Olá pessoal! O post de hoje é sobre um dos eventos mais aguardados do cinema, o Oscar, porém, esse ano, com a pandemia não permitindo as id...

de
1
undefined

And the nominees are... Oscars 2021 - Nem tão animador assim

/
0 Comments

 Olá pessoal! O post de hoje é sobre um dos eventos mais aguardados do cinema, o Oscar, porém, esse ano, com a pandemia não permitindo as idas ao cinema e nem a produção de muitos filmes, o Oscar 2021 não foi uma cerimônia tão animadora assim, pelo menos não para os espectadores, que assistiram poucos ou nenhum dos indicados nas categorias presentes.


Antes de tudo, pequenas mudanças:

A primeira mudança que pudemos observar ao assistir a premiação foi que o local em que ela aconteceu foi bem diferente do Teatro Dolby, onde ocorria a décadas. O local da cerimônia do Oscar 2021 foi em Los Angeles, com meros três meses de atraso por conta da pandemia de Covid-19, e acredito eu que o local escolhido esse foi justamente para manter todos os indicados mais distantes, apesar de todos estarem testados e vacinados (sonho né gente).

Além disso, houve mudança em duas categorias, que se juntaram: Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som se tornaram "Melhor som" - cá entre nós, bem mais fácil de entender, não?

Outra mudança que jamais tinha acontecido foi o prêmio de "Melhor filme" não ter sido o último! Anunciaram o prêmio antes das categorias de "Melhor atriz" e "Melhor ator".

E vamos aos indicados:

Antes de mais nada, não irei me aprofundar em nenhum filme, curta ou documentário que concorreu esse ano por não ter assistido a quase nenhum filme, assisti apenas "Soul" e "Dois irmãos: uma jornada fantástica", que tem post aqui no blog sobre, para ler, só clicar no nome dos filmes!

Melhor filme: Na principal categoria do Oscar concorriam: "Meu pai", "Judas e o messias negro", "Mank", "Minari", "Bela vingança", "O som do silêncio", "Nomadland" e "Os 7 de Chicago". O vencedor foi "Nomadland".

Melhor atriz: concorriam grandes nomes do cinema, como: Viola Davis "A voz suprema do blues", Andra Day "Estados Unicos VS Billie Holiday", Vanessa Kirby "Pieces of a Woman", Frances McDormand "Nomadland" e Carey Mulligan "Bela vingança". A vencedora da noite foi Frances McDormand.

Melhor ator: apesar do Oscar não estar como esperávamos, as performances de melhor ator foram bem concorridas, nessa categoria: Riz Ahmed "O som do silêncio", Chadwick Boseman "A voz suprema do blues", Anthony Hopkins "Meu pai", Gary Oldman "Mank" e Steve Yeun "Minari". O vencedor foi Anthony Hopkins, que infelizmente não estava presente na cerimônia.

Melhor direção: nessa categoria tivemos duas diretoras indicadas, coisa que é difícil de acontecer, afinal, muitas mulheres não recebem o merecido reconhecimento em Hollywood. Nessa categoria concorreram: Thomas Vinterberg "Druk - mais uma rodada", David Fincher "Mank", Lee Isaac Chung "Minari", Chloé Zhao "Nomadland" e Emerald Fennell "Bela vingança". E fazendo história por ser a primeira mulher asiática a conquistar a estatueta nessa categoria e a segunda diretora a levar o prêmio, Chloé Zhao.


Melhor atriz coadjuvante: nessa categoria concorriam as seguintes estrelas: Maria Bakalova "Borat: fita de cinema seguinte", Glenn Close "Era uma vez um sonho", Olivia Colman "Meu pai", Amanda Seyfried "Mank" e Youn Yuh-jung  por "Minari" que levou a estatueta para casa, além disso foi a primeira atriz asiática a ganhar o prêmio desde 1957 e foi a segunda na história do Oscar.

