nesse dimensão de importância. Talvez ela fosse a pessoa que ia construir a armadura do Savitar? Não se esqueçam que ela é muito inteligente, até mais que o pai dela (mesmo a série não abordando mais isso, ponto negativo aqui), tem conhecimentos de engenharia e 6 graduações, a menina é promissora e poderia ser realmente muito essencial para Savitar, mas o show não pareceu ter dado tanta importância a isso.

Expectativas para a quarta temporada

O vilão. Este assunto já foi tocado duas vezes por dois personagens do futuro, Abra Kadabra, que diz para Barry que os inimigos dele “Reverso, Zoom, DeVoe” tinham lhe causado muita dor, mas nenhum deles o quebrou como fez o Savitar. Esperem…Devoe? Este parecia ser um preview do que estaria por vir na quarta temporada, que foi realmente confirmado quando o Savitar vai ao Star Labs e diz “Aqui nós tivemos a ideia do inibidor cerebral para usar contra DeVoe” ao que Barry pergunta “Quem?” e Savitar então suspira e diz “Vocês não chegaram lá ainda”. Está claro que Clifford DeVoe, ou Thinker, será o próximo grande vilão do Team Flash, ele era um advogado que se mudou para o lado do crime quando ele percebeu que seus clientes criminosos tinham habilidades, mas não inteligência. Neste caso, ele se tornou o cérebro da operação para vários criminosos de carreira. Usando um dispositivo chamado ‘Thinking Cap’, DeVoe também pode projetar uma força mental e ocasionalmente controlar outras tecnologias. Não é um vilão de tanto destaque nos quadrinhos para Flash, mas será na quarta temporada.
Eu já mencionei o que achava que ia acontecer com Barry e Wally, sobre o Kid Flash torna-se o protetor de Central City, só ainda não sei se usará a identidade de Kid Flash (e usará o uniforme do mesmo) ou se ele vai tomar o manto de Barry, como acontece nos quadrinhos, e usar o uniforme do velocista escarlate.
Flash Rebirth? Bom para quem não sabe, este é um arco dos quadrinhos, que talvez seja inspiração para a próxima temporada, não digo adaptação, mas deve ter leves traços desta série dos quadrinhos. Aqui tem a sinopse: ”Barry Allen vislumbrando o desconhecido acaba resgatando seu antigo parceiro Wally West, o “Kid Flash”, que estava perdido para o mundo e das memórias de todos dentro da força da aceleração, o forte elo entre os velocistas permite que Barry resgate o jovem velocista, e recupere todas as suas memórias do mesmo. Mas um mistério muito grande veio junto com Wally West, um mistério envolvendo o advento do Flashpoint e memórias de um mundo esquecido. Barry, Wally, Batman e muitos outros estão engajados nessa causa. 
E não podemos esquecer que, ao que tudo indica, a incompreendida força da aceleração, ainda anda operando muitos prodígios.” Este arco pode se associar ao último episódio pelo seu final, a “trovoada da speed force”, começam a cair raios na cidade de Central City, mas são do tipo de raios que dão poderes.
Resultado de imagem para flash rebirthComo na série estes raios estavam associados à instabilidade da Speed Force, talvez não vá acontecer como na primeira temporada, com a explosão do acelerador de partículas, que deu a algumas pessoas poderes diversos, se tiverem sido criados mais meta-humanos é provável que seja velocistas (pela associação à Speed Force) isso acontece num ponto deste arco. Houve a trovoada, pessoas ganharam poderes de velocistas e o Barry decide juntar todos os afetados pelos raios (estilo Escola Xavier para Jovens Superdotados).


Pessoal, acabou ficando um pouco longo o post, mas eu realmente tinha muito que falar do final de Flash e da coisas que tinham acontecido na temporada. Espero que tenham gostado do post, comentem o que vocês acharam da temporada, será que realmente a maldição da terceira temporada caiu sobre Flash? Quais foram suas reações do final e o que esperam da quarta temporada? 

L Quinn


You may also like

Um comentário :

  1. tenho algumas dúvidas sobre Flash, por que o Savitar não desapareceu como os outros resquisios do tempo criado por Flash? Como o Resquisio fez a armadura quando estava na Speed Force?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.