Olá pessoal! O post de hoje é sobre uma história que envolve um grupo de amigos, um local isolado, uma festa de ano novo, um assassinato e u...

A última festa - Todos foram convidados. Todos são suspeitos

/
0 Comments

Olá pessoal! O post de hoje é sobre uma história que envolve um grupo de amigos, um local isolado, uma festa de ano novo, um assassinato e um assassino, estou falando do livro "A última festa"!


Os capítulos:

Antes de discorrer sobre a história, explicarei como funcionam os capítulos. Os mesmos estão distintos entre presente (02/01/019) e passado (do dia 30 de dezembro de 2018 à 01 de janeiro de 2019). Os capítulos do passado são narrados em flashbacks, variando entre lembranças antigas das personagens e os dias antes do acontecido.

As mulheres são as principais narradoras: Heather (gerente do local), Miranda, Katie e Emma; todos os capítulos narrados por elas estão em 1ª pessoa. O único homem que narra alguns capítulos é Doug, o guarda-caça da hospedagem, e os capítulos dele estão em 3ª pessoa.

A história:

Vamos começar com o presente. Um corpo é encontrado por Doug, até o momento o (a) hóspede se dava como desaparecido, porém agora é dado como morto (a). Heather sabe que não houve saída ou entrada de pessoas estranhas, nem de caçadores de veado clandestinos, foi um acidente? Doug revela que não foi por acaso, a pessoa foi assassinada.

Eles estão isolados, no meio de um "hotel" na Escócia, onde não há nada de civilização por perto e a neve impede que o resgate chegue ao local. O grupo de amigos aguarda uma resposta.

O passado do grupo é composto por Katie e Miranda, amigas de infância. Ao ingressarem na faculdade de Oxford conheceram Julien, Mark, Giles, Nick, Bo e Samira. Por fim, Emma foi incluída ao grupo após se casar com Mark.

Emma planejou toda a festa de ano novo. Reservou um lugar exótico para que ela, seu esposo Mark e seus amigos Katie, Miranda, Julien, Bo, Nick, Giles e Samira passem mais este ano novo juntos. 
As coisas começam na viagem de Londres até o isolado local na Escócia, pequenas desavenças e problemas acontecem dentro do trem que os levará ao local, lugares trocados, horário cedo demais, mas nada que atrapalhe o clima de comemoração e não seja resolvido com uma boa conversa.

Ao chegarem ao local, os amigos constatam o quão isolados estão, a não ser pelos funcionários do "hotel" e um outro esquisito casal de hóspedes.

Ao longo dos dias antes do ano novo, todos querem comemorar, se divertir, deixar de se importar com os problemas, porém é durante essas confraternizações, jogos, bebedeiras e até caçadas, que cada personagem começa a revelar seus segredos do passado, angústias, rancores e verdades. É a partir dos flashbacks que começamos a entender que o fio que une todos esses antigos amigos não é tão forte quanto parece e nem todos tem a mesma intenção naquele lugar. Além disso, os amigos começam a perceber que as aparências podem sim enganar até uns aos outros, gerando conflitos, problemas e raiva.

A mistura de diversos sentimentos com bebida e uma dose de comprimidos suspeitos, fazem com que eles se distanciem e não entendam porque todo ano comemoram essa data juntos, sendo que ao longo do ano eles se afastaram por diversos motivos, atuais ou antigos.


As personagens:

Heather e Doug: ambos tem passados dos quais desejam fugir, seja porque aquilo os machucou, seja por atitudes impensadas que os prejudicaram;

Katie: advogada bem-sucedida e independente, Katie dedica a sua vida ao trabalho, não sendo mais a sombra de Miranda . Ela é mais tímida e reservada, mas isso não a impede de ser observadora. Os casos do escritório a consomem, o que a fez se afastar do círculo de amizades e focar apenas em si mesma;

Miranda: a mais bonita do grupo. Sempre linda, bem vestida, radiante. Adora um projeto (garotas sem graça nas quais poderiam ser "transformadas" em algo melhor, mas jamais melhor que ela), ambiciosa mas dependente do marido. Se vê como "a alma das festas", sempre superior, às vezes luta pelos amigos, às vezes contra eles;

Julien: o cara perfeito, não é alto mas é esbelto, rico, esposo de Miranda. Sempre quer passar uma boa impressão, pensa no que os outros vão pensar dele e coloca as aparências acima de tudo;

Emma: doce e delicada. Sempre preocupada se os outros irão gostar do que ela está fazendo ou do que planejou. Quer se enturmar cada vez mais, já que foi a última a fazer parte do grupo. É sorridente, carismática e quer e sentir parte de algum lugar.

Mark: um rapaz simpático, bem-sucedido, animado. Tem problemas com o passado e isso o torna explosivo em determinados momentos, o que pode causar problemas.

Samira e Giles: pais de primeira viagem de Priya, a levam para a comemoração de ano novo, mas por serem pais agora, seu mundo e suas escolhas estão mais voltadas para a filha do que para diversão.

Nick e Bo: namorados. Bo teve problemas com drogas e foi Nick quem o ajudou. Eles são próximos de Katie mas tem desavenças com Miranda.

Minha opinião:

Que livro leitores, que livro! Eu AMEI! A escritora tem uma premissa parecida com os romances de Agatha Cristie, porém, ao contrário de Agatha, ela não dá todas as informações logo de cara, então de primeiro momento não sabemos nem o gênero da personagem que morreu.

O livro te prende do início ao fim, pois ao longo dele é que os segredos e confissões são revelados, mas não tudo de uma vez, é aos poucos, te fazendo querer ler mais para descobrir mais para tentar chegar a uma solução.

As personagens te cativam, positiva e negativamente, fazendo com que hajam diversos suspeitos para o crime que ocorrera. 

Os capítulos e flashbacks são muito bem organizados, não deixando o leitor confuso em relação aos relatos do passado e do presente, nos prendendo a cada detalhe, cada intriga, cada verdade.

Eu recomendo demais esse livro. Um suspense bem construído, revelando suas garras aos poucos, nos mantendo atentos e curiosos. Vale muito a pena a leitura!

Detalhes técnicos:
Autor (a): Lucy Foley
Ano de publicação: 2019
Tradução: Marina Vargas
Páginas: 302
Editora: Intrínseca 


É isso gente, espero que tenham gostado e até a próxima!









You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.