Melhor ator coadjuvante: nessa categoria, confesso que fiquei feliz pelo ganhador, pois ele se mostrou um ótimo ator, mas antes, vamos aos indicados: Sacha Baron Cohen "Os 7 de Chicago", Daniel Kaluuya "Judas e o messias negro", Leslie Odom Jr. "Uma noite em Miami", Paul Raci "O som do silêncio", Lakeith Stanfield "Judas e o messias negro". O vencedor foi nosso queridíssimo Daniel Kaluuya. Antes de Hollywood, seu primeiro contato com o público foi em um dos episódios da série "Black Mirror" no episódio "15 milhões de méritos" (temos post sobre), ele também foi unanimidade em outras premiações, como no Globo de Ouro, BAFTA, SAG Awards e Critics Choice. E outro ponto sobre o filme do qual ele está é que após 93 anos de Oscar é o primeiro filme indicado na categoria com a produção formada apenas por pessoas negras.

Melhor filme internacional: confesso que nessa categoria eu não sabia nem quem estava concorrendo, mas de qualquer modo, os indicados eram: "Druk - mais uma rodada" - Dinamarca, "Shaonian de ni" - Hong Kong, "Collective" - Romênia, "O homem que vendeu sua pele" - Tunísia e "Quo vadis, Aida?" - Bósnia e Herzegovina. O vencedor da categoria foi "Druk - mais uma rodada".

Melhor roteiro adaptado: e os indicados foram: "Borat: fita de cinema seguinte", "Meu pai", "Nomadland", "Uma noite em Miami" e "O tigre branco". Quem levou a estatueta foi "Meu pai".

Melhor roteiro original: eu fiquei bem feliz de iniciarem a cerimônia com esse prêmio, pois ele foi dado a uma mulher, vocês já devem imaginar o vencedor, mas os indicados eram: "Judas e o messias negro", "Minari", "Bela vingança", "O som do silêncio" e "Os 7 de Chicago". O roteiro vencedor foi o de "Bela vingança".

Melhor figurino: eu acredito que fazer figurinos para filmes já deve ser trabalhoso, agora imagina figurinos de época ou com temáticas especiais? Essa categoria tinha ótimos candidatos na minha visão, pois todos fizeram um trabalho excelente, foram eles: "Emma", "A voz suprema do blues", "Mank", "Mulan" e "Pinóquio". O vencedor foi "A voz suprema do blues". A figurinista Ann Roth levou sua segunda estatueta aos 89 anos!

Melhor trilha sonora: aqui até eu fiquei impressionada com a indicação de uma animação nessa categoria, mas vamos seguir: "Destacamento blood", "Soul", "Mank", "Minari" e "Relatos do mundo". E por incrível que pareça, nosso ganhador foi "Soul".

Melhor animação: essa é uma das categorias que todo mundo ama, as animações fazem do mundo um lugar melhor, e os indicados desse ano foram: "Dois irmãos: uma jornada fantástica", "Soul", "A caminho da lua", "Wolfwalkers" e "Shaun, o Carneiro: O filme - A fazenda contra-ataca". E claro gente, o favorito da noite, a animação que quase todo mundo viu assim que o Disney Plus foi lançado, uma animação mais filosófica, que fala da vida e de como podemos vivê-la, "Soul" foi a ganhadora.

Melhor curta de animação: O curta ganhador foi o único curta que me trouxe a vontade de assisti-lo, então vamos aos indicados: "Burrow", "Genious Loci", "If anything happens I love you", "Opera" e "Yes people". O grande vencedor foi "If anything happens I love you", a história é bem chocante e fala sobre lidar com a perda e conviver com aquela situação, acho que foi por isso que o curta da Netflix me chamou tanta atenção.

