JOJO´S BIZARRE ADVENTURE é um mangá escrito e desenhado pelo Hirohiko Araki , o mangá segue em publicação desde 1987, foi um sucesso no Ja...

de
20
undefined

JOJO´s Bizarre Adventure - Phantom Blood: um elogio ao imprevisível

/
0 Comments
JOJO´S BIZARRE ADVENTURE é um mangá escrito e desenhado pelo Hirohiko Araki, o mangá segue em publicação desde 1987, foi um sucesso no Japão, porém tardou a bater nas portas e entrar nas bancas ocidentais, foi com o boom de seu anime - a versão de 2012 - que a série conquistou, e vem conquistando, fãs do lado de cá do globo terrestre. Com a chegada do mangá no Brasil, lançado pela Editora Panini Mangás, não vejo melhor oportunidade para comentar sobre a obra que carrega o "Bizarre" em seu nome não a toa.

Está sendo lançado, depois de incontáveis pedidos à Panini, JOJO. Mas do que se trata esse anime/mangá? É até difícil explicar sobre a trama, uma vez que ela dá várias reviravoltas inesperadas e acrescentam conceitos bizarros em sua história - mas calma, eles fazem sentido sim dentro do universo do mangá. Começaremos, portanto, do início. 

Resultado de imagem para jojo's adventure

O início de tudo: a charrete, as famílias e o embate

Quem iniciar a obra, no mangá, verá logo de início um prólogo apresentando uma máscara de pedra sagrada, que oferece habilidades incríveis a quem possuí-la, até aí tudo bem, mas o anime dá um salto temporal enorme, nos lançando para a Inglaterra vitoriana, século XIX, onde ainda existe uma aristocracia e as desigualdades sociais se tornam discrepantes - palavras do próprio autor que, ao longo de toda série, vai nos propiciar muitas curiosidades, indo da física à jogos de apostas

Numa determinada noite, uma charrete sofre um acidente, ela carregava membros da família aristocrata, os Joestar, que leva ao falecimento da esposa de George Joestar, mas seu filho recém-nascido, Jonathan Joestar (JoJo, entenderam?) sobreviveu ao lado de seu pai; um bandidinho, Dario Brando, busca se aproveitar da oportunidade do estado inconsciente de George para furtá-lo, mas o nobre fica mais ou menos acordado e acredita que Brando estava salvando-o, ficando em "dívida" com seu salvador. Tal dívida só seria paga anos mais tarde através de Dio Brando, filho de Dario Brando. A entrada de Dio na família Joestar será um furacão para Jojo e o futuro dessa família - literalmente falando! Dio deseja conquistar seu lugar ao Sol, ser o melhor de todos, mesmo que para isso ele precise roubar toda a fortuna da família Joestar, e Jojo será o grande sofredor de toda maldade que Dio fará.
Resultado de imagem para jojo's adventure
Capa da primeira edição japonesa de Jojo´s Bizarres Adventure, apresentando Jojo, Dio e Danny, o cachorro

A bizarrice é hereditária:

Não darei spoilers aqui ainda que a vontade seja grande, pois contar a história de JoJo da maneira descrita acima não cativa muito, parece um grande novelão (e é até o final do primeiro volume da Panini, ai entram os poderes e o shounen clássico que muitos gostam). O que posso antecipar, e acho esse um dos grandes chamativos da série, é a alternância de personagens. Basicamente, Dio fará um estrago tamanho que ecoará pelas próximas gerações da família Joestar, então cada arco (são 7 no total, o oitavo está sendo publicado no Japão com muitos elogios) é um JoJo diferente! Sim, sempre - ou quase sempre - teremos um Jojo: o protagonista do segundo arco é Joseph Joestar (JoJo), não direi o nome dos demais para instigá-los a ler.

Porém uma coisa precisa ser dita: em Jojo, um dos conceitos centrais da série, é o Hamom (sim, é esse o nome), que nada mais é do que o equivalente ao Ki do Dragon Ball, ou o Cosmos do Cavaleiros do Zodíaco. Mas a partir do terceiro arco, Stardust Crusaders, a série passa tomar novos rumos, se afastando das ideias que vinham de suas influências (dentre elas, a mais notável é Hokuto no Ken) e começa a andar com suas próprias pernas adicionando o fator stands - para saber mais, acompanhe o mangá.
  
Resultado de imagem para jojo's adventure
Aqui vemos Jotaro, o terceiro JoJo, e atrás dele temos seu stand: Star Platinum, um dos maiores 'porradeiros' dos animes!

Opinião e algumas dicas valiosas:

JoJo´s é sem dúvida um excelente anime, um baita escapismo da realidade, divertido demais, mas ele só funciona se você não levá-lo a sério! Um anime que carrega BIZARRE em seu título não pretende se levar a sério, portanto leiam/assistam apenas curtindo a vibe. Fora isso precisamos comentar sobre suas peculiaridades: Jojo´s carrega diversos nomes de bandas - ou famosos do universo musical - em seus personagens, vemos por exemplo, seres poderosos chamados de ACDC, ou Cars, ou Zeppeli (do Led Zeppelin) etc., some isso às icônicas "Jojo´s poses" e teremos um verdadeiro elogio ao imprevisível.

Resultado de imagem para jojo's adventure
Essas e outras poses grotescas são normais na série, além de personagens com uma anatomia muito própria por assim dizer....
Os personagens são extremamente cativantes, cada JoJo é único, suas características de divergem em muito de um para outro (Josuke é, no meu ver, o melhor de todos até o presente momento). Agora, no que tange aos animes.. A versão de 2012 é excelente, adapta bem a história, mas existem diversas tentativas de fazer um anime bom de JoJo, abordando especificamente o terceiro arco, do Jotaro, que apresentou os stands e popularizou muito a série. No mercado de games, conheço apenas 2 jogos da série, sendo JoJo´s All Star Battle e Jojo´s Eyes of Heaven (ambos são títulos do PS3 e PS4).

Resultado de imagem para jojo's adventure

Por fim, devo dizer alguns dados sobre a edição da Panini: preço de capa é R$29,90; o que acho ótimo pela quantidade de página (aproximadamente 306), além de glossário para explicar a origem dos nomes dos personagens - as bandas que disse anteriormente - e formatinho bem legal e bonito. Como o mangá é grande e contém vários capítulos ficará mais fácil o leitor concluir os arcos, creio que em 2 ou 3 volumes concluiremos o Phantom Blood, passando assim ao Battle Tendency que terá 5 volumes, Stardust Crusaders é definitivamente o maior arco da série que tenho conhecimento, talvez tenha 9 ou 10 volumes. A periodicidade é bimestral. Tendo tudo isso em mente, o leitor pode preparar o bolso a cada 2 meses pra degustar e se divertir com esse divertido anime.

É isso pessoal, demorei um pouco, o segundo volume já está disponível para comprar, mas fiz com bastante carinho esse post, espero que tenham gostado! Abraço forte e até a próxima!

PS: Pedi a assinatura do mangá, mas a Panini não entregou ainda! Estava esperando para fazer esse post com os demais volumes de uma só vez, uma pena, lamento pelo atraso amigos!


You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.