Olá pessoal, tudo bem com vocês? O post de hoje é sobre um filme de 2004 que, pode parecer datado mas não é. Considerado quase um clássico e...

de
25
undefined

Efeito borboleta - A teoria do caos

/
0 Comments

Olá pessoal, tudo bem com vocês? O post de hoje é sobre um filme de 2004 que, pode parecer datado mas não é. Considerado quase um clássico e tratando sobre uma interessante teoria, vamos falar de "Efeito borboleta"!


A teoria do caos - do que se trata?

Antes de falarmos sobre o filme em si, gostaria de deixar explicada a teoria em que o filme se baseia e mostra como seria na prática. A ideia central da teoria do caos é que se houver, por menor que seja, uma mudança no início de um evento, esse ato pode trazer consequências inimagináveis e desconhecidas no futuro. No caso do filme, uma ação que é alterada no passado, altera completamente o futuro. E a cada mudança que acontece, não sabemos o que virá para o futuro, ou seja, é imprevisível.

A frase que resume essa teoria vocês já devem ter lido em diversos lugares: "algo tão pequeno como o voo de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo".

A história:

O filme conta a história de Evan, um garoto que possui lacunas de memória nos momentos mais importantes de sua vida e quando "volta" a se lembrar da realidade, não sabe o que aconteceu no meio tempo. Isso acaba colocando-o em situações confusas e sem explicações, pois ele mesmo não sabe o que aconteceu.

A mãe de Evan começa a ficar preocupada com os apagões e resolve levá-lo em um neurologista, que também tratou do pai de Evan, que passou pelos mesmos problemas.

Como o médico não encontra nada de anormal no cérebro de Evan, ele pede para que o garoto comece a escrever sua rotina em diários, assim quando ocorrerem apagões novamente, ele consiga se lembrar do que aconteceu por meio de suas anotações.

A pedido de Evan, sua mãe o leva para conhecer seu pai e para que ele esclareça melhor os apagões de memória que ambos tem. No entanto, a visita ao hospital psiquiátrico não saí como esperado e Evan volta sem respostas para seu problema.

Alguns anos se passam e Evan está com alguns amigos na casa de dois deles, até que Tommy acha uma banana de dinamite do pai e resolve que quer explodir algo. Porém,  a "brincadeira" do grupo causa um acidente, só que nisso, outro apagão de Evan ocorre e nem ele e nem nós sabemos o que aconteceu. Claro que o acidente traz graves consequências para todos, principalmente para os 4 adolescentes que tiveram essa ideia.

Para tentar afastar Evan de tudo e todos, a mãe dele resolve se mudar e após a mudança anos se passam e o rapaz já está na faculdade, é um ótimo aluno e o melhor: está há 7 anos sem apagões de memória.

Porém, Evan tem sua curiosidade despertada e ele resolve reler seus diários para tentar descobrir o que aconteceu em algumas memórias que sofreram os apagões. Para sua alegria, ele consegue voltar para a memória e ver o que realmente aconteceu. 
Para lhe ajudar a se lembrar do passado, Evan resolve procurar seus amigos de infância para que eles lhe deem respostas sobre outros acontecimentos do passado.

Evan, Kayleigh, Lenny e Tommy, respectivamente.

Porém, ao procurar sua antiga paixão adolescente, Kayleigh, ele descobre que pouca coisa mudou desde que ele foi embora e ela fica chateada por ele não ter cumprido sua promessa de voltar à cidade por ela e após essa conversa, algo ruim acontece com a garota.

Por conta dessa fatalidade, Evan resolve reler o diário do dia que foi a casa dela e de seu irmão Tommy e descobre que tem o dom de voltar ao passado e reconstruí-lo, tentando desesperadamente alterar aquele evento para o qual retornou. Quando acorda novamente, se vê em um futuro completamente diferente do que ele vivia na "primeira linha do tempo" (referências a Loki, rs), e junto com ele está Kayleigh, bem e segura. 

Apesar de sua ideia inicial de salvar sua amiga ter dado certo, outras pessoas sofreram as consequências dessa mudança repentina e as coisas acabam saindo do controle. Quando isso acontece, Evan tenta novamente fazer novas alterações no passado, o que causa novas alterações no futuro e toda vez que algo da errado em alguma nova realidade, ele repete esse processo de mudança no passado, o que o prende nesse looping de tentar fazer tudo dar certo para ele e para todos ao seu redor.


Minha opinião:

Eu gostei muito do filme, é muito interessante como os apagões do Evan são abordados, pois quando ele sofre o apagão, nós também "sofremos" junto. 

Além disso, as explicações dos acontecimentos são apresentadas no momento certo do filme, o que nos prende cada vez mais para saber o que vai acontecer no futuro incerto que aguarda as personagens.

De início, pode parecer um filme confuso e sem nexo, porém ele consegue conectar todos os eventos de maneira completamente satisfatória, deixando tudo mais linear e fácil para o espectador. Falo isso porque eu mesma demoro para entender alguns filmes e nesse eu não tive dificuldades.

Apesar de ser um filme antigo, ele é incrível, sua história é envolvente, as personagens são cativantes, a teoria do caos é muito bem explorada e representada. Os únicos pontos negativos do filme são que nem o Tommy (irmão de Kayleigh) nem o Lenny (amigo de Evan) são tão explorados psicologicamente quanto o casal principal,  e algumas consequências vindas das mudanças no passado são um pouco exageradas, mas fora isso, o filme é muito bom! 
Fora que Ashton Kutcher deu um show como protagonista, ele que é o responsável por manter nossa atenção e faz isso com maestria.
É um filme cabeça para se prestar muita atenção, mas vale super a pena, recomendo demais!

Curiosidades:

O filme apresenta um final alternativo. O final que nós vemos é o final do estúdio, que é bem condizente com a história e com a trajetória do protagonista. O final lançando em Bluray, sendo a versão da direção, é consideravelmente bizarro.

Apesar do filme não ter sido indicado ao Oscar de 2005, "Efeito borboleta" tem os seguintes méritos: ganhou o Prêmio do Público no Festival Internacional do Cinema Fantástico de Bruxelas, foi indicado na categoria de Melhor Filme de Ficção Científica no Saturn Awards e foi indicado na categoria Suspense no Teen Choice Awards.


É isso gente, espero que tenham gostado, cuidado com o passado e até a próxima!




You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.