Melhor curta-metragem em live action: "Feeling Through", "The letter room", "The present", "Two distant strangers" e "White Eye". O venvedor foi "Two distante strangers" e acredito que mereceu pois trata de um assunto muito atual, a violência policial e o racismo estrutural nos Estados Unidos. Inclusive, vale lembrar a todos aqui que o policial acusado de assassinar Jorge Floyd foi condenado.

Melhor documentário: confesso que queria ver "O dilema das redes" na premiação, porém isso não aconteceu, mas não tirando o mérito dos indicados, vamos à eles: "Collective", "Crip camp", "The molw agent", "My octopus teacher" e "Time". O vencedor foi "My octopus teacher", que conta a amizade incomum entre um polvo fêmea e um mergulhador.


Melhor documentário de curta-metragem:
os indicados foram: "Collette", "A concerto is a conversation", "Do not split", "Hunger ward" e "A love song for Natasha". O vencedor foi "Collette", que conta a história de uma senhora que por 74 se recusou a ir para a Alemanha, mas a pedido de uma estudante de história, Collette resolve voltar ao campo de concentração nazista onde assassinaram seu irmão.

Melhor som: e quem diria, vemos aqui nossa categoria unificada! Os indicados foram: "Greyhound: na mira do inimigo", "Mank", "Relatos do mundo", "Soul" e "O som do silêncio", que foi o vencedor da categoria.

Melhor canção original: devo admitir, as canções estavam fantásticas, gostei de várias e pretendo ouvi-las com mais calma assim que eu conseguir. As canções indicadas eram: "Fight for you" - Judas e o messias negro, "Hear my voice" - Os 7 de Chicago, "Husa'vik" - Festival Eurvision da canção: A saga de Sigrit e Lars, "Io sì" - Rosa e Momo e "Speak now" - Uma noite em Miami. A canção vencedora foi "Fight for you" (que eu gostei muito, por sinal).

Melhor maquiagem e cabelo: nessa categoria foi um pouco de tudo, e os indicados foram: "Emma", "Era uma vez um sonho", "A voz suprema do blues", "Mank" e "Pinóquio". O vencedor foi "A voz suprema do blues".

Melhor efeitos visuais: achei estranho "Tenet" estar concorrendo? Achei, mas eu não posso fazer nada, os indicados foram: "Problemas monstruosos", "O céu da meia-noite", "Mulan", "O grande Ivan" e "Tenet" que levou a estatueta. Explicando o porque da minha estranheza, o filme tem efeitos visuais de encher os olhos mesmo, mas que enredo confuso!

Melhor fotografia: O que é a fotografia de um filme? É tudo o que compõe visual do longa, como iluminação, movimentos de câmera, cores, etc. Nessa categoria concorreram: "Judas e o messias negro", "Mank", "Relatos do mundo", "Nomadland" e "Os 7 de Chicago". Quem ganhou foi "Mank".

Melhor edição: os filmes dessa categoria foram: "Meu pai", "Nomadland", "Bela vingança", "O som do silêncio" e "Os 7 de Chicago". O vencedor foi "O som do silêncio". E infelizmente "Os 7 de de Chicago" saiu de mãos abanando da premiação! Essa foi a última categoria em que o filme concorreu.

Para finalizarmos nosso grande evento, melhor design de produção: Os indicados da categoria eram: "Meu pai", "A voz suprema do blues", "Mank", "Relatos do mundo" e "Tenet". O ganhador foi "Mank".

Caros leitores, como expliquei no início do texto, eu não tenho propriedade nenhuma para falar dos filmes, porém irei deixar para vocês o link de um canal do YouTube que fala sobre cinema e comentou dos 8 filmes que concorreram na maior das categorias, a de Melhor filme, "Super 8", clicando em playlists, na playlist "Oscar", no final dela estrão os filmes que concorreram esse ano! Eu acompanho o canal e posso afirmar que as críticas são pertinentes e bem interessantes!

Indicados a "Melhor filme"

É isso gente, espero que tenham aproveitado muito essa nossa pequena cerimônia e até mais!



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.