Olá iniciantes! Hoje vou falar de um livro pouco conhecido, com um título não tão chamativo mas com uma linda história em suas páginas: Fer...

Fernão Capelo Gaivota - A arte de voar

/
1 Comments
Olá iniciantes! Hoje vou falar de um livro pouco conhecido, com um título não tão chamativo mas com uma linda história em suas páginas: Fernão Capelo Gaivota!
Como o livro é dividido em 4 partes, vou contar-lhes essa história dividida nessas mesmas partes (acho que entenderão melhor o livro se eu escrever assim ).

Parte 1: a história começa contando sobre Fernão, uma gaivota diferente de todas de seu Bando. Ele não gostava de levar a vida típica de gaivotas (voarem até barcos de pescadores e lutarem por restos de pão dormido), ele gostava mesmo é de aprender a voar, fazer manobras no ar, voar o mais rápido que puder, entre outras peripécias. Mesmo tendo esse jeito todo especial, era criticado por sua família e colegas de Bando por não ser que nem eles, por não ser comum.
Um dia, depois de um longo dia de treinamento de manobras no ar, Fernão é chamado pelo Ancião do Bando para o centro de uma roda de gaivotas (isso significa que ele fez algo grandioso ou algo vergonhoso). Fernão esperava que seu Bando admirasse o que ele faz, e logo imaginou que estaria no centro da roda para homenagens e elogios, mas foi o oposto. Seu Bando e o Ancião desprezaram completamente sua postura incomum e os expulsaram do Bando. Ele se tornou um Pária.
Algum tempo depois vivendo assim, Fernão acaba encontrando duas gaivotas voando no céu estrelado e estas gaivotas acabam levando a história de Fernão ao rumo diferente.


Parte 2: Ao começar essa nova vida, Fernão aprende um pouco mais sobre voar, além disso, ele começa aprender um pouco mais sobre o mundo que vive, sobre o tempo, o amor, etc.
Um dia, voando nos céus, ele encontra Fernando, uma gaivota que também fora expulsa de seu Bando por querer aprender a voar de verdade. Nesse encontro, Fernão se oferece para ser instrutor dele, para ajudá-lo a aprender a voar. Fernando então, aceita a proposta.


Parte 3: Junto de seu  novo aluno, Fernão além de ensinar, aprendeu também várias coisas. 
Com o tempo, mais gaivotas interessadas em voo começaram a surgir para virarem também alunas de Fernão Capelo Gaivota.
Após mais um tempo, Fernando começou a instruir jovens gaivotas juntos com seu mestre, e este, em determinado dia, decide fazer algo que surpreende todos os seus alunos.

Parte 4: Muito tempo após a decisão de Fernão, seus alunos começam a ensinar voo, mas a maioria das gaivotas começam a entender essa ideia de voo de uma maneira um tanto errada, e essa vontade de voar acaba sendo perdida com o tempo, para mais idolatria do que para aulas práticas de voo.
Apesar das tentativas de Fernando para conduzir a situação, essa idolatria foi só aumentando, mas o final é surpreendente.

Último capítulo: apesar da história ter acabado na parte 4, o autor coloca um tipo de observação nesse pedaço do livro comentando dessa última parte, vale a pena ler.

Minha experiência: bem, se acham que eu vou falar do livro, estão corretos: achei lindo, mas ele tem algo a mais, que faz você refletir sobre muitas coisas, mas não vou falar minha experiência exata com esse livro, porque quero que vocês descubram a experiência de vocês.




Bem, é isso, leiam o livro (vale muito a pena), espero que tenham gostado, até a próxima!


You may also like

Um comentário :

  1. Este livro me levou a ser uma escritora e escrever o meu proprio livro e esta em contato com as mudanças da vida até hoje.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.